Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2013
1ª SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
1ª SEMANA DO TEMPO SALTÉRIO
COR: ROXA
SS PEDRO DAMIÃO

CF: FRATERNIDADE E JUVENTUDE
L: "EIS-ME AQUI SENHOR, ENVIA-ME". (IS 6,8)

LITURGIA DA PALAVRA E MEUS CONCEITOS PESSOAIS:


Primeira leitura (Ester 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma


A- A+


Leitura do Livro de Ester.

Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor,17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 137)

Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma


A- A+


— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!



Evangelho (Mateus 7,7-12)

Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



São Pedro Damião

21 de Fevereiro


A- A+

São Pedro DamiãoSão Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja. Nasceu em Ravena, Itália no ano de 1907. Marcado desde cedo pelo sofrimento porque perdeu os seus pais, foi morar e viver com seu irmão. No amor e no acolhimento, São Pedro Damião pode discernir a sua vocação.

Oração e penitência, algo que sempre acompanhou a vida de Pedro Damião; e algo que também precisa nos acompanhar constantemente.

São Pedro Damião discerniu sua vocação à vida religiosa e entrou para a Ordem dos Camaldulenses, no mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria, onde religiosos austeros levavam vida de eremitas.

Diante das regras e do que ele via e percebia, era preciso uma renovação a começar por ele. Ao se abrir a ação do Espírito Santo, ao ser obediente às regras, outros também foram se ajuntando a Pedro Damião, fundaram outros mosteiros e deram essa contribuição.

A renovação de qualquer instituição passa pela renovação pessoal, e também é válido para os tempos de hoje. As reclamações, as acusações, as rebeliões nada renovam, mas a decisão pessoal, a abertura a Deus, isso sim, pode provocar, como provocou na vida e na história de São Pedro Damião, uma renovação.

Deus pediu mais, e ele foi servir de maneira mais próxima a hierarquia da Igreja, sendo conselheiro de um Papa. Foi Bispo de Óstia, lugar perto de Roma, e também foi escolhido como Cardeal. Algo que marcou a sua história.

São Pedro Damião, sua própria vida nos aconselha a oração, a penitência e ao amor que se compromete com a renovação dos outros, pois a partir da renovação pessoal, nós também ajudamos na renovação do outro e das instituições.

A Igreja precisa ser renovada constantemente, para isso somos chamados a nossa renovação pessoal, a conversão diária. Peçamos a intercessão do santo de hoje que foi Bispo, Cardeal e Doutor da Igreja.

São Pedro Damião, rogai por nós!





MEUS CONCEITOS PESSOAIS:

A MINHA CAMINHADA NA QUARESMA VAI AVANÇANDO E CADA VEZ MAIS  AVANÇA COMIGO A CERTEZA DE MINHA FÉ E ESPERANÇA EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
TOMANDO A BASE DO RETIRO POPULAR DE DOM ALBERTO TAVEIRA, PERCEBO ALGUNS PONTOS DA APRESENTAÇÃO DESTA OBRA QUE TEM COMO TEMA CENTRAL: A QUEM IREMOS SENHOR?
O PAPA BENTO XVI, EM SUA PRÉVIA DE SUA HOMILIA QUE ELE RELATA NESTE LIVRO, EXORTA-NOS A CUIDARMOS-NOS NO SENTIDO DO MARXISMO, LIBERALISMO, LIBERTINAGEM, COLETIVISMO RADICAL, ATEÍSMO, VAGO MISTICISMO RELIGIOSO, AGNOSTICISMO E SINCRETISMO E ADIANTE... 
POIS PARA QUEM CAMINHA NA FÉ, ESSAS ORIGENS, NÃO FUNDAMENTE A VERDADE DE DEUS, A VONTADE DE DEUS E DE JESUS CRISTO, SOB A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE POSSAMOS LEVAR A SUA PALAVRA.
ATÉ PORQUE A FÉ, É UM DOM, DOM ESTE QUE É CAPAZ DE TORNAR TODOS IRMÃOS, TODOS CRISTÃOS.
JAMAIS PODEMOS DEIXAR A NOSSA FÉ NO ARMÁRIO  E VIVER QUAISQUER OUTROS MOVIMENTOS QUE NÃO SEJAM OFERECIDOS POR NOSSA SANTA DOUTRINA, CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.
VAMOS PERCEBER NO TEXTO DA ESPIRITUALIDADE APÓS A LECTIO DIVINA, QUE JESUS REPETE A NÓS O MESMO CHAMADO DE TODA A HISTÓRIA, ESSE CHAMADO SEMPRE SERÁ UM TERNO DIÁLOGO, QUE DURARÁ A VIDA TODA, ATÉ QUE ESTABELEÇA O REINO DE DEUS OU A CASA DE DEUS EM CADA CORAÇÃO DE CADA UM DOS HOMENS DE FÉ.
POR ISSO DIGO NESTA QUINTA-FEIRA DE ADORAÇÃO, QUE O ASPECTO MAIS SUBLIME DE TODA A VOCAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER ESTA EM VIVER A DIGNIDADE HUMANA E A VOCAÇÃO DE COMUNHÃO COM DEUS.
DAI O SENTINDO DESTA SANTA LITURGIA HOJE.
PRIMEIRA LEITURA: DIANTE OS DESAFIOS, OS PERIGOS, SOFRIMENTOS PESSOAIS E DE UM POVO, A RAINHA ESTER APROXIMA DE DEUS E BUSCA NELE SEU REFUGIO.
COMO SE APROXIMAR ENTÃO DE DEUS?
ATRAVÉS DA ORAÇÃO. UMA ORAÇÃO DE CLEMENCIA, SÚPLICA, PERDÃO, DE RECONHECIMENTO QUE É PEQUENA E QUE NECESSITA DA GRAÇA DE DEUS. PRECISAMOS RECONHECER QUE DEUS É NOSSO DEFENSOR, POR MEIO DE ESPÍRITO SANTO E QUE DEUS É SALVADOR POR MEIO DE JESUS CRISTO. MESMO NA ORFANDADE, ELA SABE QUE SEU AMPARO, SEU APOIO ESTA EM DEUS.
DIANTE DE QUAIS LEÕES NOS ENCONTRAMOS OU VIVEMOS?
DEUS ESTA A NOSSO FAVOR!
LIBERTANDO-NOS DOS NOSSOS INIMIGOS, ELE AGORA TORNA O NOSSO LUTO EM ALEGRIA.
ASSIM CANTA O SALMISTA: NAQUELE DIA EM QUE GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES, Ó SENHOR!
ASSIM PERCEBEMOS A DIMENSÃO DO SANTO EVANGELHO: PEÇAM, BATAM, PROCUREM...
POIS ÀQUELES QUE PEDEM, QUE BATEM, QUE PROCURAM, RECEBEM, ACHAM, ABRIR-SE-ÃO AS PORTAS OS CADEADOS DE TUDO O QUE POSSA ESTAR FECHADO.
POIS SE SOMOS SIMPLES HUMANOS, QUE SABEMOS DAR BOAS COISAS AOS NOSSOS FILHOS QUANDO ESTES SE DIRIGEM A NÓS, 
QUANTO MAIS NOS OFERECERÁ O NOSSO PAI QUE ESTA NOS CÉUS!
A LEI, OS PROFETAS CONSISTE EM FAZER-MOS A NOSSOS IRMÃOS PRIMEIRAMENTE O QUE QUEREMOS QUE NOS FAÇAM!

TEXTO DA ESPIRITUALIDADE:


Evangelho segundo São Lucas 5, 1-11 (...)


1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,
3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
5 Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.
6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

QUAIS MARGENS TENHO VIVENCIADO EM MINHA VIDA?
MINHA BARCA ESTA EM ALTO MAR, RIO, LAGO, OU CONTINUA ESTACIONADA?
TENHO SIDO UM APOIO PARA AQUELES QUE BUSCAM CONHECER A JESUS CRISTO?
O QUE SIGNIFICA PARA MIM, FAZER-TE AO LARGO?
EM QUE TENHO GASTADO AS MINHAS ENERGIAS?
TENHO SIDO UM VERDADEIRO PESCADOR DE VIDAS PARA JESUS CRISTO?
TENHO BUSCADO SOCORRO NAS HORAS DE DIFICULDADES OU QUERO RESOLVER TUDO AO MEU MODO?
QUAIS SÃO OS MAIS ÍNTIMOS DE SEUS PECADOS? REZE EM CADA UM DELES NO SILÊNCIO DE SEU CORAÇÃO!
PORQUE PEDRO TEVE MEDO, QUAIS SÃOS OS SEUS MEDOS?
DEIXO TUDO, POR JESUS CRISTO?
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA\ FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
BEATO PP J. PAULO II.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA\FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATGT.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-





Nenhum comentário: