Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 30.10.13

QUARTA-FEIRA,  30 DE OUTUBRO DE 2013
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IIª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss  São Frumêncio
ENCARRAMENTO DOS NOVENÁRIOS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE NA CFFA-COMUNIDADE FANUEL FACE ADORADA
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
Conheça a história de São Frumêncio
Primeira Leitura (Rm 8,26-30)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 26também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.
27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, esses ele predestinou a ser conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 12)

— Senhor, eu confiei na vossa graça!
— Senhor, eu confiei na vossa graça!
— Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda.
— Uma vez que confiei no vosso amor! meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizeste

Evangelho (Lc 13,22-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro
e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Busque no Espírito se submeter à vontade de Deus. Quando fazemos isso, o Paráclito nos conduz para que a vontade de Deus se realize em nós.
“Irmãos, também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).
Como nós precisamos do Espírito e da vida no Espírito, irmãos, porque, até quando oramos nós somos fracos! Muitas vezes, nós não temos força, nem concentração, tampouco inspiração, até mesmo para discernir como devemos orar e como pedir para Deus nos ajudar.
Em certas ocasiões, não sabemos o que devemos fazer e dizer, nem como aconselhar e orientar o outro, tampouco que caminho seguir. Por isso há a importância da vida no Espírito, a oração, a confiança n’Ele, tudo isso é próprio de corações humildes, daqueles corações que se colocam confiantes em Deus e sabem que necessitam d’Ele.
A luz de Deus nos guia em todos os nossos caminhos. Nós erraríamos menos, acertaríamos mais, teríamos mais sabedoria naquilo que fazemos, pensamos ou decidimos, se nos deixássemos guiar por esse mesmo Espírito, que nós recebemos.
O que acontece é que nós, muitas vezes, O “engavetamos”, pois, embora saibamos que O temos em nós, queremos agir guiados somente pelos nossos impulsos humanos, só por aquilo que é a razão ou a lógica. E o Espírito, muitas vezes, até contraria a nossa lógica. O Espírito Paráclito perscruta, vê além, mais alto, e enxerga onde nós não enxergamos.
É por isso que nós precisamos da vida no Espírito e precisamos da oração d’Ele. Devemos orar no Espírito da maneira que sabemos e como nos convém, o importante é ter essa submissão espiritual; deixar que o Divino Amigo tome conta daquilo que inclina a nossa vontade e move o nosso ser. É por isso que cada um, à sua maneira, precisa saber também orar no Espírito.
Como diz São Paulo aos Romanos – com gemidos inefáveis – (louvo a Deus por isso!), aqueles que oram no Espírito oram em línguas. Mas se esse dom ainda não lhe for aprazível, isto é, não chegou ainda a você – busque no Espírito se submeter à vontade de Deus. Quando fazemos isso, nós nos deixamos guiar e o Paráclito nos conduz para que a vontade de Deus se realize em nós. 
Deus abençoe você!

São Frumêncio

Deste mal humano, Deus tirou um bem, pois ao terem ganhado o coração do rei Ezana com a inteligência e espírito de serviço, fizeram de tudo para ganhar o coração da África para o Senhor. Os irmãos de ótima educação cristã, começaram a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e, com a permissão de construírem uma igrejinha, começaram a evangelizar o povo. Passados quase vinte anos, puderam voltar à pátria e visitar os parentes: Edésio foi para Liro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, as maravilhas do Ressuscitado na Etiópia e também sobre a necessidade de sacerdotes e um Bispo. Santo Atanásio admirado com os relatos, sabiamente revestiu Frumêncio com o Poder Sacerdotal e nomeou-o Bispo sobre toda a Etiópia, isto em 350.
Quando voltou, Frumêncio foi acolhido com alegria como o “Padre portador da Paz”. Continuou a pregação do Evangelho no Poder do Espírito, ao ponto de converterem o rei Ezana, a rainha, e um grande número de indígenas, isto pelo sim dos jovens irmãos e pela perseverança de Frumêncio. Quase toda a Etiópia passou a dobrar os joelhos diante do nome que está acima de todo o nome: Jesus Cristo.
São Frumêncio, rogai por nós!    
                                                               
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
COM A GRAÇA DE DEUS PAI, ÍNICIAMOS MAIS UM DIA DE MISSÃO.
MISSÃO ESTA QUE ESTA MARCANDO MAIS UMA ETAPA DO MÊS MISSIONÁRIO, PRINCIPALMENTE PORQUE HOJE SOMOS CHAMADOS A VIVERMOS EM ESPECIAL O ENCERRAMENTO DE NOSSO NOVENÁRIO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE, EM NOSSA COMUNIDADE FANUEL FACE ADORADA, ONDE NESTES NOVE DIAS, JÁ PRECISENCIAMOS MUITOS MILAGRES E CURAS INTERIORES, PELA INTERCESDSÃO DE NOSSA BALUARTE, QUE HOJE NOS CHAMA A CAMINHAR CONFIANTES EM JESUS NESTES TRÊS PONTOS IMPORTANTES:
  1. SEGUIR JESUS ONDE ELE É TUDO:
POIS O ESPÍRITO SANTO  DE DEUS, NOS ELEVA A A ENFRENTAR QUAISQUER QUE SEJAM OS NOSSOS ADVERSÁRIOS, PRINCIPAOLMENTE QUANDO ENTRAMOS NO DESERTO DE NOSSAS VIDAS E LÁ NOS DEPARAMOS COM O SENTIDO DAS LUTAS COTIDIANAS, DAS ADVERSIDADES, DAS LUTAS TEMPORAIS.
É PRECISO ENTRAR NESTE DESERTO, COM DESEJO ARDENTE DE AMOR POR JESUS, PARA QUE NELE TODA A SITUAÇÃO CONTRÁRIA TORNE-SE FAVORÁVEL. ONMDE E QUANDO PODEMOS DAR RESPOPSTAS DE AMOR POR JESUS CRISTO?
EM NÓS MESMOS, EM NOSSAS FAMÍLIAS, NA PACIÊNCIA, NA PERSEVERANÇA, EM ACEITAR AS DOCES VONTADES DE JESUS CRISTO QUE SE REALIZAM COMO VONTADE DE DEUS PAI POR CADA UM DE NÓS NOS ENSINA SANTA TERESINHA. AMANDO-O ATÉ A LOUCURA.
COMO SANTA TERESINHA, PRECISAMOS TER O OLHAR DECIDO POR JESUS CRISTO, UM OLHAR PENETRANTE, UM OLHAR QUE MERGULHA O ÍNTIMO DA ALMA E PRESCUTA OS CORAÇÕES.
POR SANTA TERESINHA NOS ENSINA: “A VIDA É UM TESOURO, E CADA INSTANTE É UMA ETERNIDADE”.
ENFIM A ETERNIDADE DO CÉU COMEÇA AQUI.
  1. CAMINHO DA LITURGIA DE HOJE:
NA PRIOMEIRA LEITURA SÃO PAULO NOS MOSTRA QUAIS FORAM OS CAMINHOS QUE PERCORRERAM OS SANTOS E ASSIM TAMBÉM FOI PEDORRIDO POR SANTA TERESINHA DE LISEUX.
CAMINHO DO ESPÍRITO SANTO:
·         SIM POIS O CAMINHO DO ESPÍRITO SANTO É AQUELE QUE NOS DA A GARANTIA DO PAI PRESENTE COM FILHO EM NOSSAS VIDAS, POIS O ESPÍRITO VEM EM SOCORRO AS NOSSAS FRAQUEZAS.
EM MUITO MOMENTOS NÃO SABEMOS O QUE E NEM COMO PEDIRMOS, MAS O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE A NOSSO A FAVOR. POIS É SEMPRE SEGUNDO DEUS, QUE O ESPÍRITO INTERCEDE EM FAVOR DOS SEUS SANTOS, PARA QUE TUDO SEJA CONTRIBUIDO EM FAVOR DOS FILHOS DE DEUS EM JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.
POIS AQUELE QUE PREDESTINOU É AQUELE QUE TAMBÉM CHAMOU.
·         O SALMISTA CANTA ALEGREMENTE:
·         — Senhor, eu confiei na vossa graça!
·         — Senhor, eu confiei na vossa graça
·         SANTO EVANGELHO:
MAS DEVEMOS ENTENDER QUE O CAMINHO QUE DEUS QUER NÓS PERCORREMOS É CAMINHO DA PORTA ESTREITA, CAMINHO NÃO DA DIFICULDADE, MAS O CAMINHO DE SABER QUE NÃO HAVERÁ LARGUEZAS, QUE POSSAM NOS LEVAR AO DESENCONTRO DA SANTIDADE E DA NOSSA SALVAÇÃO, COMO PÉ O CAMINHO DO PECADO.
ESTE CAMINHO É UMA EXPERIÊNCIA PROFUNDA E ÍNTIMA, QUE PERDURA A VIDA TODA ATÉ A ETERNIDADE, POIS É O CAMINHO QUE NOS LEVA A O CONHECIMENTO E A SERMOS CONHECIDOS POR DEUS.
AFASTAI-VOPS DE MIM!
PECADO, TENTAÇÃO, DESSARMONIA, ENFERMEDIDADES, VÍCIOS E OUTRAS RAZÕES CARNAIS.
APRESENTEMOS NOS A DEUS HOJE PELO CAMIONHO DO TERCEIRO PASSO:
  1. CAM INHO DA INTERCESSÃO:
CONTAMOS COM A INTERCESSÃO DE NOSSOS SANTOS E BALUARTES, COMO TAMBÉM HOJE É O DIA DE SÃO FRUMÊNCIO, NASDCIDO EM LIRO, NA FENICIA, FOI MUITO JOVEM JUNTO A SEU IRMÃO LEVADO COMO ESCRAVO À AKSUM ETIÓPIA, A SERVIÇO DAQUELA CORTE.
ACOLHIDO MAIS TARDE POR UM SACERDOTE DA PAZ, SÃO FRUMÊNCIO LEVOU MUITOS ETIÓPES A DOBRAR OS JOELHOS EMM NOME DE JESUS CRISTO.
SÃO FRUMÊNCIO, ROGAI POR NÓS.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.

Ss  São Frumêncio

AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE: 25.10.13

SEXTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2013
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Iª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃO
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim.21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.
— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!
— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.
— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.


Evangelho (Lc 12,54-59)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

O pecado tem o seu jeito próprio de agir em cada um de nós

“Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim” (Rm  7,19-20)
Quem de nós já não desejou fazer o bem, já não fez propósitos e teve vontade de realizar as coisas justas e corretas; de viver uma vida honesta, segundo a vontade de Deus, direcionada por Deus e guiada por Sua Palavra.
Nós nos propomos, muitas vezes, a ser mais silenciosos, mais meditativos e contemplativos, a viver mais em oração, a não brigar mais uns com os outros, a não dizer desaforos nem a fazer desavenças. Mas parece que existe uma força estranha agindo em nós. Alguém me disse assim: – “Quanto mais eu faço bons propósitos, mais parece que eu caio, mais parece que eu cedo, mais parece que a força do mal toma conta de mim!”.
Isso acontece com todos nós, meus irmãos e minhas irmãs, que estamos na caminhada com Deus. Dentro de nós há o desejo do bem, a vontade de fazer o bem, dentro de nós há este grande propósito de querer acertar sempre, mas existe uma força que, às vezes, parece até ser maior que nós. É uma força que enfraquece a nossa vontade, enfraquece os nossos desejos, nos seduz e nos mantém, muitas vezes, presos, cativos. Essa força se chama pecado.
O pecado tem o seu jeito próprio de agir em cada um de nós, ele age conforme a fraqueza, conforme o “buraco” que ele mesmo foi cavando dentro de nós. Assim, ele vai nos deixando presos a ele. A fraqueza de alguns é o temperamento: se aborrecem e perdem a paciência por qualquer coisa. Algumas vezes dizem assim: – “Padre, queria tanto ser paciente com os meus filhos! Queria ser paciente com meu marido, mas qualquer coisa que ele me diz já me irrita”. Para outros, a fraqueza é a língua, a pessoa não quer falar mal de ninguém, mas quando menos percebe já está novamente fazendo isso.
O pecado também pode nos levar pela fraqueza da carne, pelas impurezas, pelas desordens nos pensamentos e nos sentimentos. E, assim, uns mais, outros menos, o pecado vai enveredando por nossa vida. Dificultando a luta de muitos que querem parar de beber, de fumar, de largar as drogas.
Em todos esses casos parece que há uma força maior nos dominando. A Palavra de Deus, meditada hoje, está nos convidando a reconhecermos a força do pecado que existe no meio de nós, a força do pecado que exerce um fascínio em nossa vida. Não o estou convidando a esmorecer; não, pelo contrário, é apenas para que nós meditemos sobre isso e ninguém se ache pronto, ninguém ache que não vai mais cair ou que não vai ter mais esta ou aquela fraqueza.
Enquanto estivermos vivos, meus irmãos, mantenhamos a vigilância, porque Deus nos libertou, mas o pecado nos ronda e é por isso que temos de nos manter humildes, para termos forças para combater o mal.
Deus abençoe você!

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestígio social e influência política.
O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia, a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas.
Em 1760, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.
Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.
Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do “recolhimento”.
Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.
Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória: “Aqui jaz Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822″.Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado.
Frei Galvão é o religioso cujo coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: “O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades”.
O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós!

                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
A CADA DIA PERCEBEMOS AS MARAVILHAS QUE DEUS REALIZA EM NOSSAS VIDAS, POR OCASIÃO DA EXPERIÊNCIA LITURGICA, DE MEDITARMOS E DE ORARMOS JUNTO COM A PALAVRA DE DEUS, A DIMENSÃO DE SUA RIQUEZA, AINDA QUE TENHAMOS TEMPO LIMITADO, MAS DEUS OPERA. OPERA PERLA AÇÃO DO SEU ESPÍRITO SANTO, AGINDO EM NÓS PARA NOS AJUDARMOS-NOS A VENCERMOS NA LUTA COTIDIANA DO BEM QUE É SEMPRE VENCEDOR CONTRA MAL.
  1. NA PRIMEIRA LEITURA SÃO PAULO APÓSTOLO DIZ: É PRECISO TER CIÊNCIA, DE QUE O BEM NÃO HABITA NA NOSSA CARNE, MAS SIM O MAL HABITA PELA CARNE, O QUE HABITA SOBRE NÓS A NOS LEVAR A DISTINGUIR O BEM DO MAL É O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, PORTANTO O BEM QUE REALIZAMOS NÃO O RFELIZAMOS SEGUNDO DESÍGNIO OU VONTADE HUM,ANA NA CARNE, MAS NO DESÍGNIO E VONTADE DE DEUS PELO PESPÍRITO SANTO.
TEMOS SEM DÍUVIDAS A CAPACIDADE SIM DE QUEREMOS O BEM, MAS NÕA O REALIZAMOS PORQUE O MAL QUE NÃO QUEREMOS, INFRIGE-SE EM NOSSA CARNE, MAS NÃO ESTAMOS SOB A LEI DA CARNA E SIM SOBRE A JUSTIÇA DE DEUS QUE ATUA EM MIM E EM VOCÊ PELA AÇÃO DO SANTO ESPÍRITO.
É PRECISO PASSO A PASSO DESCUBRIRMOS EM NÓS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA ORAÇÃO COM A PALAVRA DE DEUS, ESSA AÇÃO TÃO GRANDIOSA DE DEUS.
DEVEMOS LUTAR CONTRA O MAL, POIS ESTE NOS APRISIONA AO PECADO E O BEM DEVEMOS BUSCÁ-LO REALIZAR, POIS ESTE NOS LEVA A SANTIFICAÇÃO.
  1. COM O SALMISTA APREDEMOS QUE PRECISAMOS REZAR PEDINDO A DEUS UM BOM SENSO, PARA NÃO CAIRMOS NAS TENÇÕES QUE PODEM NOS LEVAR A SUCUMBIR SEMPRE O MAL.
DEUS É BOM, E SEMPRE REALIZA EM NÓS O BEM MAIOR, PORTANTO SEJAMOS ÁVIDOS A PERATICARMOS A JUSTIÇA DO AMOR.
CAMINHAR SEMPRE SOB OS MANDAMENTOS DE DEUS, EIS O CAMIHO SEGURO PARA REALILZARMOS A VONTADE DEUS E BEM MAIOR.
  1. NO SANTO EVANGELHO SÃO LUCAS NOS LEVA A EXPERIÊNCIA VIVA E PESSOAL COM OS MISTÉRIOS DO DISCERNIMENTOS, NA PRÓPRIA PRESENÇA DE CRISTO JESUS, COMO POR EXEMPLO:
SE VÓS SABEI QUE QUANDO AS NUVENS SE FORMAM NO OCIDENTE INTERPRETAM COM ALTIVEZ QUE LOGO CAIRÁ SOBRE NÓS A CHUVA, E SE FAZ SOPRAR VENTOS QUE VEM DO SUL, PERCEBE-SE ENTÃO QUE BREVEMENTE TEREMOS CALOR, PORQUE NÃO INTERPRETAIS ENTRE AS COPISAS DO BEM E DO MAL PARA PRATICARDES SOMENTE ÀQUILLO QUE É A VONTADE DEUS?
A VONTADE DEUS ESTA COMO TEMPO PRESENTE, EM NOSSA VIDA, COMO FILHO DE DEUS, COMO BARTIZADO, COMO CRISTÃO LEIGO, COMO CONSAGRADO, RELIGIOSO,COMO PADRE, COMO BISPO E COMO PAPA QUE É NOSSO PASTOR AQUI NA TERRA.
A VONTADE DE DEUS É TEMPO PRESENTE. AGORA, JÁ, NÃO PODE DEIXAR PARA DEPOIS OU PÁRA O MEU TEMPO OPORTUNO, E SE NÃO HOUVER MAIS TEMPO OPRTUNO, LEMBRAM QUE ESTES DIAS ATRÁS REZAMOS COM AQUELA PARÁBOLA DO HOMEM QUE TINHA VÁRIOS E VÁRIOS CELEIROS E QUE QUERIA AINDA CONSTRUIR UM AINDA MAIOR, PARA GUARDAR OS SEUS BENS A S SUAS POSSES, E NAQUELA MESDMA NOITE HOUVE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUA VIDA?
ASSIM ESDTAMOS NÓS!
PORTANTO TEMPO DE DEUS PRESENTE EM NOSSA VIDA JÁ.
JULGAMOS O QUE JUSTO, PORÉM NÃO CONSEGUIMOS JULGAR O QUE É INJUSTO PARA NÓS OU CONTRA NÓS?
JESUS USA ATÉ O CASO DE UM RÉU QUE ESTA SENDO LEVADO HOJE AO TRIBUNAL, É PRECISO AGIR COM SOLICITUDE DA JUSTIÇA, COM O BEM, PARA QUE NÃO SEJAIS APRESENTADO NESTE TRIBUNAL AO MAGISTRADO E SEJAIS JULGADO CULPADO, E DE LÁ SAIAS CONDENADO A PAGAR ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO, SE NÃO FOR JUSTIÇA. AGORA SE FOR LEI AIS A LEI, POR ISSO O QUE É CARNE É CARNE E O QUE É JUSTIÇA DE DEUS É JUSTIÇA DE DEUS.
QUE DEUS SEMPRE NOS LEVE SIM AO TRIBUNAL DA VIDA ETERNA, QUE É O SACRAMENTEO DA CONFISSÃO E DA REMISSÃO DOS PECADOS.
HOJE CELEBRAMOS O DIA DE SANTO ANTÔNIO SANT’ANNA DE GALVÃO PRIMEIORO SANTO TOTALMENTE BRASILEIRO, 1822), E PERCEBEMOS QUE DEUS SEMPRE MANIFESTA A SUA MISERICÓDIA PARA AQUELESD QUE SE ABADONAM PELAS CAUSAS A FAVOR DO BEM DA VIDA COMO NOSSO SANTO DE HOJE.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss SANTO ANTÔNIO SANT’ANNA DE GALVÃO.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 24.10.13

QUINTA-FEIRA, 24 DE  OUTUBRO DE 2013
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Iª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral.
Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que frutos colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte.
22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 12,49-53)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três;53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor


Quando nós queremos usar o nosso corpo para o bem, ele fará um bem enorme aos demais, ele vai fazer a graça de Deus acontecer em muitos corações.
“Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação” (Rm 6,19b).
Hoje nós continuamos a meditar a beleza da Palavra de Deus, trazida até nós pela Carta de São Paulo aos Romanos, no capítulo seis.
Se ontem nós refletíamos sobre o fato de que não devemos entregar o nosso corpo para a impureza, para imoralidade, para os outros pecados que podemos cometer com qualquer um dos membros do nosso corpo; hoje o convite é para fazermos o contrário – uma vez que não vamos nos entregar ao pecado, a quem vamos entregar o nosso corpo? Para a justiça, para a verdade, para a santidade, para que realmente Deus faça a Sua morada em nós.
É por isso que a Palavra nos convida a colocarmos os nossos membros a serviço do Reino de Deus, a serviço daquilo que edifica, a serviço daquilo que constrói. Pegue um exemplo disso: você sabe o mal que um membro tão pequeno como a nossa língua pode causar, o quanto ela pode destruir, o quanto ela pode provocar com fofocas, calúnias, mentiras, difamações, impurezas, palavrões, palavras malditas, palavras impuras, obscenidades.
No entanto, a mesma língua pode ser utilizada para bendizer o Senhor, para glorificar o nome do nosso Deus, para pregar a Sua Palavra, para encorajar e estimular alguém na fé, para conquistar outras pessoas para Deus e para tirá-las do desânimo.
Enfim, meus irmãos, somos nós que devemos escolher de que lado ficar e como queremos usar o nosso corpo, e esses membros maravilhosos que Deus nos deu. Os mesmos ouvidos que servem para ouvir fofocas, mentiras e coisas que não convêm a um homem e a uma mulher de Deus – esses mesmos ouvidos podem ser usados para ouvir a Palavra de Deus, para ouvir uma partilha, para ouvir um irmão que está necessitado.
Da mesma forma, se você for pegar suas mãos, que podem brigar e bater, são as mesmas mãos que devem ser usadas para abençoar, para acariciar, para levar conforto, para levar o bem àqueles que precisam.
Quando nós queremos usar o nosso corpo para o bem, ele fará um bem enorme aos demais, ele vai fazer a graça de Deus acontecer em muitos corações. Nosso corpo é o lugar da morada de Deus! Vamos nos aplicar em usar os nossos membros a serviço da justiça, a serviço da bondade, a serviço da santidade.
Que Deus abençoe você!

Santo Antônio Maria Claret

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: “Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável”. Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona – Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: “Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo”.
Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a “Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria”, conhecidos como Claretianos.
O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: “Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!” Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.
Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.
Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.
Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:

DISPOR DE NOSSOS MEMBROS A SERVIÇO DA JUSTIÇA:
A MINHA E SUA VIDA, PASSA SEMPRE POR SINAIS DE MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES, ASSIM A MEDIDA EM QUE VAMOS NOS LAPIDANDO PELA GRAÇA DA EUCARÍSTIA, VAMOS ACEITANDO AINDA MAIS A PROPOSTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
PASSAMOS A AGIR E TERMOS ATITUDES COMO AS DE JESUS.
SE OUTRORA VIVIAMOS ESCRAVOS AS PAIXÕES MUNDANAS, SE NOSSOS MENBROS ESTAVAMA DISPOSIÇÃO DO PECADO, HOJE SOMOS PELA RESTARAÇÃO, ESCRAVOS DE DEUS, E TEEMOS NOSSO MENBROS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.
QUAIS MEMBROS, NOSSOS CORAÇÕES, PENSAMENTOS, TUDO E TUDO QUE SOMOS E TEMOS DEVEM ESTAR A DISPOSIÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE NÃO DIVIDI COMO SEPARAÇÃO, MAS QUE AO IMPOR A CONDIÇÃO DA DIVISÃO QUER SEJAMOS TODOS SINAIS DE UMA UNIDADE PERFEITA, UNIDADE PERFER=ITA NO AMOR E NA MISERICÓRDIA.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss ANTÔNIO MARIA CLARET
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-