Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Liturgia da Palavra 27.10.2023

Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023
Sexta-feira 29a. Semana do Tempo Comum
1a. Semana do Saltério
Cor: Verde
Ss. São Gonçalo de Lagos, Padroeiro de Torres Vedras
Antífona de entradaSl 16,6.8
Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me.

Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Quem me libertará deste corpo de morte?

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a

Irmãos:
Estou ciente que o bem não habita em mim,
isto é, na minha carne.
Pois eu tenho capacidade de querer o bem,
mas não de realizá-lo.
Com efeito, não faço o bem que quero,
mas faço o mal que não quero.
Ora, se faço aquilo que não quero,
então já não sou eu que estou agindo,
mas o pecado que habita em mim.
Portanto, descubro em mim esta lei:
Quando quero fazer o bem,
é o mal que se me apresenta.
Como homem interior
ponho toda a minha satisfação na lei de Deus;
mas sinto em meus membros outra lei,
que luta contra a lei da minha razão
e me aprisiona na lei do pecado,
essa lei que está em meus membros.
Infeliz que eu sou!
Quem me libertará deste corpo de morte?
Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 118, 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R. 68b)

R. Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! R.

Porque sois bom e realizais somente o bem, *
ensinai-me a fazer vossa vontade! R.

Vosso amor seja um consolo para mim, *
conforme a vosso servo prometestes. R.

Venha a mim o vosso amor e viverei, *
porque tenho em vossa lei o meu prazer! R.

Eu jamais esquecerei vossos preceitos, *
por meio deles conservais a minha vida. R.

Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! *
Porque sempre procurei vossa vontade. R.

Aclamação ao Evangelho
Mt 11,25

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
    pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos,
    escondendo-os aos doutores!

EVANGELHO

Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,54-59

Naquele tempo:
Jesus dizia às multidões:
'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente,
logo dizeis que vem chuva.
E assim acontece.
Quando sentis soprar o vento do sul,
logo dizeis que vai fazer calor.
E assim acontece.
Hipócritas! Vós sabeis interpretar
o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
Quando, pois, tu vais com o teu adversário
apresentar-te diante do magistrado,
procura resolver o caso com ele
enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz,
o juiz te entregará ao guarda,
e o guarda te jogará na cadeia.
Eu te digo: daí tu não sairás,
enquanto não pagares o último centavo.'
Palavra da Salvação.


Sobre as oferendas
Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoMc 10,45
O Filho do Homem veio dar a sua vida para a salvação dos homens.

Depois da comunhão
Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
MINHAS REFLEXÕES:
A Santa liturgia de hoje retrata a questão do bem e do mal, não fazer o bem que habita em mim devido ao pecado que habita entranhado dentro de meu corpo, meu pensamento. O salmista no chama a atenção para: Salmo responsorial
Sl 118, 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R. 68b)
R. Ensinai-me a fazer vossa vontade!
Neste sentido podemos contar de forma intríssica com a ajuda de Deus para realizar o bem.
O Santo Evangelho nos leva a experiência de perceber os sinais de Deus no tempo, quando vem a chiva ou o sol logo percebe-se que é tempo de colheita ou do inverno, porém antes melhor buscar a reconciliação com nosso irmão a fim de que toda paz seja gerada no amor de Deus.
LSJNSJC (...).
STMJSF (...).
SFA (...).
SGL (...).
NSPS (...).
SJPII(...).
Que a Face de Deus nos ilumine!
Amém!


Nenhum comentário: