São Pedro Crisólogo

O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e aproveitou sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII).

São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação – Crisólogo significa ‘O homem da palavra de ouro’ (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo.

Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou.

Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS:

A Santa Liturgia de hoje, faz- nos ainda mais mergulharmos no sentido do amor de Deus, quando observamos quw Moisés ergue a Tenda da Reunião, onde nesta tenda acontece as mais importantes reuniões, tomada de decisões e vida espiritual e de oração da comunidade, local da consulta e da escuta do servo para com o seu Senhor.

Nesta Tenda Moisès, prescruta de Deus os 10 Mandamentos, ou Decálogo, para a vida e intrução de todo o povo de Deus. O sinal que representava a comversa de Moisés face a face com Deus era o da coluna de nuvem que descua do céu e era testemunhada por Josué filho de Num que também era o assistente de Moisés.

Desta forma Moisés celebrava a indulgência de Deus para com todo o povo.

No Santo Evangelho, Jesus direciona o seu povo e seus discípulos explicando a eles a parábola do joio, dizendo sempre que o joio representa o mal, mas o campo também tem.o trigo que representa a semente boa que foi semeadabe que agora dá frutis na época própria.

Haverá o tempo da colheita em os anjos de Deus serão os ceifadores e poderão recolher o fruto bom e queimar o joio no fogo eterno que será para estes o local do choro e do ranger de dentes.

LSNSJC (...).

STMJF (...).

SFA (...).

NSM (...).

SPC (...).

Que a Face de Deus nos ilumine!

Amém!