Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus


SEGUNDA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO DE 2012      
26ª SEMAN DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS (E DA SAGRADA FACE)
VIRGEM - DOUTORA - MEM -
ABERTURA DO MÊS DAS MISSÕES

A SANTA LITURGIA HOJE:

Primeira leitura (Jó 1,6-22)


Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2012
Santa Teresinha do Menino Jesus


A- A+


Leitura do Livro de Jó.

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”.
9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!”
12Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado,15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio de espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse:21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou: como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 16)


Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2012
Santa Teresinha do Menino Jesus


A- A+


— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.
— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho (Lucas 9,46-50)


Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2012
Santa Teresinha do Menino Jesus


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



O missionário do Reino não pode desprezar ninguém

Postado por: homilia

outubro 1st, 2012
O Evangelho de hoje trata de um assunto que nunca sai de moda: a vaidade, a soberba, o orgulho, a avareza, ou seja, dos sete pecados capitais que se resume no desejo de ser grande. O desejo de se sentir importante é um dos mais primitivos desejos do ser humano. Aliás, o ditado popular diz que o coração do homem é insaciável de ambições: “Quanto mais tem mais quer”.
Diferentemente da nossa maneira de pensar e olhar, Jesus nunca olha para uma pessoa, mas sempre olha através da pessoa. Quando olhamos para alguém, não percebemos o que aquela pessoa está passando, pensando e sentindo. Isso nós só conseguimos saber quando nos anulamos e nos colocamos no lugar da outra pessoa. Jesus foi, então, o maior de todos os psicólogos que já existiu. Ele sondava o coração, e era capaz de ser aquela pessoa.
Na passagem de hoje, Ele sondou o coração dos discípulos e sentiu que eles se perguntavam quem, dentre os Doze, seria o maior. Eles eram humanos como nós, e dentro do grupo procuravam uma posição de destaque. Observe que Jesus não coloca todos no mesmo patamar. Jesus admite que haja a possibilidade de alguém ser maior que os outros. Existe uma hierarquia no Reino dos Céus. Mas essa hierarquia é o inverso da nossa.
Aqui, neste mundo, quanto maior for a sua posição mais inacessível você se torna. Na hierarquia de Jesus, quanto mais acessível você for maior a sua posição. Viu como inverte duplamente? Neste mundo, você cresce e se torna inacessível; no Reino dos Céus, você se torna acessível e cresce!
Quando as pessoas tiverem medo e resistência em falar com você, significa que algo está errado. O primeiro passo é assumir. Se você não assumir, não vai conseguir nem passar para o segundo passo: descobrir o porquê. A maioria das pessoas quer interagir mais, ter mais e melhores amigos. Mas só o farão se encontrarem abertura no seu coração. E isto pode ser na forma de um sorriso, uma brincadeira ou até em você saber o nome da pessoa e chamá-la pelo nome. E esse já é o terceiro passo: abrir-se. Em pouco tempo, você já vai ser tão solicitado, que não vai dar nem conta de tanta responsabilidade.
O missionário do Reino, portanto, não pode desprezar ninguém! A criança que Jesus tomou em seus braços nesta passagem, representa não só as crianças, mas todos os que são excluídos neste mundo.
Jesus nos revela hoje a novidade do projeto de Deus: é um mundo de justiça, de vida plena para todos, abolindo os privilégios daqueles que concentram poder a partir da acumulação de riquezas ou do prestígio religioso. Percebe-se, nos Evangelhos, que os discípulos vindos do Judaísmo sempre tiveram dificuldades em compreendê-lo. Estavam tomados pela ideologia messiânica nacionalista. Como Jesus falou para eles sobre a fragilidade de sua condição humana, vulnerável ao sofrimento e à morte, aludindo ao fim que pressentia acontecer em Jerusalém e os discípulos não entenderam e logo em seguida, passam a discutir quem seria o maior, pensando que Jesus estaria na iminência de conquistar o poder, assim também Ele quer falar para nós.
Jesus nos apresenta como exemplo e, sobretudo, condição para sermos os maiores no Seu Reino o olhar puro e simples de uma criança. A criança como símbolo e modelo de humildade e exclusão do Reino dos Céus. Somos chamados a viver dedicados ao serviço, sem pretensões ao poder e a privilégios.
Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, aos mais necessitados. Pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo. E que nesta busca eu seja simples, puro e humilde como as crianças.
Padre Bantu Mendonça

Santa Teresinha do Menino Jesus

1 de Outubro


A- A+

Santa Teresinha do Menino Jesus"Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!




Mensagem do dia
 
Segunda-Feira, 01 de outubro 2012
Libertados através dos dons do Espírito Santo
Hoje o Senhor está à porta. Ele está muito perto, muito perto mesmo. Claro que, para Deus, mil anos são como um dia, e um dia são como mil anos. Por isso é que se faz necessário que estejamos suficientemente convertidos. E enquanto aguardamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo, precisamos dos dons do Espírito para a nossa transformação pessoal.

Deus foi nos buscar nas “encruzilhadas” da vida e nos trouxe para a sala do banquete da festa do seu Filho que está para chegar. Somos a noiva aguardando o Esposo. Há ainda muitos irmãos na “rua”. Somos enviados a buscá-los; este é o nosso trabalho: ir e voltar. Estamos na “sala”, já temos um lugar garantido. Nosso trabalho é ir e voltar, trazendo irmãos para a “sala do banquete”, para que todos aqueles que são do Senhor e querem aceitar o seu convite venham.

Façamos este trabalho por nossos irmãos machucados, amarrados, presos, escravizados pelo inimigo. Escravizados a todo tipo de pecado, vícios e prisões. Prisões da mente, dos corações, da incredulidade. Para que eles possam vir, são necessários os dons do Espírito Santo de Deus, e todos os dons. Os dons são ferramentas com as quais libertaremos nosso irmão. Na nossa própria casa, há pessoas morrendo de sede, sede de Deus; morrendo de fome, fome de Deus. Nós não podemos negar ajuda a esses irmãos. Você não pode negar a seu marido, esposa, filhos, aos seus pais, a sua mãe, o poder do Espírito Santo; eles necessitam d’Ele.

Não nos será possível livrar nossos irmãos só com o nosso trabalho, com a nossa exortação. Se não for pelo poder do Espírito Santo, por meio dos dons d’Ele, não o conseguiremos.

Clame comigo:

"Vem, Senhor Jesus. Vem agora com o teu Espírito, com poder. Vem com os dons espirituais, ferramentas para a salvação de todos os nossos irmãos. Eu preciso, Senhor, dos dons do Espírito Santo. Vem, Espírito Santo de Deus!".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova




MEUS CONCEITOS:

ÁGUIA NÃO SOU MEU SENHOR, DELA TRAGO TÃO SOMENTE, O OLHAR, E TAMBÉM NO CORAÇÃO A ASPIRAÇÃO DO MEU SENHOR.
INÍCIO MINHA REFLEXÃO NESTE SENTIDO DESTA SANTA FRASE ONDE BUSCO NELA MAIOR INTIMIDADE E RELAÇÃO ESPIRITUAL COM SANTA TERESINHA DE LISEUX, (SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE), MINHA MÃE VOCACIONAL, BALUARTE), DE MINHA COMUNIDADE FANUEL FACE ADORADA, HOJE EM SEU DIA, COMO QUE NO CANTO PRIMAVERIL DA FLORZINHA BRANCA COLHIDA POR JESUS, SEU ESPOSO BEM AMADO.
ASSIM FOI A EXPRESSÃO DE VIDA DE SANTA TERESINHA: -"NÃO QUERO SER SANTA PELA METADE, NO CORAÇÃO DA IGREJA, DESCOBRI MINHA VOCAÇÃO, SEREI TUDO SEREI O AMOR!"
A SANTA LITURGIA HOJE MOSTRA DE FATO LOGO NA PRIMEIRA LEITURA OS DESAFIOS E AS PROVAÇÕES VIVIDAS POR MINHA BALUARTE, SUA INFÂNCIA EM ALEÇON, AS PERDAS AINDA QUANDO CRIANÇA POR PARTE DA MORTE DE SUA MÃE, FOI UMA JOVEM PROVADA NO CRISOL DO SOFRIMENTO, ASSIM COMO NARRA A LEITURA DE JÓ.
UM RICO E DE POSIÇÃO, QUE TINHAS SEUS BENS, SUA FAMÍLIA, DE REPENTE SE VÊ SÓ, APENAS COM SUA PRÓPRIA VIDA E COM A DITA FRASE POR TRÊS VEZES A ELE MENCIONADA.
-"SÓ ESCAPEI EU EU A FIM DE DAR-LHE A NOTICIA!"
QUANDO DEUS ESTAVA DIANTE DOS FILHOS, VEIO SATANÁS PARA TENTAR CONTRA A VIDA E CONTRA AS POSSES DE JÓ, E ASSIM DEUS O DIZ, VOCÊ PODE EM SUAS VOLTAS PELA TERRA, TENTAR OS BENS E AS POSSES, DE JÓ, MAS CONTRA A SUA VIDA VOCÊ NÃO PODE NADA.
ASSIM FOI A VIDA DE SANTA TERESINHA, VIDA PROVADA NA JUVENTUDE, NOS DESAFIOS, MAS SEMPRE ELA ACREDITOU, NO BEM MAIOR QUE É O AMOR, O SERVIÇO A DEUS, A ESPERANÇA DA ORAÇÃO, ACREDITOU SEMPRE EM SEUS PROPÓSITOS. POR ISSO MUITO NOVINHA COM 02 ANOS DE IDADE JÁ DECIDA DIZIA PARA SUA FAMÍLIA, SEREI RELIGIOSA.
AS PERDAS FECUNDAS, COMO AS MORTES DE SUA MÃE, DEPOIS MAIS TARDE A MORTE DE SEU PAI, A IDA UMA A UMA DE SUAS IRMÃS PARA O CARMELO DE LISEUX, SOMENTE AUMENTAVA AINDA MAIS O DESEJO DE SANTA TERESINHA EM RECEBER A SUA AUTORIZAÇÃO, E PARA ISSO ATÉ UMA AUDIÊNCIA COM SUA SANTIDADE O PAPA LEÃO XIII, RESERVOU COM 15 ANOS DE IDADE.
MUITAS SÃO AS PROVAS E PROVAÇÕES SUBSCRITAS NAS REMINISCÊNCIAS DE SUA AUTOBIOGRAFIA HISTÓRIA DE UMA ALMA.
MAS SANTA TERESINHA SEMPRE CANTOU A DEUS, AS MISERICÓRDIA DO SENHOR ETERNAMENTE EU CANTAREI, E AINDA COMO NO SALMO DE HOJE, SEMPRE EM SUAS ORAÇÕES ESTAVA DE OUVIDOS INCLINADO E DE ORAÇÃO APONTADA PARA ESCUTA DO SENHOR.
AMAVA AS PEQUENA VIA, ASSIM COMO NO EVANGELHO, ASSUMIU A IDENTIDADE DE UMA CRIANÇA, PARA QUE PUDESSE ESTAR NO REINO DE DEUS.
"QUE QUISER NO MEIO REINO ESTAR DIZ O SENHOR ACOLHA A UM DESTES MEUS PEQUENOS."
DO CARMELO DE LISEUX, LEVANTOU SUA INTERCESSÃO PELOS SACERDOTES, PELOS SOFRIMENTOS DA HUMANIDADE E EXPULSOU A MUITOS DEMÔNIOS DA VIDA DE TANTAS PESSOAS COM SUAS ORAÇÕES.
A SANTA MADRUEIRA DAS MISSÕES MESMO SEM TER SAÍDO DO CARMELO.
AQUI NÃO NARRO PRATICAMENTE NADA DO QUE VIVEU SANTA TERESINHA, MAS FAÇO APENAS UMA ALUSÃO.
PARA QUE POSSAMOS TER SEMPRE A NOSSA ORAÇÃO DIRIGIDA A DEUS PELA INTERCESSÃO DE SANTA TERESINHA DE LISEUX.
AVE MARIA.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. ROGAI POR NÓS.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ. ROGAI POR NÓS.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ROGAI POR NÓS.
BEATO PAPA JOÃO PAULO II. ROGAI POR NÓS.
SÃO PIO X. ROGAI POR NÓS.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS, NOS ILUMINE.
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
(FONTES LITURGIA DEUS CONOSCO E CANÇÃO NOVA).

Nenhum comentário: