Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA DE: 28.01.11

Leituras Relacionadas ao dia 28/01/2011 - CNBB
Branco. 6ª-feira da 3ª Semana Tempo Comum
3ª Semana do Saltério
S. Tomás de Aquino PresbDr, memória
SS Ângelo Linn Zhao e Juliano

1ª Leitura - Hb 10,32-39
Suportastes longas e dolorosas lutas.
Não abandoneis, pois, a vossa coragem.
Leitura da Carta aos Hebreus 10,32-39
Irmãos:
32Lembrai-vos dos primeiros dias,
quando, apenas iluminados,
suportastes longas e dolorosas lutas.
33És vezes, éreis apresentados como espetáculo,
debaixo de injúrias e tribulações;
outras vezes, vos tornáveis solidários
dos que assim eram tratados.
34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros
e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens,
na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável.
35Não abandoneis, pois, a vossa coragem,
que merece grande recompensa.
36De fato, precisais de perseverança
para cumprir a vontade de Deus
e alcançar o que ele prometeu.
37Porque ainda bem pouco tempo,
e aquele que deve vir, virá e não tardará.
38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade,
mas, se esmorecer,
não encontrarei mais satisfação nele."
39Nós não somos desertores, para a perdição.
Somos homens da fé, para a salvação da alma.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 36, 3-4. 5-6. 23-24. 39-40 (R. 39a)
R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!

3Confia no Senhor e faze o bem, *
e sobre a terra habitarás em segurança.
4Coloca no Senhor tua alegria, *
e ele dará o que pedir teu coração.R.

5Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; *
confia nele, e com certeza ele agirá.
6Fará brilhar tua inocência como a luz, *
e o teu direito, como o sol do meio-dia.R.

23É o Senhor quem firma os passos dos mortais *
e dirige o caminhar dos que lhe agradam;
24mesmo se caem, não irão ficar prostrados,*
pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus; *
ele os protege nos momentos de aflição.
40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, +
defende-os e protege-os contra os ímpios, *
e os guarda porque nele confiaram.R.

Evangelho - Mc 4,26-34
É a menor de todas as sementes e se
torna maior do que todas as hortaliças

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34

Naquele tempo:
26Jesus disse à multidão:
"O Reino de Deus
é como quando alguém espalha a semente na terra.
27Ele vai dormir e acorda, noite e dia,
e a semente vai germinando e crescendo,
mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto:
primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga
e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
29Quando as espigas estão maduras,
o homem mete logo a foice,
porque o tempo da colheita chegou".
30E Jesus continuou:
"Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?
Que parábola usaremos para representá-lo?
31O Reino de Deus é como um grão de mostarda
que, ao ser semeado na terra,
é a menor de todas as sementes da terra.
32Quando é semeado, cresce
e se torna maior do que todas as hortaliças,
e estende ramos tão grandes,
que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra".
33Jesus anunciava a Palavra
usando muitas parábolas como estas,
conforme eles podiam compreender.
34E só lhes falava por meio de parábolas,
mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo.
Palavra da Salvação.

Reflexão - Mc 4, 26-34
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.

HOMILIA DE PADRE BANTU MENDONÇA:
As nossas ações devem ser produtos dos nossos pensamentos
Postado por: homilia
janeiro 27th, 2011
A+A-
5tweetsretweet
E no Evangelho de hoje, Jesus continua pregando para as multidões por meio de parábolas. E após explicar a parábola do semeador, Ele apresenta hoje mais uma [parábola]: a da lâmpada, da luz, dizendo: “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama?” A resposta é fácil, acredito que ninguém acenderia uma lâmpada e a colocaria debaixo de um caixote, pois dessa forma ela não serviria para nada; geralmente a colocamos em um local que ilumine o máximo possível.
E como a lâmpada que não deve ser escondida, assim é a Palavra que deve ser proclamada para iluminar a todos, sem exceção. E não como acontece em algumas doutrinas ou cultos nos quais só tem acesso à Palavra um grupo pequeno que se considera iluminado. Para Jesus, todos têm direito de conhecer Sua mensagem, não excluindo ninguém. Porém, somos livres para aceitar ou rejeitar a Palavra. O discípulo que anuncia a Palavra também é luz, é sua missão descobrir como e onde proclamá-la de forma que ela chegue ao maior número de pessoas possível, para que a luz da vida possa iluminar a todos.
Devemos estar atentos para ouvir, acolher, praticar e deixar a Palavra frutificar em nossos corações, e com atitudes positivas colocá-la em prática. Deixando de fazer maus julgamentos sobre os outros, pois “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”. Se usarmos de misericórdia, receberemos muito mais misericórdia. Sejamos luz para que possamos dar continuidade à missão de Cristo, levando a Palavra de Deus a todos e, dessa forma, consigamos atingir o coração destes, para livrá-los das trevas, da solidão, do ódio, da tristeza. Que atentos e fiéis todos nós possamos ouvir e acolher a “luz do amor de Deus”.
As nossas ações devem ser produtos dos nossos pensamentos e também dos nossos sentimentos. Nesta leitura Jesus nos exorta a sermos como lâmpadas acesas colocadas em lugar alto a fim de que todas as pessoas que as vejam sejam iluminadas, isto é, tenham conhecimento de Sua Palavra. Portanto, as nossas ações devem revelar o que nós cultivamos dentro de nós mesmos. Se, cultivamos em nós bons pensamentos e os regamos nós poderemos também realizar boas obras, como lâmpadas acesas que podem ser vistas por todos.
Contudo, quando nós falseamos, quando nós blefamos e escondemos as nossas reais intenções nós também somos capazes de praticar ações duvidosas que, por mais que aparentem bondade, são, no entanto, como arapucas armadas para que outros nelas caiam. Desse modo, nós revelamos apenas escuridão.
Jesus continua nos advertindo em relação às nossas ações e, agora também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”. Muitas vezes, nós usamos critérios muito exigentes para com os nossos irmãos e irmãs e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor nós também seremos julgados, e por nós mesmos! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. Existe um ditado popular que expressa muito bem o que o Senhor nos fala: “Quem disto usa, disto cuida”. Por essa razão, devemos purificar os nossos pensamentos e sentimentos a fim de que possamos atuar com sinceridade e com transparência irradiando ao mundo a Luz, que vem do Senhor. E que as nossas ações e os nossos julgamentos para com os nossos irmãos sejam feitos com uma medida ajustada à nossa própria fraqueza, portanto, cheios de misericórdia e compaixão.
Você é uma pessoa transparente e sincera? As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las? Você é muito rigoroso com os erros das pessoas? E com os seus? Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa? Qual é a sua medida?
Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar da Tua benevolência.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Retirado do Blog do padre Bantu
Share and Enjoy:



VIDA DO SANTO:
Santo Tomás de Aquino
28 de Janeiro

A- A+

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:
IRMÃOS E IRMÃS, LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!
TENDO EM VISTA O TÍTULO ACIMA DA HOMILIA DIÁRIA CITADO POR PE. BANTU MENDONÇA DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA, ONDE O TEMA SUGESTIVAMENTE ELE REFERE-SE QUE AS NASÇÕES DEVEM SER PRODUTOS DE NOSSOS PENSAMENTOS, DEIXO-ME LEVAR NESTE DIRECIONAMENTO DO PADRE, PARA PERCEBER NA AÇÃO LITURGICA DE HOJE, COMO CAMINHAMOS DISTANTES UNS DOS OUTROS, SEM MUITO IMPORTA-SE COM O PROXIMO, COMO QUE ELE ESTA VIVENDO, QUAIS SÃO AS NESCESSIDADE BÁSICAS QUE REALMENTE ELES ESTÃO TENDO NO TEMPPO PRESENTE..
EM NOSSA PRÓPRIA PÁTRIA, O QUE VIVEMOS E O QUE ESTAMOS PASSANDO AGORA, COM ESTAS CASTÁSTROFES NATURAIS, NO RIO DE JANEIRO OS BARRANCOS DOS MORROS ESTÃO CEDENDO ABAIXO E DESTRUINDO DEVASTADAMENTE TUDO ENCONTRA PELA FRENTE, EM SÃO PAULO, SANTA CATARINA E NO RIO GRANDE DO SUL, AS NEVASCAS COM AS CHUVAS DE GRANITOS EM MEIO AO QUE OS ESTUDIOSOS DO TEMPO CHAMAM DE ESTAÇÃO VERÃO. ASSIM O HOMEM MAIS SIMPLES E HIMILDE SAI DIZENDO NAS RUAS DE NOSSA CAPITAL AQUI EM FORTALEZA, AH, MAIS ISSO É CULPA DA CHUVA!
NÃO MEUS IRMÃOS, ISSO NÃO É CULPA DA CHUVA NÃO!
PRECISAMOS LEVAR A DEUS PARA DENTRO DOS CENTROS ADMINISTRATIVOS DAS NASÇÕES, QUE NOS GOVERNAM, PARA QUE ESTES HOMENS FAIXADO DE PODERES, POIS O VERDADEIRO PODER VEM DE DEUS, APRENDAM A DOBRARERM SUAS VONTADES E SEUS CORAÇÕES E PERGUNTEM A DEUS, QUANDO VÃO PLANEJAR UMA OBRA SOBRE O MAR POR EXEMPLO, SÓ PARA DEIXAR A CIDADE MAIS BONITA, MAIS ATRAENTE PARA O CONSUMO FINANCEIRO E CAPITAL DE ALGUNS PRIVILEGIADOS.
É PRECISO CONTINUAR COM AS VITRINES DA LOJAS QUE VENDEM MÓVEIS DE PRIMEIRA LINHA BONITAS SIM, MAS É PRECISO ANTES DE ARRACAR, OU DE SERRA SEJA COMO FOR, UMA ÁZRFEA VERDE, PENSAR NO REFLORESTAMENTO.
ESTAMOS CADA VEZ MAIS DISTANCIAMDO-SE DEUS.
A SANTA LITURGIA DE HOJE É CLARA:
SÃO PAULO FALA A COMUNIDADE DE HEBREUS:
32”L EMBRAI-VOS DOS PRIMEIROS DIAS, QUANDO,APENAS ILUMINADOS, SUPORTASTES LONGAS E DOLOSAS LUTAS. 33 AS VEZES, ÉREIS APRESANTADOS COMO ESPETÁCULO, DEBAIXO DE INJÚRIAS E TRIBULAÇÕES” (HEB 10, 32-33).
NÃO ESTROU QUERENDO SER ENFÁTICO TAMBÉM E GENERALIZAR TUDO EM MINHA OPINIÃO QUE NÃO SE POSSA MAIS TER O DESLUMBRE DAS GRANDES FESTAS, DAS GRANDES POSSES NA ÁREA DO GOVERNO, DE UMA GRANDE COPA DO MIUNDO.
MAS PRECISAMOS ENTENDER MINHA GENTE EXPRESSÃO DO EX PRESIDENTE COLLOR DE MELO, QUE PRECISAMOS SERMOS LUZES PARA OS QUE SOFREM DESAMPARADAMENTE NOS BECOS, NAS RUAS, NAS RAMPAS DE LIXO, NAS FILAS DOS POSTOS DE SAÚDE DE NOSSAS CIDADES E DE NOSSAS NASÇÕES.
QUAL RIQUEZA MAIR ESTAMOS BUSCANDO?
A QUE PERMANECE E DURA PARA A ETERNIDADE OU A QUE JUNTAMOS NA TERRA E AS TRAÇAS E A FERRUGEM VEM E TOMA PARA SÍ? (MT 6, 19).
SÃO PAULO AINDA FALA DA CORAGEM DE VESTIRE A NESCESSIDA DO PRÓXIMO, PPOIS ASSIM SEREMOS MERECEDORES DE NOSSA RECOMPENSA MAIOR. (HEB 10, 35).
É ASSIM QUE DEUS RELATA AINDA POR MEIO DO APÓSTOLO:
38 “O MEU JUSTO VIVERÁ POR CAUSA DA SUA FIDELIDADE”. (HEB 10, 38).
POR FIM BUSQUEMOS AINDA MAIS A COMPREENSÃO NESTE VERSÍCULO FINAL DE SÃO PAUOLO:
39 “NÃO SOMOS DESERTORES, PARA A PERDIÇÃO, SOMOS HOMENS DA FÉ, PARA A SALVAÇÃO DA ALMA”. (HEB 10, 39).
QUEREMOS SIM SENHOR PODERMOS CANTAR AQUI NESTA NASÇÃO TERRENA AINDA:
“A SALVAÇÃO DE QUEM É JUSTO VEM DE DEUS”! (SL 36).
POR ISSO TOMEMOS COMO EXEMPLO CLARO AINDA HOJE O SANTO EVANGELHO, NARRADO POR SÃO MARCOS.
O HOMEM É ÀQUELE QUE DEVE ESPALHAR A SEMENTE NA TERRA, QUANDO POUSA PARA DESCANSAR NAS PROXIMIDADES DOS DIAS VOLTA AO CAMPO E VER QUE LÁ A SEMENTE LANÇADA PRODUZIU UM FRUTO CAPAZ DE SER PARTILHADO A MUITOS, OU AINDA UM ABRIGO CAPAZ DE ABRIGAR AOS QUE LHE NESCESSITAM.
QUE SANTO TOMÁS DE AQUINO, DESPERTE EM NÓS A AÇÃO SALVIFICA PARA O REINO DE DEUS!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃPO FRANCISCO DE ASSIS.
STA-SÃO TOMAS DE AQUINO
SS ALZ e J-SANTO ÂNGELO LIN ZHAO E JULIANO.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O livro da Carta aos Hebreus vem enfatizar a importância da ligação entre Deus e os homens, pois é a partir desse contato íntimo entre humano e divino que a Graça pode acontecer. Não adianta pensar somente em “minha vontade” ou acreditar que Deus quer, é preciso haver uma aliança entre os dois, até por que Cristo não obrigou, mas convidou pessoas de fé a segui-lo. Falar de Deus hoje talvez seja fácil, difícil é manter o constante equilíbrio entra aquilo que eu digo e aquilo que eu vivo. Também não podemos pensar em uma caminhada constante e sempre positiva, mas que teremos altos e baixos, de onde nascem o caminho da santidade. É preciso ter mente a diferença entre perfeição e santidade. Um estado não possui nenhuma semelhança com o outro, uma vez que a santidade é construída a partir dos erros. O que vale é a perseverança, pois, “só será salvo aquele que perseverar até o fim”.

No evangelho vemos a forma didática e progressiva em que ocorre o processo de conversão. A fé, inicialmente começa como uma semente e depois vai crescendo e crescendo até o momento em que o cristão “vira todo de Deus”. Dessa forma, a paciência com o próximo é crucial para que ele avance na caminhada. Não é de uma vez ou por acaso que o cristão se torna uma rocha de Cristo, fonte de Graça para o próximo. A partir do versículo 31 Jesus nos mostra, por incrível que pareça, apesar de tanto tempo ter passado, a realidade do mundo de hoje: que o Reino de Deus aqui na Terra para muitos homens é tão pequenininho quanto um grão de mostarda que talvez nem exista. Assim, Deus é deixado para segundo plano, como uma segunda opção, uma segunda alternativa.
Porém, essa realidade difícil muda à medida que cada cristão semeia a Palavra Santa. Talvez não seja capaz de mudar o mundo inteiro, mas transforma aquela rua, aquele bairro, aquela cidade, aquele estado, aquele país...

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja Louvado!

Vinnie.