Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

LITURGIA DA PALAVRA DE: -02.01.14


QUINTA-FEIRA,  02 DE  JANEIRO DE 2014
QUINTA-FEIRA ANTES DA EPIFANIA DO SENHOR
COR: BRANCA
Ss SÃO BASÍLIO MAGNO E GREGÓRIO NAZIANZENO
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno – Quinta-feira 02/01/14

·        
·        
·        
Conheça a história de São Basílio Magno
Primeira Leitura (1Jo 2,22-28)
Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.
28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno – Quinta-feira 02/01/14

·        
·        
·        
Responsório (Sl 97)
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno – Quinta-feira 02/01/14

·        
·        
·        
Evangelho (Jo 1,19-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus é a direção para a nossa vida

Ele é o caminho, a verdade e a vida!
”Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias” (João 1, 26-27).
Os discípulos de João Batista ficaram encantados com as pregações e com os ensinamentos dele e com tudo aquilo que ele fazia para anunciar o Reino de Deus. Mas João mesmo diz: “Não sou eu! Eu não sou profeta, eu não sou o Messias”. E as pessoas perguntavam: “Mas, quem és afinal?” O povo queria saber quem era João! E este disse: “Eu sou apenas uma voz, que grita no deserto, eu apenas uso a água, como instrumento para lavar, purificar, batizar. Mas o verdadeiro batismo, é Ele que vos dará!”
Meus irmãos, a Palavra de Deus, hoje, nos ajuda a refletir sobre um assunto muito sério. Nós, muitas vezes, buscamos nos pregadores, nos cantores e nas pessoas que nos anunciam Deus e não vamos Àquele que, na verdade, é a unção, é a cura, é a libertação, é o motivo da nossa pregação e de tudo aquilo que nós fazemos. Pregadores passam, vêm e vão, quem permanece é o Senhor nosso Deus!
Por isso, hoje, a nossa atenção, como está nos chamando à atenção João Batista, não deve se voltar para as pessoas, não deve se voltar para este ou para aquele, porque “este prega bem, fala bem, anuncia bem”, mas sim para o Senhor a quem ele anuncia, para o Mestre a quem ele anuncia, para o caminho, para a direção que é Jesus.
Quem sou eu para desamarrar as Suas sandálias? Quem sou eu para chegar aos pés do Mestre? Não é a mim que as pessoas devem vir, mas a Ele, somente a Ele, o Mestre Jesus! Todos nós estamos à procura de uma direção na vida em busca de um sentido para nossa existência, em busca de uma direção para aquilo que fazemos e realizamos.
O ano de 2014 está se iniciando, que tenhamos um bom propósito para este ano: olharmos para Jesus, fazermos d’Ele o referencial e a direção da nossa vida, não pararmos nas pessoas. As pessoas nos mostram a direção, que as pessoas sejam certas para nós, mas, nós não devemos parar nelas. Nós só encontramos a maturidade da nossa vida espiritual, da nossa relação com Deus, quando não paramos em pessoas, mas quando paramos em Deus.
Se os discípulos de João Batista tivessem parado nele eles não teriam conhecido a salvação; porque João era apenas uma voz; a Palavra, que salva, é Jesus. Nós não paramos nas pregações, nós paramos no Senhor. Ele é o caminho, a verdade e a vida!
Que Deus abençoe você!


São Basílio Magno

Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.
São Basílio Magno nasceu no ano 4 d.C, em Cesaréia, dentro de uma família santa que buscava testemunhar, na própria vida e na formação dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, São Basílio Magno recebeu a primeira formação. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em retórica. A essa altura, mesmo tendo um coração bem semeado pelo Evangelho, ele começou a buscar glórias humanas. É importante percebermos isso na história dos santos. Eles não nasceram santos e não foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum período, um desvio. Mas a misericórdia do Senhor sempre nos dará uma nova change. Foi o que aconteceu com São Basílico.
Ao conhecer o amigo São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e também na vida monástica. Visitou o Egito, Síria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.
Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo – heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus – confundia muito as pessoas e ainda era apoida pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confusão doutrinal! Nesta altura, em Cesaréia, São Basílio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos apóstolos. Homem de caridade e de testemunho, ele pôde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador não colocava medo nesse homem cheio do Espírito Santo. São Basílio também tinha muitas obras, não era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.
Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.
São Basílio Magno, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVADO SEJA DEUS, POR ESTA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO NESTA MANHÃ, VIVENCIADA COM A COMUNIDADE CANÇAÕ NOVA, PELA TV, ,AS ONDE ORAMOS SOB O ESPÍRITO SANTO, PARA PEDIR A DEUS TODO O DOM, FORTALEZA, DESTEMOR, CURA, LIBERTAÇÃO, CONVERSÃO.
ASSIM SIGO NA LITURGIA DE HOJE:
HOJE A LITURGIA É DIGNA DE TODO O LOUVOR, PELOS SANTOS QUE ELEA TRAZEM, SÃO BASÍLIO E SÃO GREGORIO, ONDE REVELA QUE SÃO BASÍLIO, VIVEU A EXPERIÊNCIA DA SANTIDADE NA FAMÍLIA,  UM SANTO QUE MESMO NA CONDIÇÃO DE EREMITA, SACERDOTE ORIENTADOR DE VIDAS, FOI SEM DÚVIDAS CONSERVADOR DO AMOR E DA SANTIDADE NA VIDA DE SUA FAMÍLIA, TAMBÉM CELEBRAMOS SÃO GREGÓRIO, QUE VIVEU O EXEMPLO DA FRATERNIDADE E FOI UM PAI EXEMPLAR, SEMPRE IMITANDO A DEUS, NO CAMINHO DE SUA VIDA MISSIONÁRIA.
POR ISSO HOJE DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO EU PROCLAMOS QUE HOJE PRECISAMOS TER FAMÍLIAS RENOVADA, FAMÍLIAS QUE POSSAM IR PARA O CÉU.
A LITURGIA É MUITA CLARA:
  1. NA PRIMEIRA LEITURA DA CARTA 1ª JOÃO, PODEMOS PERCEBER QUE EXISTE E ASSOLAM AS NAS NOSSAS FAMÍLIAS E NOSSA VIDA PESSOAL E MISSIONÁRIA, O ANTICRISTO. QUE COM SUA MENTIRA FOI INFILTRANDO A MENTIRA, O DESAMOR, A DESORDEM ENTRE NÓS.
MAS JOÃO DECIDE QUE DEVEMOS ASSUMIR A CONDIÇÃO DE FILHOS DE DEUS, E NESTA CONDIÇÃO FECHAMOS AS BRECHAS E PORTAS COM SINAL DA SANTA CRUZ EM NOSSA VIDA, EM NOSSAS FAMÍLIAS, PARA QUE O DEMÔNIO POSSA SAIR DE NÓS.
EU CONFESSO SENHOR O SEU NOME E SENHORIO NA MINHA FAMÍLIA E NA FAMÍLIA DE TODOS QUE POSSAM LER ESTA MINHA REFLEXÃO.
RETIRO O ANTICRISTO, QUE É MENTIROSO, QUE NEGA A EXISTENCIA DE JESUS DE NOSSO REDOR.
PERMANECEMOS SENHOR, SIM, DENTRO DAQUILO QUE O SENHOR ME ENSINOU E NOS ENSINASTES AO LONGO DE NOSSAS EXISTÊNCIAS.
SOMENTE A SUA UNÇÃO SENHOR, GERA A VIDA, GERA A PARTILHA, O AMOR, A CONCÓRDIA.
ASSIM POSSO VIVER A CONFIANÇA ALEGREMENTE EM TI.
  1. CONTINUAMOS A CANTAR UM CÂNTICO NOVO, POIS O SENHOR FAZ-NOS CONHECER AS SUAS MARAVILHAS.
  2. NO SANTO EVANGELHO, APREDEMOS DE SÃO JOÃO, QUE DEVEMOS SEMPRE APONTAR A JESUS CRISTO PARA AS NOSSAS SITUAÇÕES E QUESTIONAMENTOS.
ELE SOUBE RECONHECER QUEM ERA O MESSIAS NA SUA VIDA.
AO SER PERGUNTADO A QUEM DEVE-SE ESPERAR PELA SUA VINDA, NÃO EXETOU EM DIZER, JESUS É O MESSIAS, E EU NÃO SOU DIGNO NEM MESMO DE DESAMARRAR AS CORREIAS DE SUAS SANDÁLIAS.
DEVEMOS SER COMO O PROFETA SÃO JOÃO BATISTA, QUE APALINAOU NAS VIDAS O CAMINHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
ELE NOS OFERECE O BATISMO DA SALVALÇÃO.
A ELE RECORREMOS HOJE, LEVAMOS NOSSAS VIDAS PARA QUE SEJA MANIFESTA A MISERICÓRDIA DE DEUS.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss SÃO BASÍLIO MAGNO E GREGÓRIO NAZIANZENO

AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: