Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PRIMEIRA SEMANA - DÊ 08.07.11 À 09.07.11:

Sexta-feira, 08 de julho de 2011

14a. Semana do Tempo Comum
1a. Semana do Saltério
Cor: Verde
Ss - Áquila - Priscila -Eugênio III –

TEMA DIÁRIO SEMANAL: HUMILDADE -(MT 18, 2-4)-.

Louvo ao Deus da vida, por nesta manhã, ter me colocado em meu caminho, no ônibus Acaracuzinho, uma CRIANÇA PARAPLÉGICA, subiu na parada da Vila da Paz, com sua mãe e molhada pela chuva, cedi o meu assento para a criança, assim ela olhou-me a sorrir, como que a agradecer.
Tiro deste gesto de uma ação caritativa, meu ato de humildade no dia de hoje.

Sábado, 09 de julho de 2011

Cor: Branca
Ss -Paulina -Agostinho -Francisco -
No dia de hoje, meu gesto de humildade como ação caritativa, foi por dois gestos.
1o. -Ofereci almoço ao vigia do Pólo ABC, do Acaracuzinho.
2o. -A noite fui com o Izaque e a Jôse, ao mesmo Pólo ABC, onde participamos em oração, do Ofício das Comunidades do velório de Ulisses Goes Castro.


SEGUNDA SEMANA – 10.07.11 À 16.07.11:

Domingo, 10 DE julho DE 2011

15a. Semana do Tempo Comum
2a. Semana do Saltério
Cor: Verde
Ss -Alessandro -Aniceto -Antônio-

TEMA DIÁRIO PARA SEMANA

''Bom dia Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje''?
(ROM 8, 14) -Pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus-
PERGUNTAR...
ESCUTAR...
FAZER O QUE O ESPÍRITO SANTO DISSER...

Minhas escutas:

.Zelar ainda mais pelo meu serviço.
.Confiar e crêr na condução do Espírito Santo de Deus.
.É na missão que me encontro com Deus. Assim me torno filho.
.Como filho devo manifestar-me a favor de minha Comunidade, Consagração, Família, Nescessitados.
.Por fim Conduzido, Manifestado, torno-me livre para nas Asas do Senhor, ser Vencedor nas mais variadas adversidades dos Filhos de Deus, vitoriosos na C.F.F.A.
Adoração ao SS. E passagem pessoal: (Mal 3, 17-18).12:12 hs.

Segunda-feira, 11 de julho, de 2011

Cor: Branca
Ss São Bento - Olga -Pio I –

Em escuta ao Espírito Santo, nesta manha, inicialmente começo meu dia junto a Ele, realizando dois favores:
. Ir ao INSS, marcar a perícia médica da Valdinha, assim como ir ao Hospital de Mesejana, receber medicamentos de minha Madrinha.,
.Em minha oração, lembro-me dos pequeninos de Jesus, que precisam saciar vossas sedes espirituais, ainda dos mais variados vocacionados ao Reino de Deus, que como a Gracinha (CV-CFFA), deixou tudo a fim de que no serviço ao Pai, ganhe cem vezes mais pais, irmãos, a própria vida.
.Outra manifestação de obediência ao Espírito Santo, foi o de ajudar a uma idosa, a subir no ônibus Grande Circular 1, na manhã de hoje.
.A noite, com Izaque, Gracinha, fomos à casa do casal Odailton e Andressa onde lá rezamos o Terço Mariano, com a família, pela passagem de um dia falecimento da pequena Vitória, morte por choque elétrico.

Terça-feira, 12 de julho, de 2011

Cor: Verde
Ss -J.Gualberto - Ermagora – Fortunato
Mediantes as escutas:
.Tomando salmo do dia: 68, quais riscos devo evitar para não cair na lama do abismo?
Respostas:
-egoísmo, individualidades, irritações, falta de partilha e ou fraternidade, ambição, imoralidades, falta de perdão, assim elevo a minha oração, Senhor, no tempo oportuno.
.A busca de minha'lma, pela Face do Senhor, deve-se manter de forma continuada.
AÇÃO DIA:
.Na parada do ônibus no Balão Mundubim, informei aquela mulher bem pretinha que pede esmolas, sobres os direitos hospitalares da mesma, que com obcesso no pé direito, estava no abrigo, passando a chuva para continuar árdua missão de pedinte.
.Na ação do Espírito Santo, busquei neste dia amar mais, perdoar mais, ser mais paciênte e flexível a escutar no Dom de Deus.
.A noite, fomos eu, Izaque, à casa da Socorro Castro, onde rezamos Terço Mariano, pelo 3o. dia falecimento do Sr. Ulisses seu esposo, e em seguida fomos com a Gracinha, na residência de Odailton e Vanessa, rezar mesmo Terço, pela passagem do 2o. dia falecimento de sua filhinha Vitória.

Quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cor: Verde
Ss - Henrique - Esdras - Clelia –

-Memória Facultativa a Nossa Senhora de Fátima em sua Aparição na Cova da Íria-
.Neste dia sob ação do Espírito Santo, volvo-me para a atitude de Moisés, que na Sarça Ardente, Êxodo 3, 1-6. 9-12, não hesitou ante ao chamado de Deus, e logo disse:
''AQUI ESTOU''!
Assim quero estar, PRONTO, a atender ao chamado de Deus, junto ao Espírito Santo.
.Hoje, clamo ao Espírito Santo, por todos os sacerdotes e de maneira especial, por aqueles que são enviados em missão, há países de realidades e dimensões religiosas das nossas e de suas terras natal.
São eles, que se deixam por meio da ação do Espírito Santo, revelar Jesus aos povos de mais variadas naturezas, tornando-os filhos de Deus

Quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cor: Branca
Ss S. Camilo de Lelis - Marchelmo e Tuscana

.Quero me moldar na pergunta da semana, com o Espírito Santo, em um ensinamento de S. Camilo de Lelis, que diz:
''A caridade, foi e sempre será o caminho da santidade''.
Assim concluo, que o caminho do amor, a nossa vocação é a seta que indica o céu.
Quando Santa Teresinha de Liseux, proclamou que:
''No coração da igreja descobri minha vocação, serei tudo, serei o amor'', é porque convicta no Amado, entendeu que só o AMOR BASTA!
Amor pelos pobres e pequeninos, excluídos, marginalizados, doentes de alma, corpo, pensamentos, oprimidos. Daí o Sl 104, que relata:
''O Senhor se lembra sempre da Aliança''.
Ainda:
28 ''Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso''. (Mt 11, 28).
ENTENDENDO:
Sou o amor, devo ser a direção para os nescessitados.
30 ''Pois o meu jugo e suave e o meu fardo é leve''. (Mt 11, 30).
A maior atitude que faço junto ao Espírito Santo de Deus, é viver minha vocação.
É nesta adoração Senhor, que revisto-me com o Selo da sua Aliança.
Eis a minha graça maior, eis a formula de deixar com que o Espírito Santo de Deus, conduza-me no dia-a-dia.
Amém!

Sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cor: Branca
Ss São Boa Ventura - Catulino - Davi –

. Ouvindo ao Espírito Santo, faço-me compreender que para realizar a vontade do Pai, preciso ser ainda mais servo nas pequenas coisas.
O Sl de hoje, 115 (114-115), tradução da Ave Maria, traz meu lema:
114, 1 ''Amo ao Senhor porque Ele ouviu a voz de minha súplica''.
115, 3-4 ''Mas o que poderei retribuir ao Senhor por tudo que Ele tem me dado?
Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor''.
Somente dentro do carisma, nas regras, vivenciando com amor os Conselhos Evangélicos, é que me tornarei pequeno e capaz de viver o serviço no amor.
Na primeira leitura de hoje, Êx 11, 10 - 12,14, Deus preserva o seus escolhidos, marca com sinal os marcos das portas, para que ao passar, não sejam exterminados. Assim com o sinal de minha consagração, sou MARCADO PARA DEUS!
. A minha vocação sob a ação do Espírito, me educa a viver o ensinamento do Santo Evangelho:
6b ''Quero a misericórdia e não o sacrifício''.(Mt 12, 6b).
O Espírito esta...
O Espírito esta...
Em sintonia com o Pai.
O Espírito de Deus, fez moradia em meu coração.
Eis assim a formula de hoje: - “me torno conduzido e filiado a Deus ainda mais sob a ação do Espírito de Deus.
Amém!

Sábado, 16 de julho de 2011

Cor: Branca
Ss Nossa Senhora do Carmo -M. Madalena -Elerio-

.Bendita sois, Virgem Maria, que trouxeste a mim o Espírito Santo.
Hoje, contemplo o Espírito Santo de Deus, porque foi em uma capela de Nossa Senhora do Carmo, na Paróquia de São José de Solonópoles, Distrito de Cangati em Solonópoles-Ce, que me tornei pela imposição da Água Batismal, através do Pe. Agenor Tabosa Pinto, Critão com o Batismo Sacramental.
Assim a minh'alegria como o Magnificat de Nossa Senhora, porque em Deus o meu Espírito se renova.
Tomo hoje para mim o môdelo ideal de Maria Ssma., na Virgem do Carmo, como sinal para minha vida consagrada a Deus.
Entendo assim tornar-me cada vez mais Filho de Deus, conduzido pelo Espírito Santo.
Na primeira leitura, Zc 2, 15b, o profeta alerta:
15b ''Habitarei no meio de ti e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a ti''.
Nesta exortação vou me fortalecendo, para fazer a vontade de Deus, como diz no evangelho, Jesus Cristo, em Mt 12, 50.
Eis o meu dia na condução do Espírito Santo. Minhas orações perssoal, com o Santo Terço e com Ofício de Nossa Senhora.
Amém!

TERCEIRA SEMANA

TEMA: DESEJO DE AMAR

PALAVRA PARA SEMANA:
JOÃO 4, 10 (...).
10 Respondeu-lhes Jesus: ''Se conhecesses o dom Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pediras tu mesma e ele te daria uma água viva''. (JO 4, 10).
(Deus: Tem sede de que tenhamos sede Dele, Ele nos diz: Dai-me de beber. Ele morreu dizendo: -''Tenho sede''!)

AÇÃO: Saciar a sede do amor de Deus por mim, com atos e palavras.

Domingo, 17 de julho de 2011
16o. Domingo do Tempo Comum
Cor: Verde
Ss Inácio e comps - André - Edvirge -
Tema dia: -ATÉ O FIM, DEUS ACREDITA NA CONVERSÃO DO JOIO! –

MEU DISCERNIMENTO:
.O que é ter sede, se não estar com o organismo e a boca ressiquida, a ponto de ficar até desidratado. A água da vida que Deus tratará comigo esta semana, é exatamente o que hidrata a alma, o Espírito. Deus tem sede de que saciemos as ''vidas secas'', com a água do amor, da misericórdia, do perdão!
Assim a liturgia deste domingo, rico em conversão em piedade, em cuidados e zêlo com o que é de Deus, me educa ainda mais a tomar posse da água da vida, através do amor, paciência e da pequenez, como a um simples copo d'água, que bebido na medida certa, como o fermento do evangelho, (Mt 13, 33b), sustenta, leveda a vida e melhor umedece a vida seca. Vida esta que precisa crescer junto aos perigos e ofertas do mundo, mas que no tempo certo é colhida por Deus, para saciar a sede dos homens.
Por isso Salomão narra na primeira leitura:
13 ''Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem deva mostrar que seu julgamento não foi injusto''.
Amém!

Segunda-feira, 18 de julho, de 2011

Cor: Verde
Ss Arnolfo - Bruno - Emiliano –

Tomando como base ao estudo, desta semana, onde Manifesta-se sedento de nossa sede por Ele, venho revelar a minha sede por Ele na busca da pura água da vida.
É assim que quero em meu dia-a-dia, conhecer o dom de Deus, e pedir a Ele a santa graça de poder manifestar o seu Reino, aos que também tem sede do Amor de Deus!
A santa liturgia fala dos sinais: ''Jonas, Salomão, a Rainha do Sul''. (Mt 12, 38- 42). Mas aqui esta quem é maior que estes sinais.
A minha Consagração é um Sinal Atual, porém para que possa superar os inimigos, devo permanecer firme, (Êx 14, 13), assim verei o Senhor combatê-los por mim.
Eis a minha maneira de ser água, ou leito-caminho, para que a Água da Vida, me encharque e o mesmo aos meus próximos.
Amém!

Nenhum comentário: