Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

LITURGIA DE: SEGUNDA-FEIRA: 02.12.13


SEGUNDA-FEIRA,  02 DE  DEZEMBRO DE 2013
1 ª SEMANA DO TEMPO COMUM
 I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
Ss São Cromácio 
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

1ª Semana do Advento – Segunda-feira 02/12/13

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará em todo o lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (121)
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
Evangelho (Mt 8,5-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

Reconheçamos a nossa fragilidade

“Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e o meu empregado ficará curado” (Mt 8,8). 
O oficial romano sabe o que Jesus pode fazer pelo seu empregado, sabe que o seu empregado está de cama. Por outro lado, ele, com todos os recursos financeiros que tem, com todo o poder que possui, sabe que não pode fazer nada para dar a vida ao seu empregado. Mas tem confiança por saber quem é Jesus. Ao mesmo tempo, ele reconhece sua indignidade, sua fragilidade, reconhece os seus pecados, e é por isso que confessa: “Eu não sou digno, Senhor, de que entres em minha casa”, isto é, ele sabe que é digno de que o Senhor se aproxime dele. 
A primeira coisa a fazer é termos a capacidade de reconhecer a nossa fragilidade, a capacidade de reconhecer nossos limites, ou seja, que nós não podemos tudo. Quando nos portamos movidos pelo nosso orgulho, pela nossa autossuficiência, por nos acharmos santos e justificados, Deus realmente não pode fazer muito por nós, porque a nossa autossuficiência é barreira para que Ele entre em nossa casa e faça a Sua obra. 
Mas se aprendermos, com esse oficial, a reconhecer nossa indignidade, nossa miséria, a batermos no peito e a dizer: “Senhor, eu não sou digno! Mas eu creio, eu tenho confiança, tenho a convicção e certeza de que basta uma palavra Sua para que a minha casa fique transformada. Basta uma palavra Sua, Senhor, para que a minha vida seja curada. Basta uma palavra Sua, Senhor, para que eu seja salvo da situação de pecado em que vivo, da opressão pela qual estou passando. Nesses tormentos, Senhor, pelos quais, muitas vezes, estou passando na minha vida. Eu não sou digno, Senhor! O Senhor não vai fazer a graça acontecer por causa da minha dignidade, mas é por causa da Sua misericórdia, do Seu poder, que vem em auxílio à minha fraqueza, em auxílio à minha pequenez”. 
Hoje, eu coloco diante do Senhor o quão pequeno eu sou, o quão indigno eu sou. O quão pecador eu sou! Confesso a grandeza de Deus, o poder d’Ele, o quanto Ele pode fazer pela minha pequenez, pela minha miséria. Eu não sou digno, Senhor, mas uma palavra Sua e todas as coisas poderão mudar! 
Deus abençoe você!

São Cromácio

Neste contexto que, no século IV, Cromácio aparece como pertencente do Clero de Aquiléia e ajudante fiel do Bispo Valeriano. Cromácio nasceu em Aquiléia no ano 345. São Cromácio colaborou na organização da diocese e na luta contra o Arianismo, que semeava a mentira em que Jesus Cristo seria criatura escolhida, e não Deus.
A casa de São Cromácio era centro de atividade espiritual, de estudo, oração e encontro de amigos sacerdotes e leigos, dispostos a cresceram para Deus. Quando Valeriano morreu, todos – Clero e o povo – não tiveram dúvida em aclamar Cromácio para Bispo de Aquiléia. Isto em 388.
Como Bispo, foi santo e sábio pastor, culto, enérgico na defesa da doutrina e incansável na evangelização dos povos, o próprio São Cromácio se destacou como pregador e escritor, além de cooperar para que São Jerônimo e Rufino trabalhassem cada um na sua tradução das Sagradas Escrituras.
São Cromácio faleceu em sua cidade – Aquiléia – no ano de 408, local que jamais esqueceu deste santo Bispo.
São Cromácio, rogai por nós!

 

                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
  1. JÁ INSERIDOS NO TEMPO DO ADVENTO DO NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VIVEMOS A CADA INSTANTE O TEMPO DA ESPERANÇA, ONDE NELE FIRMAMOS NA FÉ, NOSSA TENACIDADE, RESISTÊNCIA E COMPLETA DEDICAÇÃO A ESPERANÇA DA COVERSÃO E DA TRANSFORMAÇÃO DA PÉSSOA HUMANA.
ESTAMOS DENTRO DE UM MUNDO CONTURBADO, ONDE AS PESSOAS QUEREM TUDO AO SEU TEMPO, NÃO SABEM ESPERAR O TEMPO DE DEUS.
POR ISSO MESMO A FÉ E A ESPERANÇA, SÃO AS VIRTUDES QUE NOS ACOMPANHAM NESTA LITURGIA, PARA QUE SEJAMOS ÁVIDOS EM ESCUTAR O QUE DEUS QUER PARA NÓS NO DIA DE HOJE.
  1. A SANTA LITURGIA TRAZ REFERENCIAS ESPECIAS PARA VIVERMOS ESTA GRAÇA DESTE TEMPO DE PREPARAÇÃO:
  • NA PRIMEIRA LEITURA EXTRAÍDA DO LIVRO DE ISAIAS PERCEBE-SE COMO É CLARA A PROFECIA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, ACOMPANHAMOS PASSO A PASSO A LEITURA.
TEREMOS ESPLENDOR E GLÓRIA PELA NOSAS CONSTANCIA NO SENHOR, E COMO FRUTO COLHEREMOS A ALEGRIA DE JESUS, POIS A NOSSA RECOMPENSA AOS QUE NELE ESPERAM É A SANTIDADE.
POIS O SENHOR NESTE TGEMPO DDO ADVENTO JÁ PROVIDENCIA COMO QUE UMA FACHINA FÍSICA E MENTAL E ESPIRITUAL EM NOSSAS VIDAS, ELE VEM SE NÃO PARA LIMPAR, LAVAR-NOS DE NOSSAS IMPUREZAS E IMUNDICES QUE PODEMOS TER, LAVANDO-NOS COM SEU SANGUE, ELE ESTARÁ ASSIM N OS PURIFICANDOE NOS DARÁ SEGURANÇA, DURANTE O DIA NOS COLOCARÁ SOB UMA NUVEM PARA QUE POSDSAMOS ESTAR A SUA SOMBRA, E A NOITE COMO PROTEÇÃO O CLARÃO DA LUZ E DA FUMAÇA E ASSIM SEREMOS O SEUS ESCOLHIDOS E PROTEGIDOS E ELE SERÁ SEM DÚVIDAS O NOSSO DEUS.
NÃO TEREMOS MAIS PROBLEMAS COM A TE4MPESTADE.
  • HERDAMOS SE NÃO A GRAÇA DE CANTAR ALEGREMENTE:
- QUE ALEGRIA QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR”.
LÁ SERÁ HARMONICO O CONJUNTO DE SEUS FILHOS, A EDIFICAÇÃO DE SEU REINO, COM TODAS AS SUAS TRIBOS,  E SEREMO9S DA SEDE DA JUSTIÇA.
PAZ SERÁ A NOVA HABITAÇÃO, TRANQUILIDADE E EQUILIBRIO PARA OS QUE ESTÃO SEMPRE NO SENHOR.
  • NÃO TEREMOS MAIS ENFERMIDADES, SEREMOS O POVO ESCOLHIDO PARA VIVERMOS A ADOPRAÇÃO COMPLETA NO SENHOR, POIS SEREMOS SIM DIGNOS DE QUE O SENHOR ESTEJA SEMPRE EM NOSSA CASA, POIS ESTAREMOS NA MORADA DO SENHOR.
ASSIM COMO PROMETE A CURA ÀQUELE SERVO, DIZENDO FICA CURADO, TAMBÉM CONOSCO SEREIS.
AGORA É PRECISO ANTES PASSARMOS PELO CRISOL DA MANIFESTAÇÃO DA FÉ.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Cromácio 
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: