25ABR2020
COR LITÚRGICA: VERMELHO
2ª Semana da Páscoa | São Marcos, evangelista | Sábado
Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 88)
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
Evangelho (Mc 16,15-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
São Marcos Evangelista
Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era de origem judaica e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar" (Atos 12,12).
A tradição nos leva a crer que, na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas e, depois, São Pedro em Roma.
São Marcos, na Igreja primitiva, fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou, no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.
São Marcos, rogai por nós!
HOMILIA
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Marcos 16,15).
Hoje, temos a graça de celebrarmos o evangelista São Marcos. Quando vamos ao Evangelho de Marcos, "bebemos Jesus", tocamos na graça d’Ele no meio de nós. Tocamos em Jesus nos evangelizando e nos formando para o Reino de Deus.
Quando tocamos neste Evangelho maravilhoso que Marcos nos trouxe, temos a convicção de que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. E é isso que Marcos anuncia por aquilo que ele escreveu e anunciou, pela Boa Nova que não é dele, mas que ele nos trouxe de Jesus para que pudéssemos conhecê-Lo.
O Evangelho de Marcos encerra com esse imperativo: “É preciso ir ao mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda a criatura”. Nenhuma criatura, nenhum ser pode ser privado do anúncio do Evangelho.
É bonito ver que Santo Antônio pregava para os passarinhos; São Francisco pregava para os animais. Precisamos anunciar o Evangelho em todo o tempo e lugar. Precisamos fazer chegar aos corações a Palavra do Senhor.
Quando diz: “toda criatura”, entendemos toda criatura humana porque as outras criaturas não podem ser batizadas. Não vamos relativizar as coisas nem nivelar todas as coisas como se tudo fosse igual, mas é para entendermos que o amor de Deus precisa se estender por todo o universo. O modo do amor de Deus estar em todo o universo é chegar a todos os corações.
A ordem não foi dada somente para os apóstolos, mas para todos os batizados. Aquele que recebeu a graça do batismo precisa anunciar o nome de Jesus aos corações.
Precisamos anunciar o Evangelho em todo o tempo e lugar
Não podemos nos omitir da nossa missão, precisamos proclamar o Evangelho de forma oportuna e de outras maneiras. Usemos os instrumentos que estão ao nosso alcance para proclamarmos ao mundo o Evangelho da salvação.
As pessoas estão confusas e perdidas, inclusive as pessoas de nossa Igreja e de nossa comunidade. Elas receberam o Evangelho e dele se esqueceram ou não mergulharam a vida nele. Nós nos perdemos e precisamos ser salvos.
Quando alguém fica perdido numa ilha, nas montanhas ou seja lá onde for, é preciso uma operação de resgate para salvar essa pessoa. Precisamos de uma operação de resgate cada vez maior para salvar a nossa alma e nossos coração que estão perdidos. E nos perdemos porque não nos encontramos ainda em Jesus.
Participamos da vida em Deus e de muitas coisas na Igreja, mas quando nos encontramos perdidos é porque o horizonte da nossa vida está sem foco e não está na direção correta.
Permitamos que a luz do Evangelho guie o nosso coração. Anunciemos isso, não proclamemos primeiro as nossas coisas, nossas visões e aquilo que temos como a nossa visão pessoal. Proclamemos, mostremos e anunciemos a Jesus, porque Ele é o nosso Salvador.
Deus abençoe você!
Padre Roger AraújoMINHAS REFLEXÕES PESSOAIS
Caminhamos com a graça de Deus, cada dia mais podemos observar a sua presença a sua misericórdia em nossas vidas, neste tempo pascal, fica ainda mais visível a atuação de Nosso Senhor entre nós, quando nesta pandemia mundial do Covid 19, podemos perceber a ação de nosso Deus, nos gestos de solidariedade em todo mundo.
Alguém que socorre o outro, outro que auxiliar a um e assim a manifestação de Deus, vai florecendo em cada vida. Já por isso na primeira leitura de hoje podemos bet que São Pedro em sua carta exoeta-nos a este relacionamento mútuo de uns para com os outros. Precisamos mesmos nos resvesti desta humildade que Jesus Cristo nos oferece, se lançar verdadeiramente na confiança a Deus, pois como narra a leitura o Leão esta a rugir e a devorar aos que são soberbos. Ora o qué é ser soberbo se não àquela pessoa que se basta a si próprio, que se preenche em si somente. Deus por meio de Jesus Cristo quer que tenhamos uma única preocupação e que esta a de nós nos entregarmos totalmente a sua confiança. Sede pois vigilantes! Sede pois solicitos estejais prontos, fiquem firmes na fé!
Pois se assim estamos o que vamos assistir meu irmãos é a queda de nossas Babilônias isto é nossos pecados.
Somente a graça de Deus, pode nos tornar fortes e imbatíveis. Pela graça de Deus podemos sim proclamar o que agora vemos no salmo de hoje:
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.(Sl 88).
Cantar e cantar eternemente um cântico novo de amor a nosso Deus. Para isso somos chamados a viver eis a vocação maior do amor, amar a Deus na pessoa do oprimido, do desprezado, do chagado, do aflito, do sem saúde, do que esta as margens da sociabilidade, ai sim meus queridos irmãos estaremos sendo o amor.
No Santo Evangelho Jesus nos ensina exortando que devemos ir por todo o mundo, isto é, a todas as pessoas que precisam serem catequizadas, setem batizadas, serem curadas de alguma enfermidade física, mental ou espiritual.
Precisamos batizar e curar em seu Nome, para que as pessoas sejam saradas e livres.
Então se temos o nome Jesus, se seu poder esta conosco, porque ainda atemorizamos-nos com tais situações como a que estamo vivendo hoje? Os vírus, como este que aqui no início citei, doenças degenerativas de todas as formas em diferentes diágnósticos e em pessoas simples como eu e como você.
Sabe porque?
Porque ainda não demos a Jesus o lugar próprio Dele em nossas vidas meus irmãos! É gritante como Jesus todos os dias fala na sua Palavra e nós não estamos nem ai!
Quais são os sinais que o Senhor nos oferece então?
"Vocês falarão novas línguas, expulssarã demônios, curarão todas as enfermidades em meu nome diz o Senhor neste trecho rico e clarividente do Santo Evangelho de (Mc15, 17-18), vocês até beberão algum veneno, sim esta ai este veneno mortal, MAS ELE NÃO VOS ATINGIRÁ. Porque ao nome de Jesus tudo se dobra ou seja tudo cai por terra. Não tenham medo de imporem as mãos sobre os enfermos, sobre a sua situação, sobre a sua vida e agora já! Jesus esta presente creiam meus amados irmãos e leitores desta reflexão orante. Creiam no poder di Nome e so Sangue de Jesus Cristo, só Ele é o RESTAURADOR!
Tome posse desta verdade e diga agora ao Covid 19 você criaturinha é uma mentita de satanás, sai para fora do ciclo da nossa humanidade, sai para fora das vidas das pessoas que amamos!
Depois de tudo isso sabe o que aconteceu?
Jesus foi levado aos céus de onde esta sentado a Direita com Poder e com Glória e nós que somos seus discipulos tanto faz aqui do Novo Oriente na Paróquia São João Paulo II como nas mais distantes ilhas... Seguiremos vitoriosos sobressaidos de qualquer situação contrária e poderemos pregar em todos os lugares aqui e ai que o Nome de Jesus tem Poder e vence o mal. Que o Nome de Jesus faz e opera o milagre da vida, eu e você!
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para semprr seja Louvado.
STMJSF(...)
SFA(...).
SDP(...)
SME(...)
SJPII(...).
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM! ALELUIA! ALELUIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário