Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012.
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS SÃO COSME E DAMIÃO -MTS-M.FAC-

A LITURGIA DO DIA:


Primeira leitura (Provérbios 30,5-9)


Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012
São Cosme e São Damião


A- A+


Leitura do Livro dos Provérbios.

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso!7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 118)


Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012
São Cosme e São Damião


A- A+


— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!
— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
— De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.
— De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.
— Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!




Evangelho (Lucas 9,1-6)


Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012
São Cosme e São Damião


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Firme o seu discipulado na vivência da Providência Divina


Postado por: homilia

setembro 26th, 2012
Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los dois a dois e dava a eles autoridade sobre os espíritos impuros. E os enviou com um único objetivo: anunciar a vinda próxima do Reino dos Céus. Dois a dois. Como se fossem testemunhas de uma verdade perante o mundo que não a conhecia.
O envio de dois a dois era próprio do tempo de Cristo, pelo que dizia respeito aos mensageiros enviados para atestar uma mensagem. Também podemos ver nessa situação uma oportunidade para o mútuo apoio em situações difíceis. Jesus, no início de sua escolha, chama de dois a dois os irmãos pescadores.
“Não tomem pelo caminho se não unicamente bordão, nem alforje, nem pão, nem cobre na cintura”. As ordens eram positivas: bordão, sandálias e uma túnica. Coisas necessárias para o caminho, pois nunca se caminhava descalço e um bordão era necessário tanto para se apoiar naquele caminho rude e difícil como arma defensiva contra os bandidos. Uma túnica é o mínimo que devia cobrir um corpo nu.
As ordens negativas eram: não levar o alforje, que correspondia não ao cesto onde os judeus carregavam as provisões, – especialmente o pão e vinho em sua peregrinação para Jerusalém – mas ao embornal dos mendigos que muitos missionários ambulantes levavam em suas missões. Também impede o dinheiro que era carregado numa bolsa na cintura ou dentro da faixa com que se atava a túnica ao redor dos rins. O texto fala de cobre, as moedas mais pobres sem ouro ou prata. Evidentemente com isto queria dizer que não podiam recolher qualquer dinheiro, nem como pobres, em sua missão, mas que vivessem da Divina Providência.
Os enviava com recursos até menores que os que tinham os mendigos, os mais pobres, para indicar que seu trabalho missionário não dependia dos valores humanos, mas da confiança que a Ele deviam: ao jovem rico manda dar tudo aos pobres para segui-Lo. A pobreza era uma das características de Jesus, que “não tinha nem onde reclinar a cabeça” (Mt 8, 20).
E o Mestre ainda disse aos Doze: “Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo”. Se nas ordens anteriores era o caminho quem ditava as condições de pobreza para evitar se enriquecer com o pretexto da missão, agora coloca os discípulos como hóspedes gratuitos daqueles que aceitam o Evangelho. Caso não sejam recebidos, Jesus anuncia o que deve ser feito, profetizando que tal cidade teria um fim ainda pior do que foi dado às cidades que representavam no mundo antigo dos judeus o pecado propriamente dito: “Se não forem recebidos ao sair daquela cidade sacudi o pó sob vossos pés para testemunho. Em verdade vos digo: Mais tolerável será no dia da condenação para os de Sodoma e de Gomorra do que para aquela cidade”.
Como missionários, Jesus neste texto quer nos firmar na vivência da Providência Divina, pois ao discípulo e missionário nada faltará. Deus providenciará todo o necessário. E, como cristãos, quer que abrindo o nosso coração recebamos e ajudemos com os nossos bens àqueles que Deus nos envia como seus apóstolos e missionários. Quero salientar o aspecto do dízimo: não é um “favor” que o cristão faz contribuir com o seu dízimo. Mas sim um dever de todo o batizado.
Padre Bantu Mendonça

MEUS CONCEITOS:

LOUVOR E GRAÇA A TI, MEU SENHOR E MEU DEUS, POR ESTE DIA TÃO SIGNIFICATIVO EM QUE INICIO NOVAMENTE, TOMANDO POSSE DE SEUS ENSINAMENTOS, NO CAMINHO DEIXADO POR VÓS MEU CRISTO E SENHOR, QUE É A VOSSA PALAVRA, POR MEIO DA REFLEXÃO DIÁRIA, DA LÉCTIO DIVINA.
TODO DISCÍPULO, DEVE TER MESMO A FIRME DECISÃO DE ESTAR NO SENHOR, PARA QUE NELE POSSA MANIFESTAR O SEU APOSTOLADO, EM FAVOR DE UM POVO.
NO DIA DE HOJE A IGREJA CELEBRA A VIDA E DOAÇÃO DE DOIS IRMÃOS SANTOS E GÊMEOS, SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, QUE BEM CEDO ENTREGARAM A SUAS VIDAS EM FAVOR DOS MAIS POBRES E NECESSITADOS, ERAM MÉDICOS E RECEBIAM EM SEUS CONSULTÓRIOS PESSOAS QUE NÃO PODIAM PAGAR AS CONSULTAS, RAZÃO ESTA DE QUE A TROCA DE FAVOR PELA CONSULTA ERA APENAS QUE SEUS PACIENTES PERMITISSEM QUE ELES FALASSEM DE SUA EXPERIENCIA COM A SANTA PALAVRA DE DEUS, ASSIM FORAM NO PERÍODO DE DIOCLECIANO, PERSEGUIDOS, MORTOS E DECAPITADOS, POR ESTA RAZÃO NOSSA IGREJA OS RECONHECE COMO SANTOS E CANONIZADOS SÃO HOJE O MODELOS DE EXEMPLO PARA OUTROS TANTOS MÉDICOS.
ASSIM NARRA A SANTA LITURGIA:
TODA A OBRA E PALAVRA DE DEUS, É COMPROVADA SENÃO PELA AÇÃO E PELO TESTEMUNHO DE SEUS APÓSTOLOS. DEUS EM CRISTO JESUS, TORNA-SE UM GRANDE ESCUDO, PARA ÀQUELES QUE NA SUA SUA PALAVRA E EM SUA PRÓPRIA VONTADE SE ABRIGAM.
O ENSINAMENTO DO LIVRO DE PROVÉRBIOS HOJE É CLARÍSSIMO: - PEÇA APENAS NO SENHOR PARA SUA VIDA DE DISCIPULADO E MISSIONÁRIO DUAS COISA, QUE COMPORÃO A SALVAÇÃO: "AFASTAR-SE DA MENTIRA E DA FALSIDADE", QUE JAMAIS EM MEU CAMINHO EU VENHA NEGAR O PÃO AO NECESSITADO, A ESMOLA AO QUE ME PEDE, E JAMAIS ACONTEÇA A "SOBERBA E O PROFANISMO DA SUA PALAVRA SENHOR".

O SALMISTA JÁ CANTA: "VOSSA PALAVRA É UMA LUZ PARA MEUS PASSOS."

ASSIM O SANTO EVANGELHO, VEM COMPLETAR SE NÃO O TESTEMUNHO DOS SANTOS QUE HOJE CELEBRAMOS, O TESTEMUNHO QUE DEVEMOS TER EM NOSSO CAMINHAR:
- 3b "EM SEU CAMINHO NÃO LEVEIS DUAS TÚNICAS E NEM CAJADO, NEM PÃO E NEM DINHEIRO." (LC 9, 3b).
EM QUAISQUER LUGARES ONDE ENTRARES PERMANECEI LÁ ATÉ A VOSSA PARTIDA, E SAUDAI ÀQUELA NAÇÃO COM A PAZ DE NOSSO JESUS CRISTO, E CASO A PAZ PERMANEÇA NO ACOLHIMENTO DAQUELES CORAÇÕES, TERÁS GANHO ASSIM ÀQUELA NAÇÃO, AO CONTRÁRIO, A PAZ DEVE SER RETOMADA PARA SI, E AO SAIR ATÉ MESMO A POEIRA DE VOSSO PÉS SACUDIDA EM CONTRA TESTEMUNHO DAQUELES QUE NÃO ACOLHERAM NÃO A MIM OU A VOCÊ, MAS A CRISTO JESUS, QUE NOS ENVIA COM SUA PALAVRA.
QUE O MÊS DA BÍBLIA, NESTA SEMANA EM ESPECIAL QUE CELEBRAMOS MAIS INTIMAMENTE A PALAVRA DE DEUS, POSSAMOS CADA VEZ MAIS DAR PASSOS SÓLIDOS EM CONSTRUÇÃO DO REINO, APLICANDO OS ENSINAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS.
AVE MARIA!

São Cosme e São Damião


26 de Setembro


A- A+

São Cosme e São DamiãoHoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!



LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. ROGAI POR NÓS!
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ. ROGAI POR NÓS!
SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ROGAI POR NÓS!
BEATO PAPA JOÃO PAULO II. ROGAI POR NÓS!
SÃO PIO X. ROGAI POR NÓS!
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS JESUS CRISTO!
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
(FONTE DE PESQUISAS CANÇÃO NOVA).



Nenhum comentário: