Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 13 de maio de 2022

LITURGIA DA PALAVRA DE SEXTA-FEIRA 13 DE MAIO DE 2022 DA 4a.SEMANA SO TEMPO DA PÁSCOA -COR: BRANCA-Ss.Virg. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Antífona de entradaAp 5,9s
Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia!

Oração do dia
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

A promessa que Deus fez
ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia,
Paulo disse na sinagoga:
Irmãos, descendentes de Abraão,
e todos vós que temeis a Deus,
a nós foi enviada esta mensagem de salvação.
Os habitantes de Jerusalém e seus chefes
não reconheceram a Jesus
e, ao condená-lo, cumpriram as profecias
que se lêem todos os sábados.
Embora não encontrassem nenhum motivo
para a sua condenação,
pediram a Pilatos que fosse morto.
Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz
a respeito de Jesus,
eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo.
Mas Deus o ressuscitou dos mortos
e, durante muitos dias, ele foi visto
por aqueles que o acompanharam
desde a Galiléia até Jerusalém.
Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho:
a promessa que Deus fez aos antepassados,
ele a cumpriu para nós, seus filhos,
quando ressuscitou Jesus,
como está escrito no salmo segundo:
'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial
Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)

R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei*
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'
O decreto do Senhor promulgarei, †
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! R.

Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila! R.

E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito! R.

Aclamação ao Evangelho
Jo 14,6

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim

EVANGELHO

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus,
tende fé em mim também.
Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver
estejais também vós.
E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.'
Tomé disse a Jesus:
'Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho?'
Jesus respondeu:
'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançarmos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoRm 4,25
Cristo Senhor foi entregue por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, aleluia!

Depois da comunhão
Guardai, ó Deus, no vosso constante amor, aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
MINHAS REFLEXÕES:

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No ano 1917, quando o mundo se debatia ainda nas violências e atrocidades da guerra, a Virgem Maria apareceu seis vezes em Fátima a três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. Por meio deles, a Santa Mãe de Deus recomendou insistentemente aos homens a firmeza da fé e o espírito de oração, penitência e reparação. O culto de Nossa Senhora de Fátima, depois de ter sido aprovado pelo Bispo da diocese e mais tarde confirmado pela Autoridade Apostólica, foi especialmente honrado com a peregrinação do papa Paulo VI ao local das aparições no ano 1967 e João Paulo II em 1982 e 1991.

Neste dia tão solene dedicado a Nossa Senhora de Fätima, que na cova da Íria, surge resplenderosa aos três pastorinhos:-Francisco, Jacinta e Lúcia, somos também nós convidados a refletirmos a luz da Palavra de Deus, sua própria moção de seu amor incondicional.por cada um nós na peseoa da Virgem Prudentíssima. Nossa Senhora de Fátima é aquele que de posse de seu rosário, ensina a conduta do amor e so perdão de Deus para commcada um de nós.

Maria aquela toda olena da graça de Deus e ungida pelo Espírito Santo de Deus, assume com todos os filhos de Deus o comprometimento do amor. Amor sem interesses, sem reservas para outra vez ser Compreendida como aquela que manifesta a luz de Cristo.

Na santa Liturgia na primeira leitura do livro de At 13, 26-33 (...)

Os apóstolos mesmo repletos do compromissos,  buscam não relevar e praticar as a bençãos.

A todos que temem ao Senhor a estes serà manifestado as graças do Pai.

Irmãos a cada um de vcs ao lerem esta mensagem em forma de reflexão devem buscar ainda a proximidade de Nossa Senhora por meio do Santo Rosário.

O salmista proclama: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!" (Sl 2,7).

No Santo Evangelho Jesus se revela como Caminho, Único que verdadeiramente nos leva ao Pai. Por isso não deixemos que as inquietações e pertubações possam nos tirar o foco deste Caminho que precisamos seguir como Nossa Senhora, soube seguir e permanecer em pé diante da Cruz que foi o seu maior gesto de compaixão e de amor ágape, que incondicionalmemte de ao mesmo tempo ante as dúvidas e anseios como o que fez a Tia Iara, e assim agora também os seres vivos.

A partir do questionamento do apóstolo Felipe que diz não saber o caminho, o Próprio Cristo o responde: -"Eu sou o caminho, a verdade e a vida."

SFA (...)

BMTC (...)

SJPII (...)

Att. Erlanio Pinheiro-CFFA-





Nenhum comentário: