Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012.
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SÃO VICENTE DE PAULO -PRESB-MEM-

A SANTA LITURGIA DE HOJE:




Primeira leitura (Eclesiaste 1,2-11)



Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012
São Vicente de Paulo



A- A+



Leitura do Livro do Eclesiastes.

2“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. 3Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar a seu lugar, donde novamente torna a levantar-se.6Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9O que foi será; o que aconteceu, acontecerá: 10não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: “Eis aqui algo de novo”, também esta já existiu nos séculos que nos precederam. 11Não há memória do que aconteceu no passado, nem também haverá lembrança do que acontecer, entre aqueles que viverão depois.



- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 89)



Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012
São Vicente de Paulo



A- A+



— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.


Evangelho (Lucas 9,7-9)



Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012
São Vicente de Paulo



A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.



- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Por que você quer ver Jesu



Postado por: homilia

setembro 27th, 2012
Quando Jesus abria a boca para falar, Suas palavras tornavam realizáveis Seus gestos e testemunhavam Suas ações por palavras ou pela proveniência. Então, todos, em todas as cidades, ouviram falar d’Ele. E a grande maioria tinha curiosidade em conhecê-Lo.
Neste contexto ocorre o Evangelho de hoje. Constatamos que até Herodes ficou admirado com o que se falava de Jesus. Provavelmente, contaram sobre o milagre de Caná, das curas dos doentes, da multiplicação dos pães. Por fim, tudo o que parecesse sobrenatural deixava Herodes perplexo e até supersticioso. Eis aí a razão pela qual ele pensou em João, Elias e os profetas antigos (que uma vez mortos, julgava terem ressurgido). Trata-se da reencarnação? Para Herodes sim, mas para Cristo e os Seus discípulos, não. A dúvida de Herodes, no entanto, fala mais alto: “A João, eu mesmo mandei cortar a cabeça. Mas, quem será, então, esse homem de quem ouço falar essas coisas?”
A certeza da ressurreição era comum entre os fariseus em oposição aos saduceus, os quais não acreditavam nela. Historicamente falando – e segundo esta crença farisaica -, os que morreram piedosamente, justos diante de seu Deus, ressuscitariam e voltariam a viver nesta mesma terra, porém em um reino de glória completamente sob o domínio do Senhor. Mentalidade que, mais tarde, haveria de iluminar a compreensão da ressurreição de Jesus por parte de Seus discípulos judeus.
Voltando ao texto de hoje, Lucas o conclui dizendo que Herodes procurava ver Jesus para ter certeza dos sinais e prodígios que ouviu falar sobre Ele. Eis a razão pela qual Jesus é levado diante de Herodes na Sexta-Feira Santa. O rei quer ver Cristo realizar alguma “mágica”, mas Jesus não dirige sequer uma palavra para ele. Herodes não merecia nem uma palavra do Senhor. A arrogância dele era desprezível, por isso Cristo não fez nenhum milagre diante dele.
Veja que os apóstolos – diferentemente de Herodes – anunciam aos outros a experiência que fizeram do Cristo Ressuscitado: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam no tocante ao Verbo da vida, porque a vida se manifestou e nós vimos e testemunhamos, anunciando-vos a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada, o que vimos e ouvimos, nós também vos anunciamos a fim de que também vós vivais em comunhão conosco. Ora, nossa comunhão é com o Pai e seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos estas coisas para nossa alegria ser completa” (1Jo 1,1-4).
Quero lhe fazer uma pergunta: “Por que você quer ver Jesus?”. Até Herodes queria vê-Lo, de tanto que ouviu falar do Senhor. Normalmente, quando ouvimos falar muito de alguém, ficamos curiosos para conhecê-lo. Você já ouviu alguém lhe dizer: “Ah, então você é o fulano? Ouvi muito falar de você!” E você se questiona: “Ouviu falar bem ou mal de mim?”
Lembre-se que a fama de Jesus se espalhou e todos vinham ver a palavra do “jovem pregador que tinha tanto amor”. Ele fazia todas as pessoas felizes. Mas você, que fama tem?
Jesus não só quer ouvir falar muito de você, como também quer estar sempre por perto, pronto para ajudá-lo caso você precise e peça a ajuda d’Ele. Cristo espera para vê-lo feliz e fazendo os outros felizes também. Esta é a fama com que Ele atraiu as multidões (e até mesmo o próprio Herodes).
Faça os outros felizes e você será feliz hoje e sempre!
Padre Bantu Mendonça

SANTO DO DIA:

São Vicente de Paulo



27 de Setembro


A- A+


São Vicente de Paulo"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.


Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.


A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).


Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.


São Vicente de Paulo, rogai por nós!




MEUS CONCEITOS:



DENTRO QUE SOMOS CHAMADOS A SER E A VIVER, ENQUANTO CRISTÃO E CONSAGRADOS, PERCEBEMOS A DIMENSÃO DA EXPERIÊNCIA QUE DEUS FAZ COM CADA UM DE NÓS, PRINCIPALMENTE QUANDO OLHAMOS O RETRATO DA VIDA DE NOSSOS SANTOS, QUE SÃO NOSSOS MESTRES EM SEU TESTEMUNHO E SUA DEDICAÇÃO, EM SUAS OFERTAS OBLATIVAS A DEUS, DE SI PRÓPRIO, POR MUITAS VEZES, CHEGANDO AO ÁPICE DO ESVAZIAMENTO TOTAL, PELO AMOR ÁGAPE, DE DEUS.

A VIDA E A OFERTA DE VIDA DE SÃO VICENTE DE PAULO, FOI ASSIM: - "HOMEM DE DEDICAÇÃO PLENA, VERDADEIRO HOMEM DE DEUS, CRIOU ONDE PASSOU VÁRIOS GRUPOS DE ESPIRITUALIDADE, NOBRES SERVIÇOS, AOS POBRES, ASSISTIU A PRISIONEIROS, À CRIANÇAS ABANDONADAS, AOS MISERÁVEIS. FOI O FUNDADOR DA ORDEM DOS PADRE DE MISSÃO LAZARISTAS, TAMBÉM FUNDOU AS FILHAS DA CARIDADE, VIVEU ENTRE OS ANOS DE 1581 À 1660. MUITOS DE SEUS ESCRITOS, MUITO DE SEUS ENSINAMENTOS ESTÃO ENTRE NÓS NAS MAIS VARIADAS PARÓQUIAS, CAPELAS, ESPALHADAS EM TODO O MUNDO.

SÃO VIVENTE DE PAULO. ROGAI POR NÓS!



NA SANTA LITURGIA, HOJE O ECLESIASTES, NOS LEMBRA EM SEU CAPÍTULO 1, 2 QUE TUDO É OBRA DA VAIDADE, O AUTOR SAGRADO DENOMINA ASSIM: "VAIDADE DAS VAIDADES"! PODERIA TER CHAMADO SONHOS DOS SONHOS, OU ATÉ MESMO ESPERANÇA DAS ESPERANÇAS, SIM PODERIA ASSIM TER ESCRITO, MAS ESCREVEU JUSTAMENTE O QUE OUVIU DE DEUS, PORQUE QUIS REVELAR A CADA UM DE NÓS, QUE TUDO QUE É EXTERNAMENTE EXAGERO, OU EM CONDIÇÃO DE ORGULHOS EM NOSSAS VIDAS, PODEM CAIR NA VAIDADE. TUDO QUE EXISTE, JÁ HAVIA, DESDE O PRINCÍPIO, DESDE TODA A CRIAÇÃO, O HOMEM POR EXEMPLO: -"CRIADO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS"! (GEN 1, 26), PORTANTO, SOMOS SEM DÚVIDA EM NOSSAS CRIATIVIDADES MEROS IMITADORES, UNS DOS OUTROS POR QUE SABEMOS QUE TUDO QUE É CRIADO E GERADO, VEM DE DEUS.



ASSIM O SALMISTA CANTA: - "Ó SENHOR, VÓS FOSTES SEMPRE UM REFÚGIO PARA NÓS!"


O SANTO EVANGELHO MOSTRA SEM DÚVIDAS MAIS UM CASO DE VAIDADE, DE ORGULHO, AGORA PELO PODER, O TETRARCA HERODES, QUER UMA OPINIÃO SOBRE JESUS CRISTO, MAS NÃO PORQUE QUERIA VER JESUS CRISTO E SEGUI-LO COMO OS PRIMEIROS DISCÍPULOS, MAS SIMPLESMENTE, PORQUE QUERIA SABER COMO ERA A FORMA DE JESUS ATRAIR ÀQUELES QUE VIAM A ELE, PARA SABER EM QUE GRAU O SENHOR AMEAÇARIA O SEU "PODER HUMANO", EIS A SUA "PERPLEXIDADE!"
MEDO, DE PERDER O PRESTÍGIO, FAMA, PODER, CARGO, FEZ COM QUE ESSE TETRARCA ENCHE-SE DE ORGULHO, E NÃO CONSEGUISSE TAMBÉM PERCEBER VERDADEIRAMENTE A MISSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE COM CERTEZA, SE TIVESSE SIDO ENTENDIDO PELOS "PODEROSOS", DE SEU TEMPO, NADA DAQUILO HAVIA ACONTECIDO, O REINO DE AMOR E DE JUSTIÇA  HAVIA SIDO PLANTANDO, AQUI MESMO NA TERRA. MAS JESUS VEIO PARA CUMPRIR O MANDATO DE DEUS!
IMPLANTAR SIM NOS CORAÇÕES FRACOS, DOENTES E OPRIMIDOS A CERTEZA DO REINO DE AMOR E DE JUSTIÇA, ARRANCANDO QUAISQUER RAÍZES DE VAIDADE NA VIDA DOS HOMENS, QUE FORA PLANTADO PELO MAL.
QUE POSSAMOS REFLETIR AINDA MAIS, BUSCANDO A ORIGEM VERDADEIRA DO AMOR E DO PERDÃO.
AVE MARIA!
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. ROGAI POR NÓS!
SÃO FRANCISCO. ROGAI POR NÓS!
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ. ROGAI NÓS!
SÃO PIO X. ROGAI POR NÓS.
BEATO PAPA JOÃO PAULO II. ROGAI POR NÓS!
SÃO VIVENTE DE PAULO. ROGAI POR NÓS!
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
(FONTE DE PESQUISAS- LITURGIA DEUS CONOSCO E CANÇÃO NOVA).


Nenhum comentário: