Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 17 de junho de 2014

QUARTA-FEIRA,  18 DE JUNHO  DE 2014
11ª SEMANA DO TEMPO COMUM
3ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss  São Gregório Barbarigo
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
Conheça a história de São Gregório Barbarigo
Primeira Leitura (2Rs 2,1.6-14)

Leitura do Segundo Livro dos Reis.
1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos.
7Então, cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à frente, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”.
10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão.
14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!
— Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
— Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais. No interior de vossa tenda os escondeis, protegendo-os contra as línguas maldizentes.
— Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

São Gregório Barbarigo, um homem de oração

Nasceu em Veneza no ano de 1625 dentro de uma família nobre, que proporcionou a ele uma formação intelectual muito boa e também integral. Ele conheceu o Cristianismo através do testemunho de sua família. Seguir a Cristo supõe renúncia, cruz, decisões grandes e pessoais. No meio dos estudos ele se tornou um diplomata europeu e, ali, dava testemunho de Igreja e Cristianismo, mas dentro de si havia o chamado ao sacerdócio. Deixou tudo: bens e carreira e foi ordenado sacerdote. Tornou-se cada vez mais um servo na Igreja e foi escolhido para ser assessor do Papa. Não demorou muito e ele foi ordenado Bispo de Bérgamo (onde fez um maravilhoso trabalho apostólico). Em seguida foi transferido para Pádua, onde cuidou principalmente da formação do Clero, para colocar em prática todas as decisões do Concilio de Trento. Era um homem de oração. Não existirá um santo na Igreja que não tenha vivido seriamente a vida penitencial e a vida de oração. São Gregório era um homem de grandes atividades, porque tinha grande intimidade com o Senhor. Tantos trabalhos teve que, com 72 anos, foi atestada a sua morte. Morreu de tanto trabalhar.
São Gregório Barbarigo, rogai por nós!
                                                                   
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVOR E GRAÇA A VÓS DEUS PAI, PORQUE DE TI VEM O MEU SUSTENTO, MEU ENSINAMENTO E TODA UNÇÃO DO DE SEU SANTO ESPÍRITO.
NA PRIMEIRA LEITURA DE HOJE, PERCEBEMOS COMO É A VIDA DAQUELE QUE SE DEIXA CONDUZIR PELO ESPÍRITO DO SENHOR. ELIAS E ELISEU, ATRAVESSAVAM O DESERTO EM GUILGAL, QUANDO ESTES SE DEPARAM COM A TERRA DE JERICÓ E ORDENADO POR ELIAS, QUE PERMANECESSE ALI, ELISEU RETRUCA E O DIZ: -“PELA VIDA DE DO SENHOR E PEKLA TUA, EU NÃO TE DEIXAREI!” (1ª RE 2, 6b).
É PRECISO TER CONVICÇÃO DAQUILO QUE QUEREMOS E SEGUIIIMOS, PARA REALMENTE, NÃO NOS AFASTARMOS DA SUA PRESENÇA. PRECISAMOS INSISTIR PARA ESTARMOS SEMPRE JUNTOS, POIS PARA ÀQUELÇES QUE LUTAM NA PRESENÇA DE SUA ESCOLHA, COMO NO CASO ESCOLHA DE DEUS, POR SUAS COISAS, POR SEU REINO, PODEM RECOBRAR A DUPLA PORÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, COMO FOI A ELISEU CONCEDIDA, APÓS AO ARREBATAMENTO DE ELIAS.
PARA MIOM E PARA VOCÊ QUE REZAMOS AGORA, PARECE-NOS DIFÍCIL OU ATÉ IMPOSSÍVEL, MAS NA PRESENÇA DE DEUS, TUDO SE TORNA, REALIZÁVEL.
EM JESUS, TEMOS O NOSSO CORAÇÃO FORTIFICADO. DIZ O SALMISTA.
AGORA O SANTO EVANGELHO EXORTA-NOS AOS CUIDADOS E ZELO, PARA QUE NÃO ACHEMOS QUE TUDO EM NÓS ESTA PRONTO, PERFEITO, E DAÍ QUEIRAMOS FAZER TAIS SINAIS DA GRAÇA DE DEUS, APENAS PARA SERMOS VUISTOS PELOS OUTROS. O SENHOR APLICA AQUI O EXEMPLO DA ESMOLA. NÃO TOCAR A TROMBETA SIGNIFICA ANTES DE MAIS NADA, NÃO PROPOGAR EM CAUSA PRÓPRIA O QUE POSSA TER OFERECIDO A NECESSIDADE DE OUTREM.
APLÇICA TAMBÉM O ENSINAMENTO A ORAÇÃO PESSOAL, ONDE ESTA DEVE ESTAR SENDO RELIADA SEMPRE A SÓS EM LUGAR RESERVADO COM CRISTO JESUS, POR EXEMPLO O NOSSO QUARTO. A ALEGRIA DEVE ESTAR NA FACE DAQUELE QUE JEJUA OU QUE SACRIFICA A SÍ MESMO EM OFERTA AGRADÁVEL AO SENHOR. POIS DEUS NOS GARANTE A RECOMPESA.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
SÃO JOÃO PAULO II.
Ss São Gregório Barbarigo
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo(115)

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: