NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
VIGÍLIA DE NATAL - MISSA DA NOITE DE NATAL -
COR: BRANCA
SANTA LITURGIA:
PRIMEIRA LEITURA:
Isaías
Capítulo 9, 1-6 (...).
1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.
2 Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos.
3 Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.*
4 Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas;
5 porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.*
6 Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.
SALMO RESPONSORIAL:
Livro dos Salmos
Salmo 95
1 Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira.*
2 Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.
3 Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses.
5 Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus.
6 Em seu semblante, a majestade e a beleza; em seu santuário, o poder e o esplendor.
7 Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor a glória e a honra,
8 tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Trazei oferendas e entrai nos seus átrios.
9 Adorai o Senhor, com ornamentos sagrados. Diante dele estremece a terra inteira.
10 Dizei às nações: O Senhor é rei. E (a terra) não vacila, porque ele a sustém. Governa os povos com justiça.
11 Alegrem-se os céus e exulte a terra, retumbe o oceano e o que ele contém,
12 regozijem-se os campos e tudo o que existe neles. Jubilem todas as árvores das florestas
13 com a presença do Senhor, que vem, pois ele vem para governar a terra: julgará o mundo com justiça, e os povos segundo a sua verdade.
SEGUNDA LEITURA:
Epístola a Tito:
Capítulo 2, 11-14 (...).
11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens.
12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade,
13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo,
14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.
SANTO EVANGELHO:
Evangelho segundo São Lucas
Capítulo 2, 1-14 (...).
1 Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2 Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
3 Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
4 Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,
5 para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.
6 Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
7 E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.*
8 Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.
9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
10 O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:
11 hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12 Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
13 E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:
14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).*
MEUS CONCEITOS:
LOUVOR E GRAÇA A TI Ó PAI NESTE DIA TÃO ESPECIAL, QUE MARCA PARA NÓS HOMENS DE BOA VONTADE, UM MARCO TODO ESPECIAL, PORQUE CHEGOU PARA NÓS O SALVADOR.
VINDO DA HUMILDADE DE MARIA, NA MANJEDOURA DO AMOR FOI GERADO, PARA SER O AMOR ENCARNADO DE DEUS PAI E CRIADOR ENTRE OS HOMENS.
NATAL, NASCIMENTO DE JESUS, QUE MARCA EM NOSSA HISTÓRIA, MAIS UM TEMPO DE VITORIA E DE EXPECTATIVAS ENTRE OS HOMENS DE PASSAREM A VER O MUNDO COM UMA NOVA ÓTICA, A ÓTICA DO PERDÃO, DA SOLIDARIEDADE, DA FRATERNIDADE, DA PARTILHA, DO AMOR E COMPREENSÃO.
ASSIM NARRA A PROFECIA DE ISAÍAS NA PRIMEIRA LEITURA:
1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. (IS 9, 1).
ESTE POVO SEDENTO DE LUZ PARA ILUMINAR OS CAMINHOS, POIS ESTE CAMINHO SOMBRIO ERA O SE HABITAT, DEVIDO AO PECADO E AOS CORAÇÕES ENRRIGECIDOS, ENDURECIDOS, PERCEBE AGORA UMA LUZ:
- A ESTRELA DO ORIENTE, BRILHO FORTE E TERNO, SEMPRE TERNO A REGER E A ILUMINAR OS PASSOS DO NOVO HOMEM, QUE RENDIDO AGORA AO ENCANTO DA LUZ QUE NÃO SE DISSIPA MAIS ANTE AO PECADO, PASSA A SER FONTE DE CAMINHO NOVO E DE SEGURANÇA AOS CO RAÇÕES DOS HOMENS.
A ALEGRIA CRESCE DIANTE A EXPECTATIVA DOS PRIMEIROS VISITANTES, QUE SURPREENDE-SE AO VER NASCER NA SIMPLICIDADE DE UMA MANJEDOURA, PRIMEIRAMENTE PARTICIPADA NO VENTRE DITOSO DE MARIA SANTÍSSIMA, AGORA FÍSICA EM MEIO AS PALHAS DA ESTRIBARIA, QUE DALI SAI PARA A VERDADEIRA MANJEDOURA E TERRA FINAL A PARTIR DA EUCARISTIA, QUE É O NOSSO CORAÇÃO.
TIVEMOS O TEMPO DE NOS PREPARAR PARA BEM RECEBER NESTE DIA, PELO TEMPO DO ADVENTO, A JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES.
DO PRESÉPIO DE BELÉM, PARA O CORAÇÃO HUMANO, A LUZ DO MENINO DEUS, DISSIPA NO HOMEM TODA OPRESSÃO, TODA MANCHA DO PECADO ORIGINAL, DO PECADO TRANSCORRENTE A VAIDADE E A IGNORÂNCIA, PARA QUE O REINO DA DE AMOR E DE JUSTIÇA, NASCIDO HOJE PARA NÓS, GOVERNE-NOS ETERNAMENTE, COMO PRÍNCIPE DA PAZ.
ASSIM PORÉM CANTA O SALMISTA:
SL 95 (...) = "HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR, QUE É CRISTO, O SENHOR"!
A CARTA DE SÃO PAULO A TITO VEM APENAS CONFIRMAR E RECONFORTAR A ESTA CERTEZA QUE DÁDIVA COMPLETA DE DEUS.
MARIA SANTÍSSIMA, É AQUELA QUE MANIFESTOU HOJE AO MUNDO, PELO SEU SIM OBEDIENTE A DEUS, A PRÓPRIA GRAÇA DE DEUS, TROUXE-NOS A SALVAÇÃO, PARA QUE A ESPERANÇA DA RENÚNCIA DAS PAIXÕES MUNDANAS, DESSE LUGAR A PURIFICAÇÃO DE NOSSAS VIDAS PELA ENTREGA DE DEUS DE SEU FILHO, QUE DEUS FEITO HOMEM PROVA EM NÓS TODAS AS QUALIDADES E EXPECTATIVAS, MENOS A DO PECADO.
NO SANTO EVANGELHO, SABENDO QUE HAVIA O RECENSEAMENTO DE AUGUSTO CESAR, JOSÉ SOBE DA PEQUENA NAZARÉ DA GALILEIA COM SUA ESPOSA MARIA SANTÍSSIMA PARA BELÉM DA JUDEIA, A FIM DE LÁ SE INSCREVER POR DECRETO DO GOVERNO NO SENSO, ASSIM NESTA OCASIÃO DÁ-SE O TEMPO DA GESTAÇÃO E AGORA PRECISA SER ARRUMADO AS PRESSAS UM LOCAL PARA REPOUSA MARIA, PRESTES A DAR LUZ, A LUZ QUE ILUMINA AS TREVAS, MAS NÃO ENCONTRO VAGAS NAS HOSPEDARIAS, LEVA SUA ESPOSA A UMA ESTREBARIA E ALI NASCE E ENVOLTO POR FAIXAS DE PANOS, DEITA O MENINO DEUS, JESUS CRISTO, NA HUMILDE MANJEDOURA DE BELÉM.
UM REI, QUE TEM O CETRO MAIS SUBLIME, MAIS QUE TEM TAMBÉM NA OUSADIA DE NASCER O CETRO MAIS SINGELO E SIMPLES, MEIGO COMO SEMPRE SE APRESENTOU, MOSTRA A DIVIDADE DE UM DEUS QUE ACIMA DE TUDO ESTA PARA PREGAR A MISERICÓRDIA E AMOR, A IGUALDADE ENTRE OS POVOS E NÃO MAIS OS TESOUROS E POSSES DESTE MUNDO.
OS ANJOS CORREM PARA ACORDOAREM AO SOM DA TROMBETA O PRIMEIRO NOVO CANTO DE UM ANÚNCIO ETERNO:
10 O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:
11 hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12 Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
13 E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:
14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).*(LC 2, 10-14).
ASSIM SE DÁ A MAIOR PROFECIA E VONTADE DE DEUS, PARA A HUMANIDADE, A DE SEGUIR COM O CURSO DA CRIAÇÃO E DA SALVAÇÃO DO MUNDO E DOS HOMENS, QUE AO PASSO DAS GERAÇÕES, VÃO SE RENDENDO E SE DOBRANDO A EXPENDIDA E MAJESTOSA DIVINDADE DE DEUS PAI CRIADOR,E PELA AÇÃO SUBLIME DO ESPÍRITO SANTO SANTO E NO SIM MARIANO, A EXPENDIDA LUZ PARA OS HOMENS JESUS CRISTO.
FELIZ NATAL!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA\ FACE .
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATO PAPA JOÃO PAULO II.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
Mensagem do dia
É hora de se entregar a Deus!
Graças a Deus, Nossa Senhora está passando e fazendo a “recata”. Por que ficar renitente no seu ressentimento, na sua mágoa? Entregue-se! A Santíssima Virgem está passando e “nos recatando”.
Ela está distribuindo a todos que aceitam a graça do batismo no Espírito Santo de Deus. Não é para os que merecem. É para os que precisam. Não é para os perfeitos. É para os machucados, os doentes... Os estropiados deste mundo. É para mim. É para você! É a sua hora. É o momento de Deus para você. Não deixe a graça passar!
É hora de se entregar a Deus! Entregue, também, as pessoas que lhe causaram decepção. Perdoe! Abra os braços e diga, como Jesus:
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).
Se o erro foi seu, bata no peito, peça perdão. Reconcilie-se no coração e volte! Volte para a Igreja: você precisa dela. Sim, você precisa da Igreja, porque ela é o hospital onde Jesus recolhe os Seus filhos. Aí é que está o lindo! A instituição criada por Cristo é santa e é destinada para recolher os pecadores e acabar com seus pecados. Por isso, não estranhe encontrar pecados, pecadores e pessoas que erram na Igreja, pois ela é feita para os doentes, como nos ensina o próprio Jesus:
"Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes. Eu vim chamar não os justos, mas os pecadores, para que eles se convertam" (Lc 5, 31-32).
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Ela está distribuindo a todos que aceitam a graça do batismo no Espírito Santo de Deus. Não é para os que merecem. É para os que precisam. Não é para os perfeitos. É para os machucados, os doentes... Os estropiados deste mundo. É para mim. É para você! É a sua hora. É o momento de Deus para você. Não deixe a graça passar!
É hora de se entregar a Deus! Entregue, também, as pessoas que lhe causaram decepção. Perdoe! Abra os braços e diga, como Jesus:
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).
Se o erro foi seu, bata no peito, peça perdão. Reconcilie-se no coração e volte! Volte para a Igreja: você precisa dela. Sim, você precisa da Igreja, porque ela é o hospital onde Jesus recolhe os Seus filhos. Aí é que está o lindo! A instituição criada por Cristo é santa e é destinada para recolher os pecadores e acabar com seus pecados. Por isso, não estranhe encontrar pecados, pecadores e pessoas que erram na Igreja, pois ela é feita para os doentes, como nos ensina o próprio Jesus:
"Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes. Eu vim chamar não os justos, mas os pecadores, para que eles se convertam" (Lc 5, 31-32).
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Postado por: homilia
dezembro 24th, 2012
O Evangelho de Jesus nos diz que sua vida e morte testemunham a natureza inigualável de sua realeza e Reino. Mas o que seu nascimento nos diz? Jesus é o único qualificado para ser Rei.
Mateus traça a linhagem de Jesus através de José (Mt 1,1-17), um descendente de Davi (Mt 1,6), uma vez que somente um filho de Davi poderia reinar como Messias (Salmo 89,3-4). Lucas traça do mesmo modo a linhagem de Maria até Davi (Lc 3,23-31), assim qualificando duplamente Jesus para ser o Messias. Contudo, o Messias precisa também ser o Filho do Céu (Salmo 2,7). Pela virgindade de sua mãe, Jesus nasceria como o único Filho de Deus. O anjo Gabriel assegurou a Maria que o “poder do Altíssimo” (Lc 1,35) lhe daria a capacidade de conceber sendo virgem (Mt 1,20). E, “por isso, o ente santo” poderia ser “chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).
O nascimento de Jesus demonstra Sua divindade. Anjos disseram a Maria (Lc 1,26-38) e a José (Mt 1,18-23) que seu “Filho do Altíssimo” era mais do que apenas um filho. Antes, ele seria o Filho unigênito de Deus (Jo 3,16), chamado apropriadamente “Emanuel”, ou seja, “Deus-conosco” (Is 7,14; Jo 1,14).
E Jesus reinaria sobre a casa de Jacó reconstruída (Lc 1,33; At 15,16-18). Desde que Ele receberia quem quer que o temesse e fizesse o que é reto (At 10,35), essa casa consistiria de judeus e de gentios. Ele concederia a todos os seus cidadãos uma igualdade e comunhão que o mundo jamais tinha conhecido (Gl 3,28), pois Ele seria boa nova “para todo o povo” (Lc 2,10).
Todavia, Jesus não reinaria como um tirano, mas como Salvador. Ele salvaria “seu povo dos pecados deles” (Mt 1,21), trazendo a eles a maior paz de todas: a paz com Deus (Rm 5,1). Ele salvaria, não subjugaria. Desde que seu Reino também traz salvação (At 2,23-24), Ele não poderia ser Rei se não fosse Salvador (Zc 6,12-13; Hb 1,3). Portanto, desde que Ele salva, Ele na verdade tem que reinar (At 2,33-36).
O modo de Seu nascimento mostra como Ele é inigualável. A maioria dos reis nascem no luxo e na riqueza. Porém, não este. Suas faixas não foram de fina púrpura nem seu berço de ouro. Em vez disso, uma manjedoura serviu como sua cama. Esse Rei humilde fez uma entrada quieta e não pretenciosa para aquelas pessoas de humildade incomum que seriam Seus cidadãos.
Os anjos não anunciaram o nascimento d’Ele aos poderosos e prestigiados, mas aos pastores. Eles, humildemente, vieram “apressadamente” para encontrar “a criança deitada na manjedoura”. Encontrando-o, eles glorificaram e louvaram a Deus. Para os corações que respondem, como os desses pastores, em fé confiante nas Palavras de Deus, Jesus seria Rei.
Entretanto, esse Rei seria tanto “para ruína como para levantamento” (Lc 2,34). Porque a maioria rejeita Sua mensagem (Jo 1,11), eles caem enquanto outros sobem a “lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2,6) pela obediência à Sua vontade (Mt 5,19). Até mesmo seus pais representam o tipo de cidadãos que pertenceriam ao seu Reino: justos, amorosos, puros e obedientes.
Seguindo a estrela até Herodes, homens sábios do Oriente aprenderam com o profeta Miquéias que o Messias nasceria em Belém. Eles entraram na casa (não estábulo) e viram o menino (não o recém-nascido) (cf. Mt 2,11). Portanto, esses homens possivelmente viram Jesus antes de Seu segundo ano de idade, em vez de vê-Lo na manjedoura, porque Herodes informou-se com os homens sábios “quanto ao tempo em que a estrela aparecera” (Mt 2,7) e, mais tarde, matou crianças de dois anos para baixo (Mt 2,16).
Até mesmo os visitantes do Oriente tipificam os cidadãos do Reino. Dispostos a fazer uma viagem longa e árdua só para vê-lo, eles O adoraram (Mt 2,11). Eles trouxeram dádivas adequadas a um rei: ouro, uma dádiva comum à realeza (1 Rs 10,14-22); incenso, frequentemente ligado com adoração a Deus (Lv 2,1-16); e mirra, uma especiaria tipicamente cara usada na adoração (Êx 30,23-33), na aromaterapia (Salmo 45,8) e no embalsamamento (Jo 19,39).
Nós também precisamos chegar alegremente ao nosso Rei e oferecer nossos corpos “por sacrifício vivo, santo, que é o vosso culto racional” (Rm 12,1). Seu nascimento valida Seu direito ao trono de Davi, Sua divindade, Seu domínio internacional e até a natureza de Seu Reino. Mas o que os pais, os pastores e os homens sábios demonstram é que nada menos do que corações submissos e vidas obedientes são suficientes para esse Rei, que eleva corações humildes à glória, no Reino dos Céus.
Pai, dá-me um coração de pobre que me permita contemplar o nascimento de Seu Filho Jesus, que viveu pobre para ser solidário com os pobres.
Padre Bantu Mendonça