Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 1 de março de 2013

SÁBADO, 02 DE MARÇO DE 2013
2ª SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
Ss São Simplício

2 de Março


CF: FRATERNIDADE E JUVENTUDE
L: "EIS-ME AQUI SENHOR, ENVIA-ME"! (Is 6,8)

LITURGIA DA PALAVRA:


Primeira leitura (Miquéias 7,14-15.18-20)

Sábado, 2 de Março de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


Leitura da Profecia de Miqueias.

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados. 15E, como nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 102,1-12)

Sábado, 2 de Março de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor é indulgente e favorável.
— O Senhor é indulgente e favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda sua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
— Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)

Sábado, 2 de Março de 2013
2ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


São Simplício

2 de Março


A- A+

São SimplícioPapa da Igreja, pertencente ao Clero de Roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir.

Foi escolhido para sucessor de São Pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do Nestorianismo - que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhum ligação com Deus, negando o mistério da Encarnação - e também o Monofisismo, onde pregravam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo.

Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações.

São Simplício demontrou com a vida que vale a pena caminharmos com o coração fixo na recompensa que o Senhor quer nos dar na Glória.

Faleceu em 483, e hoje intercede por nós.

São Simplício, rogai por nós!





MEUS CONCEITOS PESSOAIS:

AMOR, PERDÃO, COMUNHÃO, PENITÊNCIA, RECONCILIAÇÃO, SÃO SUBSÍDIOS QUE HOJE RECHEIAM A NOSSA SANTA LITURGIA.
NESTE SÁBADO, PERCEBEMOS O CAMINHO QUARESMAL, COM UM CHAMADO TODO ESPECIAL, A VIVERMOS A REALIDADE DESTE DOM DA HUMILDADE, E NA SINCERIDADE BUSCAR O CAMINHO TERNO DA CONVERSÃO E DA RESTAURAÇÃO.
SABENDO QUE A CONVERSÃO É UM PROCESSO DIÁRIO, MESMO ASSIM COMPREENDE O CAMINHO SEGURO, PARA ALCANÇARMOS A NOSSA SANTIDADE.
É DEUS QUE EM SUA DIVINA MISERICÓRDIA, ABRE-SE A UMA ESPERA DE PAI, QUE AGUARDA ANSIOSAMENTE O RETORNO DO FILHO .
VAMOS A NOSSA LITURGIA:
PRIMEIRA LEITURA:
MIQUEIAS,  BUSCA O CAMINHO DA APASCENTAÇÃO, DEVER NOSSO ENQUANTO PASTOREIO,  BUSCAR A TRANQUILIDADE PARA O REPOUSO E O BEM ESTAR SEGURO DO REBANHO DE DEUS, QUE  SÃO OS POVOS DE RAÇAS E LÍNGUAS, NAS MAIS DIFERENTES REGIÕES,  DEVEMOS ENQUANTO PASTORES LEVAR O POVO DE DEUS AO BANQUETE SEGURO DO REINO DE DEUS, POR MEIO DA ORAÇÃO. SOMENTE A ORAÇÃO PODE SER O CAMINHO QUE NOS ESTENDERÁ NA IMENSIDÃO DA MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO DE DEUS.
ASSIM COMO OUTRORA ÉREIS ESCRAVO DO CATIVEIRO DO EGITO, HOJE SOMOS LEVADOS A LEVAR PESSOAS A ADORAÇÃO, AO NOVO TEMPO DE VIDA.
DEUS É ESTE SENHOR, QUE NÃO GUARDA RANCOR, NÃO GUARDA MÁGOAS, MAS EM TUDO É COMPAIXÃO E AMOR.
O SALMISTA ESTA CANTANDO:

 O Senhor é indulgente e favorável.
— O Senhor é indulgente e favorável. (Sl 102)

ASSIM NARRA A HISTÓRIA DO FILHO PRÓDIGO, QUE NO MUNDO APÓS TER RECEBIDO PARTE DA HERANÇA QUE LHE HAVIA CABIDO POR PARTE DE SEU PAI, AO ESBANJAR SEUS BENS DE FORMA DESENFREADA, ARREPENDE-SE E CHEGA A CONFESSAR QUE PECOU CONTAR DEUS E SEU PAI.
SEM TER ONDE ACOLHER-SE DEVE PASSAR PELAS MAIS SEVERAS PROVAÇÕES, ATÉ PARTILHAR A COMIDA DOS PORCOS, A FIM ESTE DE LEVAR RECLAMAÇÃO PELO FEITIO.
MAS O PAI É COMPAIXÃO.
AMOR E MISERICÓRDIA TAMBÉM SÃO AS SUAS QUALIDADES, QUE AVISTANDO O FILHO RETORNAR MESMO DE LONGE, FAZ UM GRANDE BANQUETE EM SUA HOMENAGEM DE REA COLHIMENTO,
MESMO PROVOCANDO A IRA DE SEU FILHO, EXPLICA QUE TUDO QUE É DELE PERTENCE A ESTE FILHO, PIOS ESTE NUNCA O ABANDOARÁ. AO CONTRÁRIO DO QUE FEZ O FILHO PRÓDIGO.
AMÉM!


LEITURA DO RETIRO POPULAR:

Apocalipse 21, 1-8 (...)



1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
3 Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.
5 Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.
7 O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte.

PRECISAMOS, DE FORMA CONVENCIONAL, ASSUMIR A ESTA CONDIÇÃO QUE DEUS ESTA A NOS OFERECER.
SOMOS NOVO CÉU E NOVA TERRA, O QUE ERA VELHO JÁ FICARÁ PARA TRÁS.
A NOSSA ADORNAÇÃO COMO ESPOSOS DE CRISTOS JESUS , NOSSA NOVA JERUSALÉM, OU CIDADE SANTA É SE NÃO O CAMINHO DE N OSSA ORAÇÃO E ADORAÇÃO.
SOMOS IM A MORADA\ DE DEUS, TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, DAÍ O CHAMADO A SERMOS TABERNÁCULOS.
LÁGRIMAS, MORTE, LUTOS, DORES, ENTRE COISAS MÁS, O SENHOR NÃO PERMITIRA MAIS QUE NOS ASSOLEM.
DEUS É QUEM AUTORIZA O SEU ESPÍRITO SANTO SANTIFICADOR A RENOVAR TODAS AS COISAS, A TERMOS UMA NOVA CONDIÇÃO DE VIDA ESPIRITUAL.
É DEUS COMO NOSSO ALFA E ÔMEGA  COMEÇO E FIM DE TUDO, ELE PÉ QUEM,  NOS DARÁ O CODINOME DE VITORIOSO, DE ARAUTOS EM SEU REINO DE AMOR.
SERÁ PARA NÓS UM DEUS E SEREMOS PARA ELE UM FILHO!
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATO PP J. PAULO II.

São Simplício

MAMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA\ FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-







Nenhum comentário: