Erlanio Pinheiro

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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA DE 26.01.11

Leituras Relacionadas ao dia 26/01/2011 – CNBB
3ª Semana do Tempo Comum
3ª Semana do Saltério
Branco. São Timóteo e São Tito, bispos Memória
SS Senofente

1ª Leitura - 2Tm 1,1-8
Recordo-me da fé sincera que tens.
Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-8
1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo
pelo desígnio de Deus
referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus,
2a Timóteo, meu querido filho:
Graça, misericórdia e paz
da parte de Deus Pai
e de Cristo Jesus, nosso Senhor!
3Dou graças a Deus,
- a quem sirvo com a consciência pura,
como aprendi dos meus antepassados -,
quando me lembro de ti, dia e noite,
nas minhas oraçðes.
4Lembrando-me das tuas lágrimas,
sinto grande desejo de rever-te,
e assim ficar cheio de alegria.
5Recordo-me da fé sincera que tens,
aquela mesma fé
que antes tiveram tua avó Loide e tua móe Eunice.
Sem dúvida, assim é também a tua.
6Por este motivo,
exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus
que recebeste pela imposição das minhas mãos.
7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez
mas de fortaleza, de amor e sobriedade.
8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor
nem de mim, seu prisioneiro,
mas sofre comigo pelo Evangelho,
fortificado pelo poder de Deus.
Palavra da Salvação.

1ª Leitura - Tt 1,1-5
A Tito, meu legítimo filho na fé comum.
Início da Carta de São Paulo a Tito 1,1-5
1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo,
para levar os eleitos de Deus à fé
e a conhecerem a verdade da piedade
2que se apóia na esperança da vida eterna.
Deus, que não mente,
havia prometido esta vida desde os tempos antigos,
3e, no tempo marcado,
manifestou a sua palavra
por meio do anúncio que me foi confiado
por ordem de Deus nosso salvador.
4A Tito, meu legítimo filho na fé comum,
graça e paz da parte de Deus Pai
e de Jesus Cristo nosso Salvador.
5Eu deixei-te em Creta,
para organizares o que ainda falta
e constituíres presbíteros em cada cidade,
conforme o que te ordenei.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3)
R. Anunciai entre as naçðes os grandes feitos do Senhor!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, +
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvaçóo, +
3manifestai a sua glória entre as naçðes, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

7Â família das naçðes, dai ao Senhor, +
ó naçðes, dai ao Senhor poder e glória, *
8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!R.

10Publicai entre as naçðes: "Reina o Senhor! +
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.R.

Evangelho - Lc 10,1-9
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9

Naquele tempo:
1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes:
"A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
`A paz esteja nesta casa!"
6Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
7Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
9curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo:
`O Reino de Deus está próximo de vós"".
Palavra da Salvação.

São Timóteo
26 de Janeiro

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Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: "A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!" (II Timóteo 1,2).

Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.

Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.

Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.

São Timóteo, rogai por nós!

O Reino de Deus chegou até vocês
Postado por: homilia
janeiro 26th, 2011
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Em Lucas 9,1-6 encontramos o envio dos Doze Apóstolos. Mas, estes, apesar de formarem o núcleo da jovem Igreja, não foram mandados como precursores de Jesus, já que não tinham ainda identificado como Messias Aquele que os enviara, como se pode ver em no versículo 20 do mesmo capítulo. Agora, Lucas narra que Jesus envia um novo grupo: o dos setenta e dois discípulos; estes, sim, são enviados “na frente” de Jesus. Sua missão específica é: Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: O Reino de Deus chegou até vocês. Portanto, são enviados como precursores, como preparadores da chegada do Reino de Deus, ao qual eles anunciam na Pessoa de Jesus Cristo.
Lucas nos apresenta 72 discípulos enviados. Este número é simbólico e indica a universalidade da missão. Todo o povo de Deus está chamado a se lançar na missão de anunciar a Boa Nova do Reino. Esta missão não é uma tarefa somente do Papa, de bispos, sacerdotes e diáconos. Mas sim de todos os batizados. Portanto, a missão é universal desde a sua origem e compreende todos.
As instruções para os dois grupos de missionários são praticamente as mesmas. O texto especifica que Jesus envia “dois a dois”, pois o anúncio do Evangelho não é uma tarefa pessoal, mas de uma comunidade. O fato de serem enviados pelos menos dois também quer mostrar a credibilidade do testemunho, além do fato do encorajamento que um pode dar ao outro no caso de desânimo diante das dificuldades.
Em seguida, Jesus, depois de ter falado em semente e em arado, fala agora de colheita. Esta é imensa, mas os trabalhadores disponíveis são poucos. E a situação é a mesma ontem e hoje. É um trabalho gigantesco, e nunca haverá trabalhadores suficientes; só o Pai pode chamá-los e enviá-los, por isso, é necessário rezar a Ele pedindo-Lhe que chame mais pessoas. É justamente por causa da extensão da missão que Jesus chama mais esse grupo de ajudantes, e, mesmo assim, são poucos diante da imensidão da missão que Ele tem pela frente e da qual nos torna participantes.
Jesus faz o envio: “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. É a imagem clássica da fraqueza diante da violência. A missão é uma obra difícil e perigosa. Aqueles que foram enviados por Cristo devem cumprir fielmente o seu trabalho, mas não devem exigir demasiado de si mesmos nem entrar em pânico diante da grandeza da missão. Devem, sim, ter consciência de que não será uma tarefa fácil e que nem sempre serão recebidos de braços abertos. Devem fazer sua parte com competência e perseverança, pois, em último caso, a responsabilidade é de Deus, e Ele não vai deixar cair em ruínas a Sua messe, mandando trabalhadores necessários para isso.
A mensagem a ser levada é o dom da paz, no sentido mais completo, para as pessoas e às famílias, e, sobretudo, a mensagem de que é “o Reino de Deus está próximo de vós”. O Reino de Deus é antes de tudo uma Pessoa: Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem O acolhe encontra a vida, a alegria, a missão de anunciá-Lo. O gesto de bater, sacudir a poeira dos pés, era um gesto simbólico dos israelitas que, ao ingressarem de novo no próprio país, depois de terem estado em terra pagã, não queriam ter nada em comum com o modo de vida dos pagãos. Libertar-se da poeira que se grudou aos pés enquanto estavam em território pagão significava ruptura total com aquele sistema de vida. Fazendo isso, os discípulos transferem toda responsabilidade pela rejeição da Palavra àqueles que os acolheram mal e rejeitaram o anúncio do Evangelho. E a paz oferecida não se perde, mas volta a quem a oferece.
O estilo da missão de Jesus e dos discípulos é o oposto daquele dos poderosos que o mundo de hoje idolatra. Não se baseia sobre a vontade de dominar, a arrogância ou a ambição, mas sobre a proposta humilde. Os enviados não devem levar nada de material, mas devem contar com a Providência Divina e com a hospitalidade fortemente praticada naquela época; eles devem ser respeitosos, atentos aos mais fracos; devem curar os doentes; devem fazê-lo gratuitamente sem buscar outras recompensas. O Evangelho de Jesus Cristo é uma mensagem de vida verdadeira para quem confia somente em Deus. A fé e a missão começam no coração e devem terminar nos lábios e nas ações.Não podemos deixar que o receio atrapalhe a nossa missão cristã de anunciar o Reino de Deus que está presente entre nós.
A metáfora da condição dos discípulos é uma forma de descrever o futuro da missão. Ser cordeiros entre lobos não dá margem a dúvidas: a missão está destinada a ser uma batalha desigual, na qual toda prudência é pouca. Nada de ilusões!
Humanamente falando, as orientações dadas por Jesus deixavam os discípulos numa situação de fragilidade. A pobreza material levava-os a depender da caridade alheia. Como se sabe, nem todo o mundo está disposto a ajudar. Quem depende de esmolas, está sujeito a toda sorte de ironia, gozações e humilhações, sem contar o risco de sofrer agressões físicas. A recomendação de não escolher casa ou cidade em que entrar – os discípulos deveriam ir a toda cidade e lugar por onde Jesus passaria – obrigava-os a visitar até mesmo povoados hostis, especialmente os situados na região da Samaria. Se a hospitalidade em uma cidade lhes fosse recusada, eles não teriam o direito de fazer uso da força ou da violência. Bastava-lhes sacudir o pó das sandálias e seguir adiante.
Falando na perspectiva do Reino, a ação missionária oferecida aos 72 discípulos exigia que eles fossem testemunhas do mundo novo proclamado por Jesus Nazareno. Aí os bens materiais deveriam ser relativizados, não tendo primazia no coração humano. A solidariedade seria um imperativo, e a violência, banida. Por conseguinte, a reação dos apóstolos diante de situações adversas já seria uma ação evangelizadora.
Rezemos: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher Teu Filho, Jesus.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Retirado do Blog do padre Bantu


MINHAS REFLEXÕES:
LOUVOR E GRAÇA, DA PARTE DE DEUS NOSSO CRIADOR.
PARECE-ME MUITO COMUM, MAS A FRASE SE REPETE NO DIA DE HOJE:
2 “A MESSE É GRANDE E MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS. POIS ISSO PEDI AO DONO DA MESSE QUE MANDE MAIS TRABALHADORES, PARA COLHEITA”. (LC 10, 2).
QUÃO ADMIRÁVEL É ESTA PROFECIA QUE JESUS CRISTO, FAZ QUANDO ESTA ESCOLHENDO E PREPARANDO MAIS 72 DÍSCIPULOS, PARA A A CAMINHADA DE EVANGELIZAÇÃO. ELE SABE QUE O NÚMERO DE PESSOAS QUE PRECISAM SER ATINGIDAS POR SUAS PALAVRA LIBERTADORA, CRESCE A CADA DIA, POR ISSO JÁ DÁ O EXEMPLO DE QUE SOZINHO, NÃO SE PODE ALCANÇAR O REINO DE DEUS.
NESTE DIA EM QUE A SANTA E MADRE IGREJA CELEBRA OS DIAS DE SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO, DÍSCIPULOS DE SÃO PAULO, QUAL A RELAÇÃO QUE PODEMOS FAZER EM AMBAS SUGESTÕES DE LEITURAS COMO PROMEIRA LEITURA E O SANTO EVANGELHO?
POIS BEM:
NA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO, O APÓSTOLO JÁ FAZ UMA RELAÇÃO, DE APELO CONSCIENTE, LEVANDO O EXEMPLOS E TESTEMUNHOS DO PASSADO APRENDIDOS POR ELE, MAS QUE TAMBÉM A CONSTANTE FIRMEZA MISSIONÁRIA DEVE CONTINUAR PASSANDO PELO CRISOL DA ORAÇÃO. PAULO CHEGA A ELOGIAR A FÉ DO DÍSCIPULO DE ACORDO COM A FÉ DE SUA MÃE EUNICE E SUA AVÓ ELOÍDE, MAS EXORTA-O PARA QUE SEMPRE PELA ORAÇÃO REAVIVE EM SI, O DOM CHAMA DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE ELE POSSA ASSIM TER FORÇA, CORAGEM, SABEDORIA, PARA ENFRENTAR A MESSE DE CADA DIA, POIS DEUS NOS DEU UM ESPÍRITO DE FORTALEZA E DE CORAGEM E NÃO DE TIMIDEZ. (1ª TIM 1, 7).
ANÚNCIAR É AGORA UMA QUESTÃO DE HONRADEZ PARA O DÍSCIPULO, QUE NOVAMENTE É EXORTADO A NÃO TEMER OU SE ENVERGONHAR ANTE AS TRIBULAÇÕES QUE A VIDA OFERECE.
QUANTO A TITO, ESSE DÍSCIPULO TÃO FRANCO E OBJETIVO NA MISSÃO DO REINO, É CHAMADO A TRABALHAR A ORGNIZAÇÃO DO REINO, NAS IGREJAS NAS NOVAS COMUNIDADES NASCENTES, NÃO DEIXANDO EM NENHUM MOMENTO, A PALAVRA DE DEUS SER DETURPADA O MAL COMPREENDIDA, ELE É CHAMADO POR DEUS NA PESSOA DE PAULO A LEVAR OS ELEITOS A PROFISSÃO DESTA FÉ.
MAS QUE POSSA EVANGELIZAR DENTRO DO CARISMA DO AMOR DA PIEDADE.
ASSIM SEGUINDO ESSES DOIS EXEMPLOS MISSIONÁRIOS DEVEMOS HOJE, EM NOSSAS COMUNIDADES, NAS NOSSAS FAMÍLIAS, TRABALHOS, ONDE QUER QUE ESTEJAMOS, LEVAR O TESTEMUNHO DE DEUS A PONTO DE QUE TODOS O PROFESSEM COMO NÓS.
MAS LEVAR O TESTEMUNHO SEM FARDOS.
QUANDO JESUS CRISTO, FALA DAS SANDÁLIAS, SIGNIFICA = VESTIR A MISSÃO, E QUANDO ELE DIZ NÃO LEVEIS MOCHILKA NEM BOLSAS, SIGNIFICA QUE O DÍSCIPULO MISSIONÁRIO PRECISA ESTAR LIVRE, PARA LEVAR E ANUNCIAR A PAZ QUE DEVE PERMANECER ETERNAMENTE NOS CORAÇÕES DAS PESSOAS.
O SÁLARIO É A RECOMPENSA DE PERCEBEMOS QUE VMOS E SENTIMOS O REINO DE DEUS NOS CORAÇÕES DE NOSSOS IRMÃOS ANUNCIADO UM DIA POR NÓS COMO INSTRUMENTOS MAIOR DA EVANGELIZAÇÃO QUE O PRÓPRIO CRISTO USA.
O SALMISTA, CONCLUÍ CANTANDO ASSIM:
“ANUINCIAI ENTRE AS NASÇÕES, OS GRANDES FEITOS DO SENHOR”.
TERMINO LEMBRANDO-ME DO TRECHOI DE UMA MÚSICA:
“AMAR-TE MAIS QUE A MIM MESMO, AMAR-TE MAIS QUE TUDO AQUI”!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
ST E ST –SÃO TIMÓTEO E SÃOP TITO.
SS- SÃO SENOFENTE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos fixar o olhar sobre o versículo 7 da 1ª leitura:
“Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade.”
Pela (pouca) experiência vivida como Celebrante, membro de Grupo de Reflexão e ex-coordenador da Pastoral da Juventude, às vezes me percebo pensando se se calar é bom. Falar, exige antes de tudo, um cuidado especial para não “saturar” o ouvido das pessoas com palavras em excesso ou pouco eficientes. Tenho em mente que ter uma fala um pouco mais elaborada é importante, pois quando se quer discutir Deus, também é preciso estar atento, parar e refletir um pouco. Termos simples de mais às vezes pode deixar o outro inquieto. Palavras profundas possibilitam uma penetração maior no interior do cristão (ou não) que está ouvindo.
Pois bem, sempre devemos ter o zelo de procurar sintetizar ao máximo aquilo que o Espírito nos fala. Isso ajuda as outras pessoas a terem tempo de também se manifestarem. Porém, “Deus não nos deu um espírito de timidez”... A força que Ele nos dá nos encoraja para que cada um seja o seu Porta-voz. Assim, não é necessário palavras em excesso, muito menos não cabe omiti-las, mas proferi-las de maneira sábia o que o Espírito Santo nos diz, sabedoria essa que também é Dom!
No Evangelho de Lucas Jesus vem nos falar que não há necessidade de cumprimentar a todos, justamente para que se evite palavras desnecessárias. Além disso, ajuda também a manter o foco naquilo que realmente é importante na missão: o anúncio da Boa Nova, e só! Não é preciso falar muito! Diante de uma pessoa que não tem o hábito do contato com Deus, devemos inicialmente silenciar, a fim de que a semente da Paz possa começar a crescer. Assim, dizemos: “A Paz esteja conosco!” (versículo 5); que equivale a dizer: “O Senhor esteja conosco!”. Essa última é proferida várias vezes no mundo em cada Celebração Eucarística. Interessante que a missa é o modo que mais nos ajuda a alimentar a alma, renovando as forças no momento da Comunhão. De fato, é nesta ocasião que somos convidados a fazermos parte do Reino dos Céus, pois temos um íntimo contato com Cristo sacrificado no Sagrado Mistério da Eucaristia. Ora, se ficamos mais próximos de Jesus na Comunhão, então ficamos também mais perto do Reino dos Céus. Talvez seja por isso que Cristo nos manda dizer que o Reino está próximo: porque a cada lembrança do Seu Santo Sacrifício (na Missa) é possível sentir e fazer parte do Mistério Sagrado.
No versículo 9: “O Reino de Deus está próximo de vós". Devemos, assim, dizer sempre: A Paz (o Senhor) esteja conosco!
Louvados sejam Jesus e Maria. Para sempre sejam louvados!
Vinnie.