Liturgia de Quarta-feira 15.07.2020
15a. Semana do Tempo Comum
Ss dia: São Boa Ventura
Cor: Branca
Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".
15 de Julho de 2020
SÃO BOAVENTURA BISPO E DOUTOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)
Antífona de entrada
O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).
Oração do Dia
Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de são Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Isaías 10,5-7.13-16
Leitura do livro do profeta Isaías.
10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.
6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.
7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.
13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.
14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.
15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!
16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.
Palavra do Senhor.
Salmo - 93/94
O Senhor não rejeita o seu povo.
Eis que oprimem, Senhor, vosso povo
e humilham a vossa herança;
estrangeiro e viúva trucidam,
e assassinam o pobre e o órfão!
Eles dizem: “O Senhor não nos vê
e o Deus de Jacó não percebe!”
Entendei, ó estultos do povo;
insensatos, quando é que vereis?
O que fez o ouvido não ouve?
Quem os olhos formou não verá?
Quem educa as nações não castiga?
Quem os homens ensina não sabe?
O Senhor não rejeita o seu povo
e não pode esquecer sua herança:
voltarão a juízo as sentenças;
quem é reto andará na justiça.
Evangelho - Mateus 11, 25-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Seja do vosso agrado, ó Pai, este sacrifício, celebrado na festa de são Boaventura, e, seguindo seu exemplo, seja plena a nossa dedicação ao vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou sua casa, para dar a todos o pão de cada dia (Lc 12,42).
Depois da Comunhão
Ó Pai, instruí pelo Cristo mestre aos que saciastes com o Cristo que é pão da vida, para que, na festa de são Boaventura, possamos aprender a verdade e vivê-la com amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Minhas reflexões pessoal
Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
A grande motivação que vivemos hoje é ainda poder contar que da sabedoria mas com humildade de São Boa Ventura (Séc XIII), sendo discípulo de São Francisco, ajudou a humanidade a conhecer o caminho de santidade e de salvação.
Mergulhando na Santa Liturgia deste dia, vimos que na profecia de Isaías, o Senhor a levantar sua cólera contra Asur, pois este torna-se agora instrumento de sua indignação. Fora preciso para que o povo passasse por esta força do braço de Deus, para que eles pudendo sentir em sí que em nada o homem pode agir por suas vontades, deixando de lado os conselhos que Deus os reserva.
O que é o homem nas mãos de Deus, ele chega a comparar com o machado ou com a serra, que só pode cortar e serrar se deixar manejar pelo lenhador, assim somos nós nas mãos de Deus. Mas o que a profecia prega não é sentido de rejeição e sim de converção a aceitação da vontade de Deus, para que posssamos cantar como no salmo deste dia:
O Senhor não rejeita o seu povo!
Para termos maior evidência de tudo o que refletimos até aqui, por meio agora de Jesus Cristo Deus fala a cada um de nós.
Louvor a Deus pois aos pequeninos são revelados os seus desígnios.
Sim antes aos simples e inocentes Deus revela seus mistérios, escondendo-os dos sábios e entendidos, que na maior parte querem saber ainda mais mas os seus egocentrismo, bloqueia a graça da partilha e dabdivisão. Tudo é portanto do agrado de Deus.
Assim o Pai se faz vo-lo conhecer no Filho, porque para aquele que esta no Filho esta no Pai e ainda a quem o Filho o quiser revelar.
LSNSJC (...).
SANTO DO DIA: São Boaventura
O menino João nasceu no ano 1218. O pai era um médico conceituado e influente na cidade. Aos vinte anos de idade, ingressou no convento franciscano, onde vestiu o hábito e tomou o nome de Boaventura. Estudou filosofia e teologia na universidade de Paris. Foi contemporâneo de Tomás de Aquino.
Boaventura buscou a ordem franciscana porque, com seu intelecto privilegiado, enxergou nela uma miniatura da própria Igreja. Ambas nasceram contando somente com homens simples, pescadores e camponeses. Boaventura opôs-se a todos que atacavam as ordens mendicantes. Foi nesta defesa, como teólogo e orador, que teve sua fama projetada em todo o meio eclesiástico.
Em 1257 foi eleito Superior Geral da ordem. Neste cargo permaneceu por dezoito anos. Sua direção foi tão exemplar que acabou sendo chamado de segundo fundador e pai dos franciscanos. Ele conseguiu manter o equilíbrio da nova geração dos frades com os de visão mais antiga.
Escreveu onze volumes teológicos, procurando dar o fundamento racional às verdades regidas pela fé. Foi ordenado Bispo-cardeal e encarregado de organizar o Concilio de Lion, em 1273.
Frei Boaventura morreu em 15 de julho de 1274 em Lion, na França, assistido pessoalmente pelo Papa que o queria muito bem. Foi canonizado em 1482 e recebeu o honroso título de Doutor da Igreja.
OAÇÃO DE SÃO BENTO:
A cruz sagrada seja a minha luz
Não sejas o dagrão meu guia
Retiras-te Satanás
É mau o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo o teu veneno
Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).
Nossa Senhora de Medjugorje (...).
Nossa Senhora Rosa Mística (...).
Sãoo Camilo de Lélis(...).
São Boa Ventura (...).
São Bento (...).
São João Paulo II (...).
AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário