Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 2 de agosto de 2020

Liturgia de Domingo: 02.08.2020

Liturgia de Domingo: 02.08.2020


18a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: São João Maria Vianey-Dia do Padre-


Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Primeira Leitura

(Is 55,1-3)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim diz o Senhor: 1“Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga.

2Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo. 3Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi”. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Salmo Responsorial

(Sl 144)

— Vós abris a vossa mão/ e saciais os vossos filhos.

— Vós abris a vossa mão/ e saciais os vossos filhos!

— Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.

— Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.

— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.

Segunda Leitura

(Rm 8,35.37-39)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 35Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? 37Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! 38Tenho a certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro, nem as forças cósmicas, 39nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho

(Mt 14,13-21)

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”.

16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”. 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”.

19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Oração

— OREMOS: (instante de silêncio) MANIFESTAI, Ó DEUS, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

— Amém.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Dentro do mês das vocações, nos enxontramos no primeiro domimgo de agosto, celebrandomo dia do Padre. Essa pessoa tão importante que tirada do seio da comunidade, agora passa com zelo apostólico, a guiar seu rebanho e a presidir a Santa Eucaristia. Quero em especial apresentar nesta reflexão, meu pároco: Pe. Francisco dos Santos, que neste ano especial completa seus 7 anos de vida sacerdotal. Que em meio a uma paróquia nova também sobe com seu punho espiritual de pastor, assim se faz vazio em si, para se preencher realizando a vontade de Deus, na vida de todos nós!


Padre, o Senhor equilibra com suas homilias, o que muitas vezes em nós esta como que bambeando, por isso neste dia tão especial, temos a garantia de Deus, de podermos contar com a sua presença em nossas comunidades e nossas famílias e nossa vida pessoal.


Feliz dia do Padre.


E a santa liturgia de hoje, nos deparamoa com as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faz do milagre da partilha, cinco pães e dois peixinhos, a capacidade de alimentar espiritual a uma multidão. Pois quem tem inclinação para escuta da Palavra de Deus, pode também viver a solidariedade pelo próximo.

LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:


São João Maria Vianei



ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


São João Maria Vianey (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!



Nenhum comentário: