Liturgia de Sexta-feira: 31.07.20
17a. Semana do Tempo Comum
Ss dia: Santo Inácio de Loyola-
Cor: Branca
Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".
"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).
Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.
XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Branca– Ofício do Dia)
Primeira Leitura
(Jr 26,1-9)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”.
7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?’” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial
(Sl 68)
— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
— Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?
— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
— Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!
— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!
Evangelho
(Mt 13,54-58)
Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Minhas reflexões pessoal
Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Chegamos a mais um final de mês e como este mês foi abençoado para todos nós que optamos pela Sagradas Escrituras. A Santa Luturgia de hoje causa supresa aos que moram em Nazaré. Jesus mostra sinais de seu amor e de sua misericórdia, mas eles não o aceitam sob acusação de que ele se tratava de ser o filho do carpiteiro e ter seus "irmãos" (significado da palavra que queria dizer parentes), todos ali mesmo daquela redondeza, a ponto de ouvirem o Próprio Cristo falar:
"-57b Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e família." (Mt 13, 57b).
Por isso a frase que não queria calar:
"56b ENTÃO DE ONDE LHE VEM TUDO ISSO?" (Mt 13, 56b).
Deus espera de nós atitudes de mudanças, de conversão por isso ordena que Jeremias desça a casa do Senhor e no meio do atrio se ponha a profetizar contra o povo de Judá que Deus esta cansado das más obras e ações daquela gente, que eles precisam retrocederem de seus maus hábitos e do seu pecado. Isso provoca no povo um sentimento e desejo de morte contra o profeta, mas a confiança em Deus era plena e assim ouvimos no salmo de hije como que deve ser a nossa resposta a Deus.
"Respondei-me, ó Senhor pelo vosso imenso amor!"
A rejeição é um dos maiores pecados que possam em todos os tempos existirem no meio de uma sociedade que se apresenta como sendo uma sociedade sem preconceitos, sua própria atitude já forma a um preconceito, capaz de distruir aos que os outros possam construir para o bem em comum no amor de Deus.
LSNSJC (...).
SANTO DO DIA:
Santo Inácio de Loyola, nascido em Loyola, Espanha, começou a mudar sua vida, depois que foi ferido numa batalha. Enquanto se recuperava descobriu que o sentido da vida não está na força humana, mas na confiança em Cristo. Em Cristo amadureceu sua conversão, no mosteiro de Montserrat. Fundou a Companhia de Jesus – Jesuítas e criou os “Exercícios Espirituais”, bastante conhecidos entre nós. Morreu em Roma, no ano de 1556.
ORAÇÃO DE SÃO BENTO:
A cruz sagrada seja a minha luz
Não sejas o dagrão meu guia
Retiras-te Satanás
É mau o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo o teu veneno
Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).
Nossa Senhora de Medjugorje (...).
Nossa Senhora Rosa Mística (...).
Santa Ana e São Joaquim (pais de N.Senhora (...).
São Celestino I (Pp).
Santo Inocêncio I (Pp).
Santa Marta Discípula de Jesus (...).
São Pedro Crisólogo Bispone Dt.(...).
Santo Inácio de Loyola (...).
São Bento (...).
São João Paulo II (...).
AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!