Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 30 de abril de 2020

LITURGIA DA PALAVRA: 30 DE ABRIL DE 2020


30ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | Quinta-feira

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


30ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | Quinta-feira

Salmo Responsorial (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

 

30ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | Quinta-feira

Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade, vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMÍLIA

30ABR2020

“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (João 6,51).

Quando me aproximo de Jesus, quando toco no corpo de Jesus, é a carne d’Ele que nos foi dada. E onde Ele nos deu a Sua carne? Foi no alto da cruz, entregando o Seu corpo pregado nela. 

Para alguns, a morte de Jesus seria um espetáculo, mas para nós é a salvação. Por isso, a Eucaristia é para nós o Calvário, mas não o Calvário que nos dá a morte, mas sim o que nos dá a vida e nos alimenta.

Quando olhamos para Jesus crucificado, do Seu lado aberto, sangue e água jorram; este é o modo como Deus nos alimenta. Ele nos alimenta com o Seu sangue – e o sangue é a vida da pessoa, é assim a compreensão judaica do sentido do sangue.

Jesus não nos dá sangue de animais, Ele nos dá o Seu próprio sangue para nos alimentar, Ele nos dá a Sua própria carne para ser o nosso alimento. Que bênção, porque, se perecemos inquietos e preocupados com o alimento da terra, Deus não se preocupa, porque Ele próprio se torna o nosso alimento, Ele próprio nos alimenta com a Sua carne e o Seu sangue.

Alimentemo-nos de Jesus, da Sua presença no meio de nós. Alimentemo-nos com o Pão vivo.

Só quem nos dá vida é Ele, o Pão da vida: Jesus

O pão que comemos na nossa mesa não tem vida, é um pão passivo; nós o comemos, saciamo-nos, mas ele não nos dá a vida. Até ficamos mais tempo de pé, porque nos alimentamos, mas pereceremos do mesmo jeito.

Quando Jesus diz que é o Pão vivo, é porque Ele nos dá a vida, d’Ele brota a vida, e a nossa vida se torna mais viva, intensa, verdadeira, autêntica e, acima de tudo, divina e sagrada, torna-se a vida em Deus, porque somos alimentados pelo próprio corpo de Deus.

Os nossos pais comeram o maná no deserto e morreram, nós também comeremos o pão de cada dia da padaria, do mercado e vamos morrer, vamos perecer. Mas quem d’Ele se alimenta jamais há de morrer e perecer, porque o Seu pão é carne para dar vida ao mundo, e o mundo está carecendo e perecendo por falta de vida. O mundo está desfalecendo, porque todas as coisas que inventaram, as mais modernas tecnologias até facilitaram a nossa vida, mas não nos dão vida. Só quem nos dá vida é Ele, o Pão da vida: Jesus.

Não desviemos o foco! As outras coisas nos atraem e nos roubam a atenção, mas só Jesus nos dá a salvação, por isso não tiremos d’Ele o nosso coração.

Deus abençoe você!  

        

 Padre Roger Araújo


SANTO DO DIA

30ABR

São José Benedito Cottolengo

Hoje, lembramos São José Benedito Cottolengo, que nasceu em Bra, na Itália, ele, desde de pequeno, demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.

Quando teve que atender uma senhora grávida que, devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração. Com isso, Deus fez desabrochar, em seu coração, a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia os pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, essas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se "Pequena Casa da Divina Providência". Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir aos necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!".

Entrou no Céu com 56 anos.

São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!



MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Refletindo dentro da oitava da Páscoa, nesta terceira semana deste tempo tão sublime em que Jesus Cristo opta pela experiência de revelar a força da ressurreição temos a graça de neste dia participarmos da liturgia da palavra com a rica atitute da experiência do Etíope de Candace, e ao mesmo tempo do Batismo que foi a ele proporcionado por Felipe.

O Etíope vinha em seu carro lendo a profecia de Isaías, onde no texto traz a narração do "Servo Sofredor", que levado ao matadouro, não abre a boca e tosquoiado e injustiçado, mas ao perceber que o impulso do Espírito Santo leva Felipe a se aproximar daquele transporte, ao entrar ali pergunta se o Etíope compreende sobre o que lê. Este respomde que como compreender se não já que o explique. Felipe tomando a Palavra explica sobre a narrativa das Sagradas Escrituras até que eles chegam ao lugar do rio e este pergunta-o o que impede de ser batizado?

Felipe batiza o eunuco e em seguida é arrrbato para azoto.

Cumpre-se assim o predito a este homem de que a força do Espírito Santo vem sobre ele.

O Salmista aasim proclama:

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. (Sl 65).

O Santo Evangelho de São João narra sobrebo Pão da Vida. Que somente é atraído a Ele, que é o Pão da Vida, se o Pai o atrái. Ninguém se não o Filho viu e conhece o Pai, mas a todos que conhecem o Filho, o Pai se deixa revelar por meio Dele.

Enquanto que vosso pais no deserto comerão o pão eis que estamos presentes do Verdadeiro Pão, que dá a vida, em favor de muitos e àqueles que vão ao encontro de Jesus não mais tetão fome pois serão saciados de vida e de vida em plenitude.

O Pão que Jesus nos oferece é o Pão que da vida em favor do mundo!

LSJNSJ (...).

STMJSF (...).

SJBC (...).

NSC(...).

SDP(...).

SJPII (...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!


segunda-feira, 27 de abril de 2020

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE ABRIL DE 2020


27ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | Segunda-feira

Primeira Leitura (At 6,8-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.

13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.

15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 118,23-30)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos


Evangelho (Jo 6,22-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor


HOMILIA DIÁRIA

“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (João 6,27).

Precisamos trabalhar para ter o pão de cada dia, precisamos do nosso trabalho, e não podemos negar isso a ninguém, ainda que tenhamos que fazer esforços, como estamos fazendo. Todos nós, no mundo inteiro, temos de nos prevenir de um mal maior, mas do nosso jeito, obedecendo às leis civis, unindo-nos em torno de um ideal maior, cuidando da nossa saúde, até para que possamos trabalhar depois, porque sem saúde ninguém vai trabalhar, ninguém terá o seu sustento de cada dia.

Não tenhamos medo do que é preventivo. Aliás, o medo e a inquietação estão em nós, porque o nosso esforço é sempre pelo alimento material, pelo alimento que nos leva a perecer.

O pão do qual nos alimentamos – o arroz, o feijão, a nossa comida de cada dia – é para que o nosso físico se sustente. Não sejamos mundanos, não tenhamos aquela mentalidade mundana de achar que precisamos nos alimentar apenas do alimento cotidiano e ordinário.

Precisamos trabalhar com mais ardor pelo alimento que permanece até a vida eterna. O pão que comemos, aqui, leva-nos a perecer aqui mesmo, mas quando nos alimentamos da Palavra de Deus e de Jesus, quando alimentamos a nossa vida espiritual, estamos semeando a eternidade em nós.

Aquele que investe a sua vida em Deus permanece até a vida eterna

Os homens estão buscando fórmulas para que a vida aqui se multiplique, dure mais; e alguns querem ser até eternos aqui, mas não vão, porque a vida é perecível. Isso é do próprio organismo humano, que vai se decompondo, vai encontrando a sua contingência com o passar do tempo.

Podemos cuidar bem da nossa saúde, mas não podemos negar que pereceremos. Aquele que se alimenta do alimento eterno, que se alimenta para a eternidade nem se preocupa com essa vaidade da vida que vem e que vai, porque ele investe a sua vida na eternidade.

É óbvio que quem só olha a vida do ponto de vista material sofre e perece com mais facilidade, porque Aquele que nos deu a vida material também a leva de volta, mas aquele que investe a sua vida em Deus permanece até a vida eterna.

É em Jesus e na vida eterna que queremos investir a nossa vida e cuidar do nosso espírito. Façamos isso no tempo que temos e até no tempo que, muitas vezes, não temos. Não nos dediquemos somente para trabalhar e ter, porque chega um tempo que não vamos ter nada, e somente a vida em Deus será suficiente para permanecermos eternamente.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo

SANTO DO DIA
Santa Zita

Neste dia, com muito carinho e devoção, lembramos, da santidade de vida de Santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca (Itália), no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.

Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor. Dessa forma, abriu-se para a santificação de Deus.

Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre. E, lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, dessa forma, conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.

Santa Zita, rogai por nós!



 MINHAS REFLEXÕES PESSOAL

Iniciamos ontem com a belíssima Celebração Eucarística a terceira semana do Tempo Páscal, onde temos com as atidudes dos primeiros cristãos testemunhos de vida e de entrega total como se narra a primeira leitura, nos Atos dos Apostólos, Santo Estevão testemunha com sua vida e até sendo caluniado, mas não se desvia da verdade e do anúncio do Evangelho. Estevão era um homem cheio da graça de Deus, e anúnciava esta graça ma liberdade do Espírito. 

Mas alguns homens da Sinagoga dos Libertos, junto aos cirinenses e alexandrinos, com outros da Cilícia e da Ásia, discutiam para por em prova a sua sabedoria, mas a sabedoria de Estevão era a do Espírito Santo. Não conseguindo resistir-lhes a sua sabedoria, subornaram alguns homens e com falso testemunho contra Santo Estevão o levaram preso ao sinédrio alegando contra ele que ele pregava blasfêmias e injurias contra a Lei.

Mas os que ali estavam olhavam e viam o rosto de Estevão como sendo o rosto de anjo. 

Somente quem esta na verdade e que fala a verdade tem seu semblante a resplandecer como a de um anjo. Estevão era assim um homem que falava pelo seu semblante, a sua característica maior era falar com a luz para iluminar aos que estavam nas trevas. Mas isso provocou ira e inveja diante dos que estavam no sinédrio.

Olhando para nossa realidade quantos somos confundidos, em muitas vezes ainda porque queremos levar a luz do amor e da misericórdia de Deus ao mundo.

O Salmo de hoje reflete esta verdade:

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo

Uma verdade que passa pela Lei, mas a lei de Deus, movida de amor e compaixão, um amor que sai de Si em encontro dos que estão as margens forma digna de vida.

No Santo Evangelho, depois que Jesus saciará a fome fisíca daqueles cinco mil homens, agora vai ao encontro dos seus discípulos andando sobre o mar, ao que despertando a multidão "curiosa", porque agora buscavam o pão que alimentava a fome física, vão a Cafarnaum e lá encontram-No com seus discípulosbe Jesus assim os exortam:

-“26b Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. (Jo 6, 26b-29).

Este é o querigma central de nossa fé. Acreditar, testemunhar, colocar em prática, toda a obra que Deus realizou por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Testemunhar com a vida como Santo Estevão e também Santa Rita a padroeira dos empregados domésticos faziam, em suas horas vagas iam de encontro com os mais carentes e nescessitados de de suas épocas distintas, mas realizavam a vontade de Deus e mais que realizavam, despertavam outros a fazerem o mesmo.

Sejamos solícitos também em nossa evangelização.

LSNSJ (...).

STMJSF (...).

SFA (...).

SDP (...).

SR (...).

SJPII (...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!



domingo, 26 de abril de 2020

DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2020


26ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura (At 2,14.22-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. 25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’.

29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono.

31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. 33E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo”.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


26ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3º Domingo da Páscoa

Salmo Responsorial (Sl 15)

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!/ Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor:/ nenhum bem eu posso achar fora de vós!”/ Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,/ e até de noite me adverte o coração./ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!


26ABR2020

Segunda Leitura (1Pd 1,17-21)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 17Se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo.

18Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. 20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. 21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


26ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3º Domingo da Páscoa

Anúncio do Evangelho (Lc 24,13-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléoifas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?”

19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.

25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”

27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA DE PE. ROGER ARAÚJO CANÇAO NOVA

26ABR2020

“Então um disse ao outro: ‘Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?’” (Lucas 24,32).

Caminhar com os dois discípulos de Emaús, que partiam desse povoado, é ter a certeza de que Jesus também caminha conosco. Ele caminha conosco quando estamos juntos em casa e nas estradas da vida.

Andamos nas estradas da vida conversando sobre tudo, inclusive, sobre nossas inquietações, nossos medos e temores. Tenho a certeza de que a maioria de nós não conversa sobre outra coisa, neste tempo, a não ser sobre aquilo que nos preocupa e nos causa inquietações.

Não são poucas as nossas inquietações, elas vêm dos nossos medos, das nossas incertezas, dúvidas e inseguranças humanas, materiais e financeiras. Mas enquanto vamos passando por tudo isso, não nos esqueçamos de que Jesus caminha ao nosso lado, pois quando estamos mais voltados para os nossos medos, temores e preocupações, não conseguimos enxergar que Ele caminha e fala conosco.

Jesus caminha de todas as formas, mas as duas formas mais ordinárias e extraordinárias são por meio da Palavra e do partir do pão. O partir do pão, como os primeiros cristãos chamavam, é a Eucaristia. Por isso, se quisermos caminhar ao lado de Jesus, precisamos reconhecê-Lo entre nós na Sua Palavra e na Eucaristia.  

Mesmo que não tenhamos condições físicas para participar da Missa, que possamos nos voltar para Jesus na Eucaristia e na Palavra

Os discípulos discutiam de tudo pelo caminho, e enquanto discutiam, Jesus iluminava o coração deles por meio das Sagradas Escrituras. Direcionava o coração deles para que compreendessem tudo à luz da fé e à luz de Jesus.

Precisamos permitir que Jesus nos forme, que nos eduque, ensine e direcione por meio da Sua Palavra, ouvindo-O, deixando que Ele mesmo ilumine a nossa alma e o nosso coração. Dediquemo-nos à oração, sobretudo, à oração da Palavra. Meditemos a Palavra de Deus.

Cada vez que nos voltamos às Sagradas Escrituras para orarmos, o nosso coração vai arder, porque Deus vai falar conosco, Ele vai nos direcionar, arrancar as inquietações e perturbações que temos dentro de nós. Jesus vai nos conduzir para nos sentarmos à mesa com Ele, e assim iremos reconhecê-Lo ao partir do pão.

A Eucaristia é o pão partido e repartido para nos alimentar. Por isso, mais do que nunca, mesmo que não tenhamos condições físicas para participar da Missa, que possamos nos voltar para Jesus na Eucaristia e na Palavra.

É bonito a pessoa que, do alto do seu apartamento, dentro da sua casinha ou no lugar mais longínquo do mundo, sabe onde está a Igreja e se ajoelha para estar na presença de Jesus. Faz isso depois de meditar e se alimentar da Palavra. Se nos alimentarmos de Jesus na Palavra e na Eucaristia, não faltará consolo para o nosso coração, o nosso coração vai arder sempre mais, porque Jesus, vivo e ressuscitado, está no meio de nós.

Deus abençoe você!   

    

 Padre Roger Araújo

SANTO DO DIA

26ABR

São Pascásio

Pascásio Radbert foi personagem considerável no seu tempo. Os historiadores da Teologia continuam a mencionar a teoria que ele imaginou para "esclarecer" o mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Como diplomata, viajou muito entre 822 e 834, para solucionar questões da Igreja e tentar apaziguar os conflitos que punham em campo os sucessores de Carlos Magno.

Era um enjeitado exposto no pórtico de Nossa Senhora de Soissons, no fim do século VIII. A abadessa Teodarda, prima direita de Carlos Magno, recolheu-o e educou-o da melhor maneira que pôde. Ele sempre se referiu à sua mãe adotiva com reconhecimento e veneração; apesar disso, deixou-a algum tempo para se lançar em aventuras.

Converteu-se aos 22 anos. Foi então que, Adelardo, irmão de Teodarda, abade de Corbie, o recebeu entre os seus monges. O santo veio a ser um célebre professor, que deu celebridade às escolas de Corbie.

Em 844, os seus colegas de elegeram-no como abade, mas, sete anos mais tarde, fizeram uma espécie de revolução que o obrigou a refugiar-se noutra abadia. Não se afligiu. Nascera para ser escritor e tinha várias obras em preparação: "Que felicidade", ele dizia, "ser lançado nos braços da filosofia e da sabedoria, e poder de novo beber no meu outono o leite das Sagradas Escrituras, que alimentou a minha juventude!". Mas logo os monges de Corbie acabaram por o chamar; voltou a viver com eles como simples religioso, edificando-os com os exemplos e continuando a escrever. Ali morreu a 26 de abril de 865.

São Pascásio, rogai por nós!


MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Estamos noTerceiro Domingo do Tempo da Páscoa. Reflitimos hoje na Liturgia da Palavra a presença de Jesus Ressucitado entre os discípulos, caminhando com eles, celebrando com eles, ceiando com eles.

A Liturgia ja na primeira leitura nos chama a atenção para a promessa de Jesus Cristo, que será a presença do Espírito Santo, na vida dos seus apostólos, por isso chegando o dia de Pentecostes, Pedro levantando-se e de pé anúncia destemido: -22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. 25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’. (At 2, 22-26).

A promessa por meio da Esperança é esta o Espírito Santo, que através Dele a força e a renovação surgirá. Somos seus testemunhos.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites! (Sl 13).

Assim devemos viver em respeito e em obediência a Deus, que nos imigra neste mundo para vivermos em seu amor este testemunho da verdade e da ressurreição de Jesus Crito.

Fomos resgatados em Jesus Cristo, como ouro e como prata e não como testemunho fúteis. Mas para a glória de Deus pai em Jesus Cristo daremos tesmunho Dele no se Sangue que nos lavou e nos remiu.

O Santo Evangelho narra a caminhada dos discípulos que estão retornando para Emaús, cabisbaixos vão pelo caminho discutindo entre sí o que aconteceu em Jerusalém, que Cristo havia sido morto na cruz e que prometera ressucitar ao terceiro dia. Jesus se coloca entre eles, e questionando-os e ainda subentendido como sendo um forasteiro, começa então a explicar a palavra, e chegando ja tarde na aldeia de Emaús se faz como se passasse adiante, eles o confidam para pernacer com eles: - 29“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” (Lc 24, 29).

Ao entrar senta-se a mesa com eles, parte o pão, toma a refeição após dar graçaa a Deus e a grande surpresa!

Os olhos dos discipulos se abrem eles reconhecendo Jesus, proclamam: - 32 “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32).

Assim acontece a primeira grande celebração de uma Eucaristia por Jesus Ressucitado.

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

SP (...).

SDP (...).

SFA (...).

SJPII (...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!

sábado, 25 de abril de 2020

LITURGIA DA PALAVRA DE SÁBADO: 25.04.2020


25ABR2020

COR LITÚRGICA: VERMELHO

2ª Semana da Páscoa | São Marcos, evangelista | Sábado

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.

11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.


Evangelho (Mc 16,15-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


São Marcos Evangelista

Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era de origem judaica e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar" (Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que, na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas e, depois, São Pedro em Roma.

São Marcos, na Igreja primitiva, fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou, no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

São Marcos, rogai por nós!


HOMILIA

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Marcos 16,15).

Hoje, temos a graça de celebrarmos o evangelista São Marcos. Quando vamos ao Evangelho de Marcos, "bebemos Jesus", tocamos na graça d’Ele no meio de nós. Tocamos em Jesus nos evangelizando e nos formando para o Reino de Deus.

Quando tocamos neste Evangelho maravilhoso que Marcos nos trouxe, temos a convicção de que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. E é isso que Marcos anuncia por aquilo que ele escreveu e anunciou, pela Boa Nova que não é dele, mas que ele nos trouxe de Jesus para que pudéssemos conhecê-Lo.

O Evangelho de Marcos encerra com esse imperativo: “É preciso ir ao mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda a criatura”. Nenhuma criatura, nenhum ser pode ser privado do anúncio do Evangelho.

É bonito ver que Santo Antônio pregava para os passarinhos; São Francisco pregava para os animais. Precisamos anunciar o Evangelho em todo o tempo e lugar. Precisamos fazer chegar aos corações a Palavra do Senhor.

Quando diz: “toda criatura”, entendemos toda criatura humana porque as outras criaturas não podem ser batizadas. Não vamos relativizar as coisas nem nivelar todas as coisas como se tudo fosse igual, mas é para entendermos que o amor de Deus precisa se estender por todo o universo. O modo do amor de Deus estar em todo o universo é chegar a todos os corações.

A ordem não foi dada somente para os apóstolos, mas para todos os batizados. Aquele que recebeu a graça do batismo precisa anunciar o nome de Jesus aos corações.

Precisamos anunciar o Evangelho em todo o tempo e lugar

Não podemos nos omitir da nossa missão, precisamos proclamar o Evangelho de forma oportuna e de outras maneiras. Usemos os instrumentos que estão ao nosso alcance para proclamarmos ao mundo o Evangelho da salvação.

As pessoas estão confusas e perdidas, inclusive as pessoas de nossa Igreja e de nossa comunidade. Elas receberam o Evangelho e dele se esqueceram ou não mergulharam a vida nele. Nós nos perdemos e precisamos ser salvos.

Quando alguém fica perdido numa ilha, nas montanhas ou seja lá onde for, é preciso uma operação de resgate para salvar essa pessoa. Precisamos de uma operação de resgate cada vez maior para salvar a nossa alma e nossos coração que estão perdidos. E nos perdemos porque não nos encontramos ainda em Jesus.

Participamos da vida em Deus e de muitas coisas na Igreja, mas quando nos encontramos perdidos é porque o horizonte da nossa vida está sem foco e não está na direção correta.

Permitamos que a luz do Evangelho guie o nosso coração. Anunciemos isso, não proclamemos primeiro as nossas coisas, nossas visões e aquilo que temos como a nossa visão pessoal. Proclamemos, mostremos e anunciemos a Jesus, porque Ele é o nosso Salvador.

Deus abençoe você!    

Padre Roger Araújo



MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Caminhamos com a graça de Deus, cada dia mais podemos observar a sua presença a sua misericórdia em nossas vidas, neste tempo pascal, fica ainda mais visível a atuação de Nosso Senhor entre nós, quando nesta pandemia mundial do Covid 19, podemos perceber a ação de nosso Deus, nos gestos de solidariedade em todo mundo. 

Alguém que socorre o outro, outro que auxiliar a um e assim a manifestação de Deus, vai florecendo em cada vida. Já por isso na primeira leitura de hoje podemos bet que São Pedro em sua carta exoeta-nos a este relacionamento mútuo de uns para com os outros. Precisamos mesmos nos resvesti desta humildade que Jesus Cristo nos oferece, se lançar verdadeiramente na confiança a Deus, pois como narra a leitura o Leão esta a rugir e a devorar aos que são soberbos. Ora o qué é ser soberbo se não àquela pessoa que se basta a si próprio, que se preenche em si somente. Deus por meio de Jesus Cristo quer que tenhamos uma única preocupação e que esta a de nós nos entregarmos totalmente a sua confiança. Sede pois vigilantes! Sede pois solicitos estejais prontos, fiquem firmes na fé! 

Pois se assim estamos o que vamos assistir meu irmãos é a queda de nossas Babilônias isto é nossos pecados.

Somente a graça de Deus, pode nos tornar fortes e imbatíveis. Pela graça de Deus podemos sim proclamar o que agora vemos no salmo de hoje:

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.(Sl 88).

Cantar e cantar eternemente um cântico novo de amor a nosso Deus. Para isso somos chamados a viver eis a vocação maior do amor, amar a Deus na pessoa do oprimido, do desprezado, do chagado, do aflito, do sem saúde, do que esta as margens da sociabilidade, ai sim meus queridos irmãos estaremos sendo o amor.

No Santo Evangelho Jesus nos ensina exortando que devemos ir por todo o mundo, isto é, a todas as pessoas que precisam serem catequizadas, setem batizadas, serem curadas de alguma enfermidade física, mental ou espiritual.

Precisamos batizar e curar em seu Nome, para que as pessoas sejam saradas e livres.

Então se temos o nome Jesus, se seu poder esta conosco, porque ainda atemorizamos-nos com tais situações como a que estamo vivendo hoje? Os vírus, como este que aqui no início citei, doenças degenerativas de todas as formas em diferentes diágnósticos e em pessoas simples como eu e como você.

Sabe porque? 

Porque ainda não demos a Jesus o lugar próprio Dele em nossas vidas meus irmãos! É gritante como Jesus todos os dias fala na sua Palavra e nós não estamos nem ai!

Quais são os sinais que o Senhor nos oferece então?

"Vocês falarão novas línguas, expulssarã demônios, curarão todas as enfermidades em meu nome diz o Senhor neste trecho rico e clarividente do Santo Evangelho de (Mc15, 17-18), vocês até beberão algum veneno, sim esta ai este veneno mortal, MAS ELE NÃO VOS ATINGIRÁ. Porque ao nome de Jesus tudo se dobra ou seja tudo cai por terra. Não tenham medo de imporem as mãos sobre os enfermos, sobre a sua situação, sobre a sua vida e agora já! Jesus esta presente creiam meus amados irmãos e leitores desta reflexão orante. Creiam no poder di Nome e so Sangue de Jesus Cristo, só Ele é o RESTAURADOR!

Tome posse desta verdade e diga agora ao Covid 19 você criaturinha é uma mentita de satanás, sai para fora do ciclo da nossa humanidade, sai para fora das vidas das pessoas que amamos!

Depois de tudo isso sabe o que aconteceu?

Jesus foi levado aos céus de onde esta sentado a Direita com Poder e com Glória e nós que somos seus discipulos tanto faz aqui do Novo Oriente na Paróquia São João Paulo II como nas mais distantes ilhas... Seguiremos vitoriosos sobressaidos de qualquer situação contrária e poderemos pregar em todos os lugares aqui e ai que o Nome de Jesus tem Poder e vence o mal. Que o Nome de Jesus faz e opera o milagre da vida, eu e você!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para semprr seja Louvado.

STMJSF(...)

SFA(...).

SDP(...)

SME(...)

SJPII(...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

AMÉM! ALELUIA! ALELUIA!


sexta-feira, 24 de abril de 2020

LITURGIA DE SEXTA-FEIRA 24 DE ABRIL DE 2020

24ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Sexta-feira

Primeira Leitura (At 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


24ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Sexta-feira

Salmo Responsorial (Sl 26)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!


24ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Sexta-feira

Evangelho (Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.  5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


24ABR

São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa

O santo de hoje nasceu em Sigmaringa (Alemanha) no ano de 1577. Seu nome de batismo era Marcos Rei. Era dotado de grande habilidade com os estudos. Marcos era um cristão católico, tornando-se mais tarde um conhecido filósofo e advogado. Porém, havia um chamado que o inquietava: a consagração total a Deus, a vida no ministério sacerdotal.

Renunciando a tudo, entrou para a família franciscana, para os Capuchinhos. Enquanto noviço, viveu um grande questionamento: se fora do convento ele não faria mais para Deus, do que dentro da vida religiosa. Então, buscou seu mestre de noviciado que, no discernimento, percebeu que era uma tentação.

Passado isso, ele se empenhou na busca pela santidade. Seu nome agora se tornou “Fidélis” ou “Fiel'. E buscou ser fiel à vontade de Deus. Estudou Teologia, foi ordenado e enviado à Suíça para uma missão especial com outros irmãos: propagar a Sã Doutrina Católica.

São Fidélis dedicou-se totalmente em iluminar as consciências e rechaçar as doutrinas que combatiam a Igreja de Cristo.

Depois de uma Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse à fé.

Fidélis deixou claro que não o faria e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja.

São Fidélis, rogai por nós!


24ABR2020

“Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” (At 5,38-39). 

A nossa luta, a luta do mundo não pode ser contra Deus, porque toda luta contra Ele é uma derrota. Ainda que, humanamente, prevaleçam as coisas e os combates do mundo, basta um sopro e se esvaem as coisas do mundo, mas o que é de Deus permanece.

O que é de Deus é para Deus e para Ele há de voltar. Tentaram eliminar a fé cristã na sua nascente, tentaram proibir os apóstolos de pregar, tentaram até martirizar todos eles, mas quanto mais os perseguiam e se colocavam contra eles, mais cresciam e se multiplicavam. Não era pelo fanatismo, pelo proselitismo, mas era por uma fé simples, genuína, autêntica, verdadeira, e por um amor evangélico que a semente do Evangelho se espalhava.

De forma nenhuma, os cristãos foram tomados pelo fanatismo religioso; de forma nenhuma, o fanatismo movia o coração dos apóstolos, mas um amor apaixonado por Jesus, com a disposição de perderem a própria vida por causa do Evangelho.

A nossa luta, a luta do mundo não pode ser contra Deus, porque toda luta contra Deus é uma derrota

Ninguém pode conter a obra de Deus quando ela é autêntica, verdadeira e intencionada para Deus, porque há muitas coisas que falam em nome de Deus, mas não são d’Ele. Há muitas coisas que se escondem no nome de Deus, usando a faixa do nome d’Ele, mas não são d'Ele.

O que é de Deus vem com o "carimbo" d'Ele, com a Sua autenticidade e, volto a dizer, com a simplicidade, a humildade, mas com a paresia, com a ousadia evangélica, com o amor apaixonado por Jesus acima de todas as coisas.

Muitas vezes, o amor ao dinheiro e as pretensões humanas se colocam acima do interesse evangélico ou se escondem atrás do Evangelho, mas, de forma nenhuma isso pode acontecer conosco.

Os apóstolos se consideravam felizes, porque sofriam injúrias em nome de Jesus. Por causa do nome do Senhor, sofremos e não somos compreendidos, mas amamos Jesus e somos capazes de dar a nossa vida por causa d’Ele. Por isso, agora, é a hora de anunciarmos Jesus e não nos opormos a nada que, verdadeira, genuína e autenticamente vem de Deus.

Há muitas expressões, na própria Igreja, que são diferentes daquilo que penso e acredito, mas não me oponho a nada que é autêntico, porque a obra de Deus quem suscita é o Espírito de Deus. Sou apenas um servo, estou aqui apenas para servir, para cuidar de mim, a fim de que eu continue buscando ser autêntico, para que eu também não seja sinal de confusão, erro, engano ou ilusão na obra de Deus.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo


MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Rezamos nesta sexta-feira da segunda semana da Páscoa com São Fidélis (Fiel), de Sigmaringa, Qlemão e dotado de habilidades para o estudo. Marcos Rei era o seu nome de batismo, preso sofreu as injurias da morte por não renunciar a sua fé.

Hoje os apóstoloa estão também presos e diante o sinédrio são interrogados porque estão fazendo o bem, porque pregam o Evangelho em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Após imterrogados são chicoteados por causa de Jesus e fucam satisfeitos e se acham dignos por sofrerem devido ao anúncio do Reino de Deus na pessoa de Cristo.

O Salmista proclama

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

Por fim o Santo Evangelho é o Próprio Cristo quem tem piedadade da multidão que o segue, pois manda que sentem na relva, abençoa os cinco pães, distribui entre todos e dos pedaços ainda recolhe 12 cestos. Eis sinal de compaixão e de amor pelo próximo dado e oferecido gratuitamente por Jesus.

LSNSJC

STMJSF

SFM

NSC

MTC

SDP

SFA

SJPII

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

LITURGIA DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2020


23ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quinta-feira

Primeira Leitura (At 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


23ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quinta-feira

Salmo Responsorial (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.


23ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quinta-feira

Evangelho (Jo 3,31-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


23ABR SANTO DO DIA

São Jorge

Conhecido como 'o grande mártir', foi martirizado no ano 303. A seu respeito, contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale a pena pedir sua intercessão e imitá-lo.

Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge, então, renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.

Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde, normalmente, o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:

“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

Verdade ou não, o mais importante é o que essa história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Compadeceu-se do povo, porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.

Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.

São Jorge, rogai por nós!


23ABR2020 HOMILIA 

“Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina” (At 5,28).

Quiseram paralisar os apóstolos: foram proibidos, não permitiram que eles pregassem nem anunciassem o nome de Jesus, não permitiram que proclamassem Sua morte nem anunciassem que Ele estava vivo e era o Senhor.

A verdade é que quanto mais proibiam, mais eles anunciavam. Quanto mais não era permitido, mais eles faziam, porque ninguém pode calar o que é de Deus. A resposta é justamente essa, Pedro respondeu a eles: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens”.

É Deus quem está nos ordenando: anunciemos e proclamemos o nome de Jesus, do alto das paredes, do alto de nossas casas, de todos os cantos e lugares, em todo o tempo, é preciso anunciar que Jesus está vivo e que Ele é o Senhor.

Em hipótese nenhuma, isso significa desobediência civil; em hipótese nenhuma, significa que temos de viver a rebeldia. Não podemos mesmo!

Vivemos tempos onde temos liberdade para anunciar o Evangelho; e ninguém pode tirar aquilo que é um direito nosso: anunciar e pregar Jesus, ainda que os tempos e as circunstâncias nos levem a adaptar a pregação, quando não nos é permitido estar no templo, por questões e razões maiores, que é a vida humana.

Ainda que seja no silêncio, que o nome de Jesus seja anunciado

Não pregamos no templo, mas fazemos de nossas casas templos, fazemos dos meios modernos que temos para evangelizar, como esse que você está recebendo, o canal para anunciar Jesus.

Não podemos permitir que tirem o nome de Jesus dos nossos livros, das nossas redes sociais nem dos meios de comunicação. Não podemos permitir que igrejas sejam fechadas, porque ninguém pode fechar as nossas igrejas. Podem conter as coisas, mas proibir jamais!

Ainda que seja no silêncio, que o nome de Jesus seja anunciado. Ainda que seja de forma criativa e nova, não deixemos de anunciar e proclamar o nome de Jesus.

As pessoas precisam conhecer Jesus, precisam amá-Lo. Há muito tempo, uso as redes sociais, os meios de comunicação que Deus nos dá para evangelizar, pregar e formar. Precisamos usar mais ainda com criatividade para não abusar; com discernimento, para não ficar uma coisa enfadonha. Com amor, ternura e uma dose do Evangelho, precisamos colocar, em cada espaço, o nome de Jesus.

É importante obedecer a Deus, e obedecemos a Ele anunciando o nome de Jesus a todos os corações.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

MINHAS REFLEXÕES PESSOAL

Hoje é quinta-feira e vivenciamos dentro do tempo lituúgico a segunda semana do tempo da Páscoa, e de forma em especial hoje é o dia também.em que revibemos a Instituição da Eucarístia, quando em uma noite como esta Jesus ceiou com seus discípulos nos deixando o memorial do seu Corpo e do seu Sangue, como fonte maior de seu amor Ágape por todos nós.
Assim digamos juntos:
-"Graças e Louvores se deêm.a cada momento! - Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento!"
Sacramento esse que é vivido pelos apóstolos como gesto de obediencia.
Pedro diante do sinédrio e sendo interrogado responde:
-"É preciso obedecer, a Deus antes que aos homens?" (At 5, 29b).
Os apóstolos foram levados após terem saído da prisão solto pelo anjo, ao sinédrio e lá sendo postos a prova eram questionados sobre o poder e oa milagres que faziam pelo nome de Jesus Cristo.
Mesmo com a proibição, eles ja haviam espalhados a doutrina ensinada por Jesus Cristo em toda a cidade.
E os doutores da lei o instigavam a dizerem que eles responsáveis pela morte de Jesus. Assim unanimes na fé eles responderam que a obediência a Deus, esta acima de toda a questão. Pois Ele Deus, havia ressucitado como Guia Supremo a Jesus Cristo, este sim podemos e devemos seguir com confiança pois seu nome exorta a todo pecado, e se faz acima nos céus e da terra para salvação de todos nós.
Assim canta o salmista com salmo 33:
- Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido!
Por dim o Santo Evangelho.
São João continua a acentuar o alto, para que todos creiam e nasçam do Espírito Santo e da água.
Pois somente Àquele que nasce ou que vem do alto, conhece as coisa de Deus. Tudo que nasce da terra ou mesmo que vem da terra e terreno.
Àquele que nasce do céu, esta acima de todos e para Deus tem a graça de poder testemunhar as coisas do céu. Pois o que vem do céu agrada a todos, agrada a Deus.
Pois Deus da o seu Espírito a todo àquele que o aceita. (Jo 3, 34), este recebe e de Deus também dá um Espírito sem medidas.
Assim Deus que é o Pai, ama o seu filgo e lhe proporciona toda a graça. Para que todos nós tenhamos a graça de podermos testemunar a vida eterna. (Jo 3, 35). Esta vida nos foi ofererecida para que ao nome poderoso de Jesus tenhamos a vida eterna. Amém!
Aleluia! Aleluia.
LSNJ (...).
STMJSF (...).
SFA (...).
MTC (...).
NSC (...).
NSM (...).
SJPII (...).
Que a Face de Deus nos ilumine!
Amém! Aleluya! Aleluya!

quarta-feira, 22 de abril de 2020

LITURGIA DA PALAVRA

SÁBADO, 08 DE JUNHO DE 2013
9ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS IMACULADO CORAÇÃO DA VIRGEM MARIA


Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
08JUN2013Maria – Sábado 08/06/13

LITURGIA DIÁRIA DE QUARTA-FEIRA 20 DE ABRIL DE 2020

22ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quarta-feira

Primeira Leitura (At 5,17-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — 18cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


22ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quarta-feira

Salmo Responsorial (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!


22ABR2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

2ª Semana da Páscoa - Quarta-feira

Evangelho (Jo 3,16-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


22ABR

Santa Maria Egipcíaca

Nasceu no Egito no século V. Com apenas 12 anos, tomou a decisão de sair de casa em busca dos prazeres da vida. Providencialmente, conheceu um grupo de cristãos peregrinos que ia para o Santo Sepulcro, e os acompanhou, apenas movida pelo interesse no passeio.

Por três vezes, quis entrar na Igreja, mas não conseguiu. E uma voz interior lhe fez perceber o quanto ela era escrava do pecado. Ela recorreu a Virgem Maria, representada numa imagem que ali estava, e, em oração, comprometeu-se a um caminho de conversão. Ingressou na Igreja e saiu de seu sepulcro.

Com a graça do Senhor, ela pôde se arrepender e se propor um caminho de purificação.

Ela foi levada ao deserto de Judá, onde ficou por quarenta anos, e nas tentações recorria sempre a Virgem Maria. Perto de seu falecimento, padre Zózimo foi passar seus últimos dias também nesse deserto e a conheceu, levou-lhe a comunhão e ela faleceu numa sexta-feira. O padre, ao encontrar seu corpo, enterrou-a como a santa havia pedido em um recado.

Santa Maria Egipcíaca, rogai por nós!

HOMILIA DO DIA

Jesus penetra a nossa alma e traz a luz para as situações mais obscuras da vida

Como encontramos o amor de Deus? Mergulhando a nossa vida em Jesus. Porque Ele é a expressão viva e encarnada, é o amor presente na vida de cada um de nós.

Vivemos o amor de Deus em nós vivendo a vida em Jesus. Jesus que é amor de Deus, é luz. Muitos não se aproximam de Jesus porque n’Ele está a luz, que vem iluminar as trevas do nosso coração, a luz que vem iluminar as coisas obscuras da nossa alma e da nossa vida.

Muitos preferem viver no erro, na mentira, no engano, na ilusão, e não querem se aproximar da luz porque ela denuncia as obras. Denunciar não é fazer publicidade: “Olha, ele cometeu isso”. Não é isso! É denunciar para a nossa própria verdade aquilo que é mentira, denunciar para o nosso próprio interior aquilo que é incoerente.

Jesus penetra a nossa alma e traz a luz para as situações mais obscuras da vida. Por isso, não tenha medo de se aproximar de Jesus, aproxime-se d’Ele com toda a intensidade da sua alma e do seu coração. Deixe que a luz de Deus possa iluminar aquilo que está obscuro, escondido ou que não reconhecemos como trevas em nossa vida.

Para que a nossa vida caminhe na luz precisamos de Jesus. Precisamos de Jesus para que o amor de Deus esteja em nós e a nossa vida seja amor em tudo aquilo que realizarmos.

Deus abençoe você!      

 Padre Roger Araújo

MINHAS REFLEXÕES

Os discipulos foram presos por causa do anúncio do Evangelho. Os chefes da sinagogas estavam com raiva, mas à noiteum anjo do Senhor vem ao encontro dos apóstolos na prisão e abrindo-lhes as portas e ropendo as correntes os faz sairem em segurança.

No dia seguinte os apóstolos vão ao templo e pregam e são notoriament visto pelo povo e os anciãos. Assim novamente chamados no sinédrio desta vez vão ter com aqueles que faziam a lei só que de maneira menos agitada porque agora eles teêm medo do povo.

O salmista canta:

- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

O Santo Evangelho de hoje traz na continuidade da Páscoa da Ressurreição, Jesus fala-nos do amor. Àquele que tem amor, é também capaz de a sua vida em favor de todos. Pois Ele veio ao mundo como Luz para os que estavam na escuridão da morte e do pecado.

Dando-se e entregando-se sem reservas, foi capaz de revelar a salvação dos homens.

Não veio para condenar o mundo, mas para plenificar a vida, nos fazendo participantes da vida com Ele.

Nossa Santa de hoje nos ensina que o caminho da conversão, nos retirara do sepulcro erguido em nós por nós mesmo devido ao pecado.

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

SME (...).

NSC(...).

STC(...).

SDP(...).

SFA (...).

SJPII (...)

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

AMÉM! ALELUIA! ALELUIA!



domingo, 12 de abril de 2020

DOMINGO, 12 DE ABRIL DE 2020-PÁSCOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO-


DOMINGO, 12 DE ABRIL DE 2020
DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR
COR: BRANCO
Ss. Vitor

LITURGIA DO DIA:
Primeira Leitura (At 10,34a.37-43)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 117)
— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
— A pedra que os pedreiros rejeitaram,/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso./ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Segunda Leitura (Cl 3,1-4)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Jo 20,1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.  6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Semeemos Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós
A+A-
“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual, Ele devia ressuscitar dos mortos” (João 20,9).
Assim como os discípulos de Jesus, somos nós, os discípulos nos dias de hoje, que não compreendemos a Escritura, segundo a qual, o Senhor ressuscitou dos mortos. Porque Ele está vivo, Ele está no meio de nós.
O Senhor não está morto, Deus não está morto! Seu Filho Jesus foi enviado para nos dar a vida em plenitude, e Ele está no meio de nós. Precisamos ressuscitar com Ele, precisamos viver a vida que Ele nos trouxe.
A Liturgia de hoje está nos dizendo que: se nós ressuscitamos com Cristo, precisamos nos esforçar para buscar e alcançar as coisas do Alto. Não podemos viver atrelados somente às coisas da Terra, com as preocupações materiais. De tantas tensões e preocupações materiais, preocupações humanas vamos morrendo aos poucos, a ansiedade vai tomando conta de nós. O medo, o pavor, o pânico, as incertezas, todos esses elementos de morte vão nos corroendo por dentro.
É preciso olhar para o Alto, olhar para o Cristo Ressuscitado, permitir que a vida d’Ele esteja em nós. Precisamos buscar as coisas do Alto sem tirar os nossos pés da Terra, trabalhando e construindo a cada dia a nossa vida aqui, mas com a dimensão da eternidade.
A verdade é uma só: Cristo está vivo e ressuscitado
Cristo venceu a morte, a morte não tem poder sobre Ele e não tem poder sobre quem ressuscitou com Ele. Por isso, somos discípulos do Ressuscitado. Celebremos a Sua Páscoa e a vida nova que Ele nos trouxe na nossa própria vida.
Que possamos fazer resplandecer pelo pensamento, pelo sentimento, pela palavra que sai de nós que Cristo está vivo. Não adianta saber que Ele ressuscitou no passado, é preciso que as pessoas olhem para nós hoje e tenham a certeza de que Cristo está vivo porque nós semeamos vida, esperança, renovação, semeamos o Cristo Ressuscitado que faz novas todas as coisas.
Faça acontecer coisas novas onde você se encontra! Faça a Páscoa acontecer na sua casa, no seu ambiente, com as pessoas com as quais você conversa. Faça com que a esperança e a vida nova que Ele nos trouxe esteja ressurgindo, mesmo em meio ao caos, à desordem, ao medo e à tantas situações negativas.
A verdade é uma só: Cristo está vivo e ressuscitado. Se ainda não compreendemos as Escrituras, peçamos a Deus que nos dê a sabedoria e a luz, para que possamos semear Jesus vivo e ressuscitado em tudo que realizamos nesta vida.
Uma Páscoa feliz e abençoada para todos!
Deus abençoe você!  

São Vitor

Nasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno e preparava-se para receber a graça do Batismo.
Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamaram para adorar esse ídolo, mas ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.
Por não renunciar a sua fé, ele foi preso numa árvore e flagelado e, em seguida, decapitado. São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.
São Vitor, rogai por nós!
MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:
 Chegamos ao Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, e nesta Santa Liturgia, temos em comum a dádiva da Esperança, da vida eterna oferecida a cada pessoa como Dom maior do Amor de Deus, na pessoa de Nosso Jesus Cristo.
Alegrai-vos, neste dia portanto Jesus Ressuscitou, saiu do túmulo das trevas, para revelar a vida, a vida agora triunfa brilha com a Luz Própria que é o Próprio Cristo Jesus.
A liturgia de hoje nos oferece e nos proporciona essa alegria!
Primeira Leitura: - extraída dos Atos dos Apóstolos Pedro toma a palavra e anuncia o predito salvífico de Deus.  –“Vós sabeis do que aconteceu, na Judéia e na Galiléia, que Jesus Cristo, depois do batismo pregado e anunciado por João, ungido pelo poder do Espírito Santo, passando fazendo o bem por toda a terra, após ter sido pregado e morto na Cruz, para Salvação da humanidade, esse mesmo Cristo que vós crucificastes, agora RESSUCITOU!”
Assim todos que Nele crer  e for Nele Batizado, tem a remissão dos pecados.
Assim canta o Salmista: -“Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
Eis o motivo da nossa alegria e de nossa conquista.
Por isso na segunda leitura Paulo fala a comunidade de Colossos: -“1 Portanto se ressuscitastes com Cristo, Buscai as coisas lá do Alto!” (Cl 3, 1).
Abandonai ao que tens de terreno, e nascestes para ser um homem novo, uma mulher nova, abdicando as coisas terrenas, e assim aspirando as coisas do céu. Para que possais aparecer-vos também com Ele na Glória de Deus.
No Santo Evangelho Maria de Magdala (Maria Madalena), desperta bem cedo, vai ao túmulo, como era o costume, e ao chegar lá se depara com a cena da pedra movida, o Corpo e não só o Corpo, o Próprio Senhor não esta mais lá. Nosso Deus não é o Deus da morte mas sim da vida, por isso a pedra qye lacrava a morte, fora totalmente deslacrada e removida, para que no lugar da morte naquele túmulo habitasse definitivamente a vida.
Ao chegar diante dos discípulos Pedro e João também agora avivados pela novidade correm e depressa João chega ao túmulo, observa e não entra porque obedecendo a lei hierárquica que os mais velhos devem averiguar e testemunhar o fato aguarda Pedro que entrando no túmulo, percebe que ali não se encontra mais o Corpo de Jesus, pois houvera RESSUSCITADO.
Agora apanhando as faixas de linho e pano (SUDÁRIO), que envolveu o Corpo do Senhor agora eles também testemunham o fato e acreditam, naquilo que havia de se cumprir conforme o predito profético por Jesus Cristo que Ressuscitaria ao terceiro dia.
Jesus esta vivo, VIVO EM NOSSOS CORAÇÕES!
É Páscoa! Alegrai-vos sempre e glorificai no Senhor.
LSNSJC (...). -LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF (...). - SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE
SV (...) -SÃO VITOR. (SANTO DO DIA).
NSC (...) -NOSSA SENHORA DO CARMO.
SDP (...). -SANTA DULCE DOS POBRES.
SFA (...). -SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SJPII (...) -SÃO JOÃO PAULO II.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!