Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 12 de abril de 2020

DOMINGO, 12 DE ABRIL DE 2020-PÁSCOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO-


DOMINGO, 12 DE ABRIL DE 2020
DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR
COR: BRANCO
Ss. Vitor

LITURGIA DO DIA:
Primeira Leitura (At 10,34a.37-43)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 117)
— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
— A pedra que os pedreiros rejeitaram,/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso./ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Segunda Leitura (Cl 3,1-4)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Jo 20,1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.  6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Semeemos Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós
A+A-
“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual, Ele devia ressuscitar dos mortos” (João 20,9).
Assim como os discípulos de Jesus, somos nós, os discípulos nos dias de hoje, que não compreendemos a Escritura, segundo a qual, o Senhor ressuscitou dos mortos. Porque Ele está vivo, Ele está no meio de nós.
O Senhor não está morto, Deus não está morto! Seu Filho Jesus foi enviado para nos dar a vida em plenitude, e Ele está no meio de nós. Precisamos ressuscitar com Ele, precisamos viver a vida que Ele nos trouxe.
A Liturgia de hoje está nos dizendo que: se nós ressuscitamos com Cristo, precisamos nos esforçar para buscar e alcançar as coisas do Alto. Não podemos viver atrelados somente às coisas da Terra, com as preocupações materiais. De tantas tensões e preocupações materiais, preocupações humanas vamos morrendo aos poucos, a ansiedade vai tomando conta de nós. O medo, o pavor, o pânico, as incertezas, todos esses elementos de morte vão nos corroendo por dentro.
É preciso olhar para o Alto, olhar para o Cristo Ressuscitado, permitir que a vida d’Ele esteja em nós. Precisamos buscar as coisas do Alto sem tirar os nossos pés da Terra, trabalhando e construindo a cada dia a nossa vida aqui, mas com a dimensão da eternidade.
A verdade é uma só: Cristo está vivo e ressuscitado
Cristo venceu a morte, a morte não tem poder sobre Ele e não tem poder sobre quem ressuscitou com Ele. Por isso, somos discípulos do Ressuscitado. Celebremos a Sua Páscoa e a vida nova que Ele nos trouxe na nossa própria vida.
Que possamos fazer resplandecer pelo pensamento, pelo sentimento, pela palavra que sai de nós que Cristo está vivo. Não adianta saber que Ele ressuscitou no passado, é preciso que as pessoas olhem para nós hoje e tenham a certeza de que Cristo está vivo porque nós semeamos vida, esperança, renovação, semeamos o Cristo Ressuscitado que faz novas todas as coisas.
Faça acontecer coisas novas onde você se encontra! Faça a Páscoa acontecer na sua casa, no seu ambiente, com as pessoas com as quais você conversa. Faça com que a esperança e a vida nova que Ele nos trouxe esteja ressurgindo, mesmo em meio ao caos, à desordem, ao medo e à tantas situações negativas.
A verdade é uma só: Cristo está vivo e ressuscitado. Se ainda não compreendemos as Escrituras, peçamos a Deus que nos dê a sabedoria e a luz, para que possamos semear Jesus vivo e ressuscitado em tudo que realizamos nesta vida.
Uma Páscoa feliz e abençoada para todos!
Deus abençoe você!  

São Vitor

Nasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno e preparava-se para receber a graça do Batismo.
Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamaram para adorar esse ídolo, mas ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.
Por não renunciar a sua fé, ele foi preso numa árvore e flagelado e, em seguida, decapitado. São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.
São Vitor, rogai por nós!
MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:
 Chegamos ao Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, e nesta Santa Liturgia, temos em comum a dádiva da Esperança, da vida eterna oferecida a cada pessoa como Dom maior do Amor de Deus, na pessoa de Nosso Jesus Cristo.
Alegrai-vos, neste dia portanto Jesus Ressuscitou, saiu do túmulo das trevas, para revelar a vida, a vida agora triunfa brilha com a Luz Própria que é o Próprio Cristo Jesus.
A liturgia de hoje nos oferece e nos proporciona essa alegria!
Primeira Leitura: - extraída dos Atos dos Apóstolos Pedro toma a palavra e anuncia o predito salvífico de Deus.  –“Vós sabeis do que aconteceu, na Judéia e na Galiléia, que Jesus Cristo, depois do batismo pregado e anunciado por João, ungido pelo poder do Espírito Santo, passando fazendo o bem por toda a terra, após ter sido pregado e morto na Cruz, para Salvação da humanidade, esse mesmo Cristo que vós crucificastes, agora RESSUCITOU!”
Assim todos que Nele crer  e for Nele Batizado, tem a remissão dos pecados.
Assim canta o Salmista: -“Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
Eis o motivo da nossa alegria e de nossa conquista.
Por isso na segunda leitura Paulo fala a comunidade de Colossos: -“1 Portanto se ressuscitastes com Cristo, Buscai as coisas lá do Alto!” (Cl 3, 1).
Abandonai ao que tens de terreno, e nascestes para ser um homem novo, uma mulher nova, abdicando as coisas terrenas, e assim aspirando as coisas do céu. Para que possais aparecer-vos também com Ele na Glória de Deus.
No Santo Evangelho Maria de Magdala (Maria Madalena), desperta bem cedo, vai ao túmulo, como era o costume, e ao chegar lá se depara com a cena da pedra movida, o Corpo e não só o Corpo, o Próprio Senhor não esta mais lá. Nosso Deus não é o Deus da morte mas sim da vida, por isso a pedra qye lacrava a morte, fora totalmente deslacrada e removida, para que no lugar da morte naquele túmulo habitasse definitivamente a vida.
Ao chegar diante dos discípulos Pedro e João também agora avivados pela novidade correm e depressa João chega ao túmulo, observa e não entra porque obedecendo a lei hierárquica que os mais velhos devem averiguar e testemunhar o fato aguarda Pedro que entrando no túmulo, percebe que ali não se encontra mais o Corpo de Jesus, pois houvera RESSUSCITADO.
Agora apanhando as faixas de linho e pano (SUDÁRIO), que envolveu o Corpo do Senhor agora eles também testemunham o fato e acreditam, naquilo que havia de se cumprir conforme o predito profético por Jesus Cristo que Ressuscitaria ao terceiro dia.
Jesus esta vivo, VIVO EM NOSSOS CORAÇÕES!
É Páscoa! Alegrai-vos sempre e glorificai no Senhor.
LSNSJC (...). -LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF (...). - SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE
SV (...) -SÃO VITOR. (SANTO DO DIA).
NSC (...) -NOSSA SENHORA DO CARMO.
SDP (...). -SANTA DULCE DOS POBRES.
SFA (...). -SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SJPII (...) -SÃO JOÃO PAULO II.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!




2 comentários:

@Carlos_0ficial disse...

Ótimo
Amei ♥️

Erlanio Pinheiro disse...

Obrigado Carlos Andrade por ter entrado em meu blog ter comentado e ter goatado principalmente. Você é um grande amigo.