Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LITURGIA DA PALAVRA DE 25.01.11

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 22,3-16 ou Atos dos Apóstolos 9,1-22)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo
3ª Semana do Tempo Comum
3ª Semana do Saltério
Cor: Branca
SS Conversão de São Paulo
SS Agíleo
SS Ananias
A- A+

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3”Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”

-Palavra do Senhor.
-Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura


Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”.
12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes? 22Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 116)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo

A- A+

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho (Marcos 16,15-18)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Conversão de São Paulo
25 de Janeiro

A- A+

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!
Ide pelo mundo e evangelizai
Postado por: homilia
janeiro 25th, 2011
A+A-
0tweetsretweet
Estamos diante de um acréscimo tardio (cf. Mc 16,9-20) ao Evangelho de Marcos. Pode-se perceber que, na liturgia, foi associado à festa da conversão de São Paulo que celebramos hoje, por dois aspectos: pelo caráter essencialmente missionário do texto e pela alusão ao “pegar em serpentes” como sinal do sucesso na missão, conforme o acontecido com Paulo por ocasião do naufrágio em Malta, segundo a narrativa que se encontra em Atos dos Apóstolos (cf. At 28,3-6). O que se destaca no texto é a dimensão do poder como sendo a grande característica da missão.
O Evangelho de hoje nos conduz a uma vida nova em função da missão. Pouco antes de subir aos céus Jesus deixou para todos nós a missão de anunciar o Seu Evangelho. E foi este o recado que Ele nos mandou por meio dos Seus apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Este som ainda ecoa dentro do coração daqueles que creem na Palavra de Deus. Jesus nos dá garantia para o sucesso da nossa missão quando diz: “quem crer e for batizado será salvo!” Não precisamos fazer muitas coisas nem realizar muitas obras, mas apenas crer e dar testemunho da ação do Espírito Santo na nossa vida! Foi para isso que nós fomos chamados, e esta é a nossa missão de batizados.
Quando nós fazemos esta experiência de anunciar o Evangelho nós constatamos realmente os sinais que nos acompanham por força da nossa fé em Jesus Cristo. Expulsar demônios, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes, significa para nós a força milagrosa que o Amor de Deus realiza em função do nosso anúncio. Esses sinais acontecem na nossa vida e na vida daqueles a quem nós anunciamos Jesus, quando desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado. Quanta mudança, quanta transformação, quanta conversão nós verificamos quando falamos a nova linguagem do Amor de Deus!Os demônios que perseguem a humanidade se rendem quando nós tudo fazemos por amor a Jesus! O pecado, veneno mortal, não consegue mais ter força sobre aqueles que nos escutam falar em Nome de Cristo Jesus! É esta a nossa missão: o “mundo inteiro” é o lugar onde estivermos e “toda criatura” são todos aqueles a quem nós podemos testemunhar os prodígios de Jesus Nazareno. Os sinais nos acompanharão se formos obedientes ao Seu mandado.
Enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém pode ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos.
O sinal de adesão a Jesus dar-se-ia no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Seria a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Dessa comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.
Os apóstolos tinham como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Nada de novas doutrinas! Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.
Uma certeza deve nos animar: o Ressuscitado está para sempre junto de nós, incentivando-nos a ser fiéis à missão. Portanto, nada de nos deixar abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida.
Você já percebeu esses sinais na sua vida? Já usa em seus relacionamentos a linguagem do amor? Qual é o maior veneno para a humanidade hoje? Qual será o seu antídoto? O seu testemunho tem convertido alguém? Você tem propagado os milagres que acontecem em sua vida? O que você está esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor destinou a você? O que tem deixado para depois? Depois de quê? Quando? Onde? Lance-se para a missão para a qual Jesus o envia.
Senhor Jesus, contemplando Tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do Teu Evangelho.
Padre Bantu Mendonça

MINHAS REFLEXÕES:
15b “IDE PELO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA! 16 QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”. (MC 16, 15 b-16).
É COM ESTA FRASE CLÁSSICA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE CADA UM DE NÓS INTINERANTES DO EVANGELHO, PRECISAMOS DARMOS PASSOS RUMO A NOVA EVANGELIZAÇÃO, EM BUSCA DE RESGATARMOS NOVAS VIDAS, NOVAS PESSOAS, SEJAM JOVENS, IDOSOS, FAMÍLIAS INTEIRAS, OU CRIANÇAS A VIREM TOMAR POSSE DA PARTE DO REINO DE DEUS PARA TODOS CONQUISTADO COM AMOR E MISERICÓDIA POR JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.
É NESTE CONTEXTO, QUE BUSCAMOS A VERDADE, E HOJE DE FORMA TODA ESPECIAL, POR MEIO DA LITURGIA, NA NARRATIVA DE UMA DAS MAIS BELAS E LINDAS CENAS DE CONVERSÃO.
“É O ENCONTRO DO PROCURADO, COM O PRÓPRIO QUE O BUSCA”. (ERLÂNIO PINHEIRO).
JESUS CRISTO, NUMA VISÃO CLARA E VIVIFICANTE, ENCONTRA “SAULO”, DEPOIS TGORNADO PAULO, DIANTE A NATUREZA E DUREZA DE UM CORAÇÃO, QUE SOPRAVA AMEAÇAS, JESUS CRISTO, ENCONTRA A FORMA PRÓPRIA E TOCANTE DE FAZER CAIR POR TERRA AS ESTRUTURAS HUMANAS, FAZENDO COM QUE PERCEBAMOS QUE A DUREZA DE NOSSO CORAÇÃO, TEM FIM SIM, ESSA DUREZA É APENAS MOMENTANEA, QUESTÃO DE TEMPO, COISA PASSAGEIRA, APENAS PRECISAMOS DE UM TOQUE SOBRE JESUS CRISTO E PRONTO, CAIMOS EM ESPÍRITO E DEIXAMOS TODA E QUALQUER AÇÃO CARNAL.
A CENA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO, BALANÇOU E NÃO APENAS BALANÇOU, MAS DESTRUIU TODA A VISÃO DE CARNAL E DO MAL DO CORAÇÃO DE PEDRA DE UM HOMEM, QUE ACHAVA TER ENCONTRADO “PODERES”, DITADOS POR UM SUBSCRITO, MAS QUE NA VERDADE, AO RECUPERAR A SUA VISÃO SOB A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS DE UM DÍSCIPULO DE JESUS CRISTO, CHAMADO ANANIAS, COM A EFUSÃO DO BATISMO, VEM PODER DE UMA VISÃO AGORA CLARIFICADA E VERDADEIRA C APAZ AGORA DE FAZÊ-LO ENXERGAR E DE LEVÁ-LO A UMA EXPERIÊNCIA NOVA ONDE AGORA O PERSEGUIDOR, PASSA SER PERSEGUIDO, POR CAUSA DO AMOR A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.
7 b “SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES”? (AT 22, 7 b).
E A RESPOSTA DE SAULO AINDA COMO SEM SABER O QUE LHE ACONTECERÁ O LEVA A DIZER:
8 b “QUEM ÉS TU SENHOR”? (AT 22, 8 b).
E AINDA MAIS:
10 b “QUE DEVO FAZER SENHOR”?
É AQUI A CHAVE DA QUESTÃO PARA PODERMOS EVANGELIZAR BEM.
PRECISAMOS NÃO MAIS PERGUNTAR QUEM ÉS TU SENHOR, ISSO EU CREIO QUE JÁ O SABEMOS E BEM. MAS OU VIR DE JESUS CRISTO SENHOR DE NOSSAS VIDAS E NOSSAS MISSÕES, O QUE ELE JESUS CRISTO QUER QUE FAÇAMOS EM SEU NOME.
QUANTAS E QUANTAS VEZES, NÓS NOS DEPARAMOS COM MISSIONÁRIOS DE NOSSA PRÓPRIA CONVIVÊNCIA, DE NOSSAS PRÓPRIAS COMUNIDADES, QUE ERMOS DO ANSEIO DE DEUS, DE JESUS CRISTO, TOMAM O CAMPO DA EVANGELIZAÇÃO, PREGANDO COMO QUE UM DESERTO, UM VAZIO SEM ESPERANÇAS, SEM CONHECIMENTO, SEM CAUSA.
NO SANTO EVANGELHO DE HOJE, APÓS A LEITURA EU COMEÇO A MINHA REFLEXÃO COM A FRASE MANDATO DE JESUS CRISTO.
15b “IDE PELO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA! 16 QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”. (MC 16, 15 b-16).
PARA QUE NO NBOME DELE, POSSAMOS, CURAR, EXPULSAR DEMÔNIOS, ANUNCIAR O TMPO DA GRAÇA, LEVAR OS POVOS A PROCLAMAR NOVAS LÍNGUAS (AQUI COMO QUE A ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO), ATÉ MESMO SE TOCAR NO VENENO MORTAL ESTE NÃO FARÁ MAL ALGUM.
MAS PARA ISSO PRECISAMOS ADMITIR COMO NA SEGUNDA OPÇÃO DA PRIMEIRA LEITURA NA CORVERSÃO DE SÃO PAULO EM ATOS DOS APÓSTOLOS:
18 “IMEDIATAMENTE CAÍRAM DOS OLHOS DE SAULO COMO QUE ESCAMAS E ELE RECUPEROU A VISTA”. (AT 9, 18).
É SOMENTE ASSIM IRMÃOS, QUE COMPREENDENDO O CHAMADO DE JESUS CRISTO, PARA NOSSAS VIDAS, QUE PODEREMOS ENTÃO ENTOAR O CÂNTICO EXPRESSO NO SALMO DE HOJE:
“IDE POR TODO MUNDO A TODOS PREGAI O EVANGELHO” (SL 116).
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SP- SÃO PAULO APÓSTOLO.
SA-SÃO ANGÍLEO.
AS-SÃO ANANIAS.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 22,3-16 ou Atos dos Apóstolos 9,1-22)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo
3ª Semana do Tempo Comum
3ª Semana do Saltério
Cor: Branca
SS Conversão de São Paulo
SS Agíleo
SS Ananias
A- A+

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3”Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”

-Palavra do Senhor.
-Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura


Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”.
12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes? 22Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 116)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo

A- A+

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho (Marcos 16,15-18)
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011
Conversão de São Paulo

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Conversão de São Paulo
25 de Janeiro

A- A+

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!
Ide pelo mundo e evangelizai
Postado por: homilia
janeiro 25th, 2011
A+A-
0tweetsretweet
Estamos diante de um acréscimo tardio (cf. Mc 16,9-20) ao Evangelho de Marcos. Pode-se perceber que, na liturgia, foi associado à festa da conversão de São Paulo que celebramos hoje, por dois aspectos: pelo caráter essencialmente missionário do texto e pela alusão ao “pegar em serpentes” como sinal do sucesso na missão, conforme o acontecido com Paulo por ocasião do naufrágio em Malta, segundo a narrativa que se encontra em Atos dos Apóstolos (cf. At 28,3-6). O que se destaca no texto é a dimensão do poder como sendo a grande característica da missão.
O Evangelho de hoje nos conduz a uma vida nova em função da missão. Pouco antes de subir aos céus Jesus deixou para todos nós a missão de anunciar o Seu Evangelho. E foi este o recado que Ele nos mandou por meio dos Seus apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Este som ainda ecoa dentro do coração daqueles que creem na Palavra de Deus. Jesus nos dá garantia para o sucesso da nossa missão quando diz: “quem crer e for batizado será salvo!” Não precisamos fazer muitas coisas nem realizar muitas obras, mas apenas crer e dar testemunho da ação do Espírito Santo na nossa vida! Foi para isso que nós fomos chamados, e esta é a nossa missão de batizados.
Quando nós fazemos esta experiência de anunciar o Evangelho nós constatamos realmente os sinais que nos acompanham por força da nossa fé em Jesus Cristo. Expulsar demônios, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes, significa para nós a força milagrosa que o Amor de Deus realiza em função do nosso anúncio. Esses sinais acontecem na nossa vida e na vida daqueles a quem nós anunciamos Jesus, quando desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado. Quanta mudança, quanta transformação, quanta conversão nós verificamos quando falamos a nova linguagem do Amor de Deus!Os demônios que perseguem a humanidade se rendem quando nós tudo fazemos por amor a Jesus! O pecado, veneno mortal, não consegue mais ter força sobre aqueles que nos escutam falar em Nome de Cristo Jesus! É esta a nossa missão: o “mundo inteiro” é o lugar onde estivermos e “toda criatura” são todos aqueles a quem nós podemos testemunhar os prodígios de Jesus Nazareno. Os sinais nos acompanharão se formos obedientes ao Seu mandado.
Enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém pode ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos.
O sinal de adesão a Jesus dar-se-ia no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Seria a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Dessa comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.
Os apóstolos tinham como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Nada de novas doutrinas! Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.
Uma certeza deve nos animar: o Ressuscitado está para sempre junto de nós, incentivando-nos a ser fiéis à missão. Portanto, nada de nos deixar abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida.
Você já percebeu esses sinais na sua vida? Já usa em seus relacionamentos a linguagem do amor? Qual é o maior veneno para a humanidade hoje? Qual será o seu antídoto? O seu testemunho tem convertido alguém? Você tem propagado os milagres que acontecem em sua vida? O que você está esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor destinou a você? O que tem deixado para depois? Depois de quê? Quando? Onde? Lance-se para a missão para a qual Jesus o envia.
Senhor Jesus, contemplando Tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do Teu Evangelho.
Padre Bantu Mendonça

MINHAS REFLEXÕES:
15b “IDE PELO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA! 16 QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”. (MC 16, 15 b-16).
É COM ESTA FRASE CLÁSSICA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE CADA UM DE NÓS INTINERANTES DO EVANGELHO, PRECISAMOS DARMOS PASSOS RUMO A NOVA EVANGELIZAÇÃO, EM BUSCA DE RESGATARMOS NOVAS VIDAS, NOVAS PESSOAS, SEJAM JOVENS, IDOSOS, FAMÍLIAS INTEIRAS, OU CRIANÇAS A VIREM TOMAR POSSE DA PARTE DO REINO DE DEUS PARA TODOS CONQUISTADO COM AMOR E MISERICÓDIA POR JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.
É NESTE CONTEXTO, QUE BUSCAMOS A VERDADE, E HOJE DE FORMA TODA ESPECIAL, POR MEIO DA LITURGIA, NA NARRATIVA DE UMA DAS MAIS BELAS E LINDAS CENAS DE CONVERSÃO.
“É O ENCONTRO DO PROCURADO, COM O PRÓPRIO QUE O BUSCA”. (ERLÂNIO PINHEIRO).
JESUS CRISTO, NUMA VISÃO CLARA E VIVIFICANTE, ENCONTRA “SAULO”, DEPOIS TGORNADO PAULO, DIANTE A NATUREZA E DUREZA DE UM CORAÇÃO, QUE SOPRAVA AMEAÇAS, JESUS CRISTO, ENCONTRA A FORMA PRÓPRIA E TOCANTE DE FAZER CAIR POR TERRA AS ESTRUTURAS HUMANAS, FAZENDO COM QUE PERCEBAMOS QUE A DUREZA DE NOSSO CORAÇÃO, TEM FIM SIM, ESSA DUREZA É APENAS MOMENTANEA, QUESTÃO DE TEMPO, COISA PASSAGEIRA, APENAS PRECISAMOS DE UM TOQUE SOBRE JESUS CRISTO E PRONTO, CAIMOS EM ESPÍRITO E DEIXAMOS TODA E QUALQUER AÇÃO CARNAL.
A CENA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO, BALANÇOU E NÃO APENAS BALANÇOU, MAS DESTRUIU TODA A VISÃO DE CARNAL E DO MAL DO CORAÇÃO DE PEDRA DE UM HOMEM, QUE ACHAVA TER ENCONTRADO “PODERES”, DITADOS POR UM SUBSCRITO, MAS QUE NA VERDADE, AO RECUPERAR A SUA VISÃO SOB A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS DE UM DÍSCIPULO DE JESUS CRISTO, CHAMADO ANANIAS, COM A EFUSÃO DO BATISMO, VEM PODER DE UMA VISÃO AGORA CLARIFICADA E VERDADEIRA C APAZ AGORA DE FAZÊ-LO ENXERGAR E DE LEVÁ-LO A UMA EXPERIÊNCIA NOVA ONDE AGORA O PERSEGUIDOR, PASSA SER PERSEGUIDO, POR CAUSA DO AMOR A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.
7 b “SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES”? (AT 22, 7 b).
E A RESPOSTA DE SAULO AINDA COMO SEM SABER O QUE LHE ACONTECERÁ O LEVA A DIZER:
8 b “QUEM ÉS TU SENHOR”? (AT 22, 8 b).
E AINDA MAIS:
10 b “QUE DEVO FAZER SENHOR”?
É AQUI A CHAVE DA QUESTÃO PARA PODERMOS EVANGELIZAR BEM.
PRECISAMOS NÃO MAIS PERGUNTAR QUEM ÉS TU SENHOR, ISSO EU CREIO QUE JÁ O SABEMOS E BEM. MAS OU VIR DE JESUS CRISTO SENHOR DE NOSSAS VIDAS E NOSSAS MISSÕES, O QUE ELE JESUS CRISTO QUER QUE FAÇAMOS EM SEU NOME.
QUANTAS E QUANTAS VEZES, NÓS NOS DEPARAMOS COM MISSIONÁRIOS DE NOSSA PRÓPRIA CONVIVÊNCIA, DE NOSSAS PRÓPRIAS COMUNIDADES, QUE ERMOS DO ANSEIO DE DEUS, DE JESUS CRISTO, TOMAM O CAMPO DA EVANGELIZAÇÃO, PREGANDO COMO QUE UM DESERTO, UM VAZIO SEM ESPERANÇAS, SEM CONHECIMENTO, SEM CAUSA.
NO SANTO EVANGELHO DE HOJE, APÓS A LEITURA EU COMEÇO A MINHA REFLEXÃO COM A FRASE MANDATO DE JESUS CRISTO.
15b “IDE PELO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA! 16 QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”. (MC 16, 15 b-16).
PARA QUE NO NBOME DELE, POSSAMOS, CURAR, EXPULSAR DEMÔNIOS, ANUNCIAR O TMPO DA GRAÇA, LEVAR OS POVOS A PROCLAMAR NOVAS LÍNGUAS (AQUI COMO QUE A ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO), ATÉ MESMO SE TOCAR NO VENENO MORTAL ESTE NÃO FARÁ MAL ALGUM.
MAS PARA ISSO PRECISAMOS ADMITIR COMO NA SEGUNDA OPÇÃO DA PRIMEIRA LEITURA NA CORVERSÃO DE SÃO PAULO EM ATOS DOS APÓSTOLOS:
18 “IMEDIATAMENTE CAÍRAM DOS OLHOS DE SAULO COMO QUE ESCAMAS E ELE RECUPEROU A VISTA”. (AT 9, 18).
É SOMENTE ASSIM IRMÃOS, QUE COMPREENDENDO O CHAMADO DE JESUS CRISTO, PARA NOSSAS VIDAS, QUE PODEREMOS ENTÃO ENTOAR O CÂNTICO EXPRESSO NO SALMO DE HOJE:
“IDE POR TODO MUNDO A TODOS PREGAI O EVANGELHO” (SL 116).
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SP- SÃO PAULO APÓSTOLO.
SA-SÃO ANGÍLEO.
AS-SÃO ANANIAS.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

2 comentários:

Unknown disse...

São Paulo hoje nos faz lembrar de um dos mais belos sacramentos: o da confissão.
O ato de confessar algo é tão belo porque obriga o cristão a rasgar todas as máscaras que o escondia, que o tornava um covarde diante da sua realidade. Às vezes paro e penso: “Por que Paulo?”. Mas, quem como Deus? Apesar de tudo, Paulo tinha uma sensibilidade impressionante ao atender o chamado de Deus. Talvez seja essa a virtude primária de todo cristão: a sensibilidade. Ela nos ajuda a entender o sofrimento do outro, nos ajuda a se aproximar daquele que sofre.
Tragédias do mundo moderno, como o terremoto no Haiti, a guerra no Oriente médio e as enchentes no Rio de Janeiro (e em todo o país) nos permite compreender que a dor nos aproxima por meio das ajudas impulsionadas pela solidariedade/sensibilidade dos que vêem.
Ser sensível a causa do outro é olhá-lo com um olhar compadecido diante da sua dor; é, antes de tudo, emprestar o respeito, a dignidade que foi perdida...
É... Confessar não é fácil. Primeiro de tudo porque exige uma reflexão interior, um exame de consciência. Difícil ainda é olhar para a face de Cristo sofrida na Cruz e dizer: “Eu errei.” E então Jesus, com seu olhar tênue responde: “É por isso que estou aqui.”
Jesus foi pregado e humilhado, mas permaneceu humilde. E é isso o que o Sacramento da Confissão nos faz: pessoas humildes e reconhecedoras de suas fraquezas e limitações para que, a partir delas, possamos avançar no caminho da Santidade, que nos permite também jogar as redes para águas mais profundas.
Pregar a Boa Nova pelo mundo, como nos manda Jesus no evangelho de Marcos, significa justamente lançar sempre as redes. Porém, ao contrário dos pescadores de peixes, não é necessário força física na hora de “puxar” as redes. Evangelizar é um ato ainda mais profundo, é a concretização da Fé, exigindo paciência e serenidade para ouvir o outro na sua dúvida, no seu questionamento...
Ser evangelizador, não só na comunidade em que vive, mas em qualquer outro lugar, é carregar na alma o ardor missionário de Cristo e dos apóstolos. É também “emprestar” nossas pernas, braços, tronco... nosso corpo, nossa vida ao Projeto de Deus.
Encerro o comentário com a Ajuda de São Francisco:
“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz”.
Louvado sejam Jesus e Maria. Para sempre sejam louvados.
Vinnie.

Unknown disse...

No versículo 9 no livro dos Atos dos Apóstolos, quando São Paulo diz: “9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava.”. Esse trecho nos permite fazer uma comparação com a cena de Zaqueu recebendo Jesus em sua casa. Nesse ponto, parece até que o evangelista não descreve bem a situação, ao omitir o assunto da conversa entre o republicano e Jesus. Na verdade, da mesma forma como os amigos de Paulo não ouviam o que a Luz dizia, Deus hoje quer falar a cada um de maneira particular. Não saber o que Jesus falou a Zaqueu é significar que Jesus nos trata de uma maneira particular, que o que Ele profere é especial para cada um.
Devemos fazer orações e oivir o que Ele me diz!

Vinnie.