Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lectio Divina de 21 de Agosto de 2019

Antífona de entrada
O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

Oração do dia
Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa são Pio 10º de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós,
quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.

Leitura do Livro dos Juízes 9,6-15

Naquele tempo:
Todos os habitantes de Siquém
e os de Bet-Melo
se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém
e proclamaram rei a Abimelec.
Informado disso,
Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim
e se pôs a gritar em alta voz, dizendo:
'Ouvi-me, moradores de Siquém,
e que Deus vos ouça.
Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei
para reinar sobre elas,
e disseram à oliveira: 'Reina sobre nós`.
Mas ela respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu azeite,
com que se honram os deuses e os homens,
para me balançar acima das árvores?'
Então as árvores disseram à figueira:
'Vem e reina sobre nós'.
E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar à minha doçura
e aos saborosos frutos'.
As árvores disseram então à videira:
'Vem e reina sobre nós'.
E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu vinho,
que alegra os deuses e os homens,
para me balançar acima das outras árvores?'
Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro:
'Vem tu reinar sobre nós'.
O espinheiro respondeu-lhes:
'Se deveras me constituís vosso rei,
vinde e repousai à minha sombra;
mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro
e devore os cedros do Líbano!'.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 20,2-3. 4-5. 6-7 (R. 2a)

R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
não recusastes os pedidos de seus lábios. R.

Com bênção generosa o preparastes; *
de ouro puro coroastes sua fronte.
A vida ele pediu e vós lhe destes, *
longos dias, vida longa pelos séculos. R.

É grande a sua glória em vosso auxílio; *
de esplendor e majestade o revestistes.
Transformastes o seu nome numa bênção, *
e o cobristes de alegria em vossa face. R.

Aclamação ao Evangelho
Hb 4,12

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A palavra do Senhor é viva e eficaz:
    ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

EVANGELHO

Estás com inveja porque eu estou sendo bom?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 20,1-16a

Naquele tempo:
Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
'O Reino dos Céus é como a história do patrão
que saiu de madrugada
para contratar trabalhadores para a sua vinha.
Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por
dia, e os mandou para a vinha.
Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo,
viu outros que estavam na praça, desocupados,
e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha!
E eu vos pagarei o que for justo'.
E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia
e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa.
Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde,
encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse:
'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?'
Eles responderam:
'Porque ninguém nos contratou'.
O patrão lhes disse:
'Ide vós também para a minha vinha'.
Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador:
'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos,
começando pelos últimos até os primeiros!'
Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde
e cada um recebeu uma moeda de prata.
Em seguida vieram os que foram contratados primeiro,
e pensavam que iam receber mais.
Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
Ao receberem o pagamento,
começaram a resmungar contra o patrão:
'Estes últimos trabalharam uma hora só,
e tu os igualaste a nós,
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'.
Então o patrão disse a um deles:
'Amigo, eu não fui injusto contigo.
Não combinamos uma moeda de prata?
Toma o que é teu e volta para casa!
Eu quero dar a este que foi contratado por último
o mesmo que dei a ti.
Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero
com aquilo que me pertence?
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?'
Assim, os últimos serão os primeiros,
e os primeiros serão os últimos.'
Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Ó Deus, acolhei com bondade as nossas oferendas e dai-nos seguir os ensinamentos de são Pio 10º, para celebrar dignamente estes divinos mistérios e recebê-los com fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoJo 10,11
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Depois da comunhão
Celebrando a memória do papa são Pio 10º, nós vos pedimos, ó Deus, que a participação na vossa mesa nos torne firmes na fé e unidos na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

SANTO DO DIA

São Pio X

Celebramos, hoje, um Papa que mereceu ser reconhecido por santo, embora na humildade típica das almas abençoadas, José Sarto respondia àqueles que o chamavam de santo: “Não santo, mas Sarto”.

Nascido em 1835 ao norte da Itália e de família muito simples e religiosa, o pequeno José, com muito esforço e sacrifício conseguiu – com o apoio dos pais – estudar e entrar para o Seminário. Com sua permanente autodefinição: “um pobre vigário da roça”, José Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado.

Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua ideia-força: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno.

Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.

São Pio X, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:

A Santa Liturgia de hoje, revela que cada um de nós em nossa sociedade necessitamos saber fazer escolhas que não nos comprometam em nosso futuro, mas que possam ser escolhas maduras para o bem estar social e de toda a comunidade.

Na primeira leitura, vejam o que se sucede:

Os habitantes de Siquém e Bet-Melo, quando Joatão gritou dizendo:

As árvores escolhem entre sí uma que possa reinar sobre elas.

Oliveira reine sobre nós, e esta responde que não renunciará seu azeite fino.

Figueira reine sobre nós, e esta responde não posso renunciar meus belos e bons frutos.

Videira reine sobre nós, e esta responde não posso deixar de alegrar aos homens com meus bons vinhos.

Por fim o espinheiro que se propõe a medida que todas possam supottarem-se abrugar em sua sombra.

Assim é a comunidade. Precisamos todos nós suportar uns aos outros para que não caiamos nos espinhos que a vida comunitaria pode oferecer nas adversidades.

É neste sentido que o salmista proclama:

-"Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!"

Assim esta a parábola dos trabalhadores da vinha. O Patrão contratou empregados pela madrugada, depois as 9 hs outra vez as 12 hs e por fim as 15 e 17 hs, combinou uma moeda justa com cada um e ao pagar a todos do último ao primeiro pagou de forma igual. Os que iniciaram cedo resmugaram querendo ganhar mais mas o Senhor justificou que havia sido justo assim os últimos sâoos primeiros e os primeiros são os últimos no reino de Deus.

LSJNSJC (...).

STMJSF (...).

SFA (...).

NSM (...).

SPX (...).

SJPII(...)

QUE A FACE DE DEUS NOA ILUMINE!

AMÉM!


Nenhum comentário: