Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 24.10.13

QUINTA-FEIRA, 24 DE  OUTUBRO DE 2013
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Iª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral.
Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que frutos colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte.
22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 12,49-53)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três;53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor


Quando nós queremos usar o nosso corpo para o bem, ele fará um bem enorme aos demais, ele vai fazer a graça de Deus acontecer em muitos corações.
“Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação” (Rm 6,19b).
Hoje nós continuamos a meditar a beleza da Palavra de Deus, trazida até nós pela Carta de São Paulo aos Romanos, no capítulo seis.
Se ontem nós refletíamos sobre o fato de que não devemos entregar o nosso corpo para a impureza, para imoralidade, para os outros pecados que podemos cometer com qualquer um dos membros do nosso corpo; hoje o convite é para fazermos o contrário – uma vez que não vamos nos entregar ao pecado, a quem vamos entregar o nosso corpo? Para a justiça, para a verdade, para a santidade, para que realmente Deus faça a Sua morada em nós.
É por isso que a Palavra nos convida a colocarmos os nossos membros a serviço do Reino de Deus, a serviço daquilo que edifica, a serviço daquilo que constrói. Pegue um exemplo disso: você sabe o mal que um membro tão pequeno como a nossa língua pode causar, o quanto ela pode destruir, o quanto ela pode provocar com fofocas, calúnias, mentiras, difamações, impurezas, palavrões, palavras malditas, palavras impuras, obscenidades.
No entanto, a mesma língua pode ser utilizada para bendizer o Senhor, para glorificar o nome do nosso Deus, para pregar a Sua Palavra, para encorajar e estimular alguém na fé, para conquistar outras pessoas para Deus e para tirá-las do desânimo.
Enfim, meus irmãos, somos nós que devemos escolher de que lado ficar e como queremos usar o nosso corpo, e esses membros maravilhosos que Deus nos deu. Os mesmos ouvidos que servem para ouvir fofocas, mentiras e coisas que não convêm a um homem e a uma mulher de Deus – esses mesmos ouvidos podem ser usados para ouvir a Palavra de Deus, para ouvir uma partilha, para ouvir um irmão que está necessitado.
Da mesma forma, se você for pegar suas mãos, que podem brigar e bater, são as mesmas mãos que devem ser usadas para abençoar, para acariciar, para levar conforto, para levar o bem àqueles que precisam.
Quando nós queremos usar o nosso corpo para o bem, ele fará um bem enorme aos demais, ele vai fazer a graça de Deus acontecer em muitos corações. Nosso corpo é o lugar da morada de Deus! Vamos nos aplicar em usar os nossos membros a serviço da justiça, a serviço da bondade, a serviço da santidade.
Que Deus abençoe você!

Santo Antônio Maria Claret

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: “Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável”. Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona – Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: “Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo”.
Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a “Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria”, conhecidos como Claretianos.
O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: “Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!” Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.
Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.
Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.
Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:

DISPOR DE NOSSOS MEMBROS A SERVIÇO DA JUSTIÇA:
A MINHA E SUA VIDA, PASSA SEMPRE POR SINAIS DE MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES, ASSIM A MEDIDA EM QUE VAMOS NOS LAPIDANDO PELA GRAÇA DA EUCARÍSTIA, VAMOS ACEITANDO AINDA MAIS A PROPOSTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
PASSAMOS A AGIR E TERMOS ATITUDES COMO AS DE JESUS.
SE OUTRORA VIVIAMOS ESCRAVOS AS PAIXÕES MUNDANAS, SE NOSSOS MENBROS ESTAVAMA DISPOSIÇÃO DO PECADO, HOJE SOMOS PELA RESTARAÇÃO, ESCRAVOS DE DEUS, E TEEMOS NOSSO MENBROS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.
QUAIS MEMBROS, NOSSOS CORAÇÕES, PENSAMENTOS, TUDO E TUDO QUE SOMOS E TEMOS DEVEM ESTAR A DISPOSIÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE NÃO DIVIDI COMO SEPARAÇÃO, MAS QUE AO IMPOR A CONDIÇÃO DA DIVISÃO QUER SEJAMOS TODOS SINAIS DE UMA UNIDADE PERFEITA, UNIDADE PERFER=ITA NO AMOR E NA MISERICÓRDIA.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss ANTÔNIO MARIA CLARET
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: