Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2013
2ª SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
SS Santa Valburga

25 de Fevereiro


LITURGIA DA PALAVRA COM MEUS CONCEITOS PESSOAIS EM FORMA DE LÉCTIO DIVINA: (LEITURA ORANTE)



Primeira leitura (Daniel 9,4b-10)


Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


Leitura da Profecia de Daniel.

4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país.
7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.
8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 78)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho (Lucas 6,36-38)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santa Valburga

25 de Fevereiro


A- A+

Santa ValburgaSanta Valburga nasceu no ano de 710. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Santa Valburga tinha dois irmãos: o bispo Vilibaldo e o monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, Santa Valburga retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários.

Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.

Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.

Santa Valburga, rogai por nós!





MEUS CONCEITOS PESSOAIS EM FORMA DE LÉCTIO DIVINA (LEITURA ORANTE):

COMEÇAMOS ONTEM A CAMINHADA MAIS SOLIDIFICADA AINDA NO MISTÉRIO DA ORAÇÃO COM O ÍNICIO DA SEGUNDA SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA.
TEMPO ESTE EM QUE PRECISO E PRECISAMOS NOS RECONHECER AINDA MAIS COMO PESSOAS QUE PRECISAM SE APROXIMAR DE DEUS PELA MISERICÓRDIA DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO, DO PERDÃO, PARA QUE RECONHECIDOS QUE SOMOS PESSOAS HUMANAS QUE LAVADOS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, PODEMOS FAZER O NOVO CAMINHO QUE SE PROPÕE PELA PALAVRA DE DEUS, PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO A UMA RENOVAÇÃO, ASSIM TRAREMOS A MARCA DAQUELES QUE RESTAURADOS, PODEREMOS SIM CAMINHAR EM BUSCA DE ANUNCIAR O PROJETO DE SALVAÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM COMEÇADO E EXECUTADO EM CRISTO JESUS.
NA PRIMEIRA LEITURA O PROFETA DANIEL JÁ ANUNCIA:

5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país.(Dan 9, 5-6).

QUAIS SÃO NOSSAS FALTAS, ALGUMAS DELAS A PROFECIA DE DANIEL ESCLARECE  DENTRO DE UMA DINÂMICA NÃO DE JULGAMENTO, MAS DE TOTAL MISERICÓRDIA. PORQUE DEUS CONHECENDO O NOSSO HÁBITO HUMANO, ELE MESMO OUVINDO DO PROFETA A ORAÇÃO DE SÚPLICA, LOGO ESPANDE SOBRE NÓS A SUA DIMENSÃO DE PIEDADE.


 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: (Dan 9, 7a,b,c).

A JUSTIÇA DE DEUS ACONTECE DIZ O PROFETA, MAS POR DUAS VEZES ELE REPETE ESTA FRASE NESTE RICO TEXTO, CABE-NOS, RECONHECIDOS DE SERMOS PECADORES, AGORA LAVADOS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, EXERCE A VERGONHA EM NOSSO ROSTO, PARA NÃO CAIRMOS NOVAMENTE NO ESTADO DO PECADO.
A LEI E O CAMINHO DO SENHOR, TODOS OS DIAS SÃO A NÓS ANUNCIADOS, PELOS PROFETAS, E PELOS SACERDOTES, VIVAMOS-A COM AMOR E SOLICITUDE.

NO SALMO DE DEUS DEVEMOS EXPRESSAR:


— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas. (Sl 78).

ACIMA JÁ MENCIONAVA A FORMA DE COMO O SENHOR NOS TRATA, ANTES COM AMOR, COM PIEDADE, COM CORAÇÃO GENEROSO CAPAZ SEMPRE DE NOS RESTAURAR.

O SANTO EVANGELHO DESTA SEGUNDA-FEIRA, LEVA-NOS A UM VERDADEIRO MERGULHO NO RECONHECIMENTO DESTE AGIR DE DEUS PARA CONOSCO:

36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. (Lc 6, 36).

AGINDO ASSIM ESTAREMOS IMITANDO A DEUS, VIVENDO A SUA BONDADE E SEU AMOR INCONDICIONAL POR NÓS, E POR NOSSO PRÓXIMO.



37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. (Lc 6, 37).

QUE SOMOS NÓS PARA AGIRMOS DIFERENTEMENTE DESTA CITAÇÃO ACIMA. JULGAR, CONDENAR, NÃO CABE EM NOSSO CONVÍVIO SEJA NOS ÂMBITOS: - PESSOAL, FAMILIAR, SOCIAL COMUNITÁRIO. O QUE NA VERDADE NOS PERTENCE É A VIVÊNCIA PELO PERDÃO.


38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. (Lc 6, 38).
ASSIM CONCLUÍ O TEXTO SAGRADO.
DAR, PERDOAR, A MEDIDA DEVE CALCADA, SACUDIDA, POIS TRANSBORDARÁ EM NOSSO PRÓPRIO COLO, AS NOSSAS ATITUDES É QUE NOS FAZ SER MAIS OU MENOS MERECEDORES DA JUSTIÇA DE DEUS.
AMÉM!


TEXTO PARA RETIRO POPULAR:


1. Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.
3. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
4. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?
5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
6. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.
7. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.
8. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.
9. Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso?
10. Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!...
11. Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
12. Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
13. Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15. para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.

O CONVITE DE JESUS PARTA NÓS, NESTA SEMANA É AO CHAMADO RENASCIMENTO: NASCER DE NOVO:
MAS COMO SE PODE ISSO?
CERTO DIA JESUS CRISTO FORA VISITADO À NOITE, E O VISITANTE ERA UM DOS CHEFES DOS JUDEUS, MUITO CONHECIDO E LETRADO DE NOME NICODEMOS, VIVEU COM O SENHOR UM DIÁLOGO PROFUNDO E PRECIOSO. COM ESTA ATITUDE FOI ABRINDO O SEU CORAÇÃO AO ENTENDIMENTO DE NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO.
JESUS SABENDO QUE NÃO SERIA FÁCIL MEXER E REMEXER POR DENTRO, DAQUELE HOMEM OU POR DENTRO DE NÓS AS NOSSAS MANIAS, NOSSOS TREJEITOS, VONTADES, PARA PODER ARRANCAR A NOSSA VELHICE, QUE NOS FADIGA, QUE NOS APRISIONA AO ESTADO DE MORDIDÃO QUE ACABAM NOS LEVANDO AO PECADO, A MALDADE, USA O QUE DE MELHOR RECEBEMOS DE DEUS POR NOSSO BATISMO, O PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO.
DAI OS QUESTIONAMENTO DE NICODEMOS PASSAM TAMBÉM A SEREM NOSSO:


2b. Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.

3. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
4. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?
5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
6. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.
7. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. (Jo 3, 2b-7).

NESTA DINÂMICA A CIMA PROPOSTA POR JESUS CRISTO, NICODEMOS FICA COMO QUE SACUDIDO, ISSO TAMBÉM CONSEGUE MEXER COM SUA VIDA VIDA PESSOAL MEU IRMÃO?
ESTE É SEM DÚVIDAS UM CAMINHO QUE PRECISAMOS PERCORRER NA NOSSA FÉ, NO EXERCÍCIO DIÁRIO DA NOSSA ESPIRITUALIDADE, DE NOSSA ORAÇÃO PESSOAL. O NASCER DE NOVO SIGNIFICA, VIVER PELO ESPÍRITO SANTO SANTO SANTO A CONDIÇÃO DE RENOVO QUE DEUS NOS OFERECE.

8. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. (Jo 3, 8).

ESTE VERSÍCULO É A RESPOSTA DE DEUS. A RESPOSTA DE JESUS CRISTO, PARA MIM E PARA VOCÊ, PRECISAMOS SER GUIADOS PELO SOPRO DO ESPÍRITO SANTO, QUE SOPRA ONDE QUER, QUE VAI ONDE LHE APRAZ, QUE FAZ O HOMEM E A MULHER, A CRIANÇA O ADOLESCENTE E O JOVEM RENASCER PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS E VIVER NO AMOR.

9. Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso?
10. Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!...
11. Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
12. Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
13. Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15. para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. (Jo 3, 9-15).

COMO SE REALIZAR A ESTE CHAMADO DE DEUS, POR JESUS CRISTO?
SE DEIXANDO CONDUZIR PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO SANTO DE DEUS, COMO FEZ NICODEMOS. VEJAMOS QUE ELE ERA MESTRE E DOUTOR, MAS NÃO TINHA EM SEUS CONHECIMENTOS ESTA PRESENÇA SALVÍFICA, POR MÉRITO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
PRECISO SEM DÚVIDAS NOS LEVAR AGORA A ERGUERMOS CRISTO EM NOSSAS VIDAS ASSIM COMO FIZERA MOISÉS, COMO FIZERA\O FILHO DO HOMEM.
AMÉM!
AMADA E GLORIFICADA SEJA, A SAGRADA\ FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA\FACE.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
BEATO PP J. PAULO II.
SANTA VALBURGA.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-






Nenhum comentário: