Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 5 de dezembro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 05.12.10

DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2010
SEGUNDA SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO
SEGUNDA SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
SS SAIBAS –ABADE-
SÃO MARTINHO DUME

TEMA: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR.
Primeira leitura (Isaías 11,1-10)
Domingo, 5 de Dezembro de 2010
2º Domingo do Advento

A- A+

Leitura do Livro do profeta Isaías:

Naqueles dias, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios.
5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade.
6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente.
9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte; a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar.
10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Romanos 15,4-9)
Domingo, 5 de Dezembro de 2010
2º Domingo do Advento

A- A+

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 4Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança.
5O Deus, que dá constância e conforto, vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. 6Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorifiqueis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo.
7Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus.
8Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos que praticam a circuncisão, para honrar a veracidade¬ de Deus, confirmando as promessas feitas aos pais.
9Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu vos glorificarei entre os pagãos e cantarei louvores ao vosso nome”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 71)
Domingo, 5 de Dezembro de 2010
2º Domingo do Advento

A- A+

— Nos seus dias a justiça florirá.
— Nos seus dias a justiça florirá.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ vossa justiça aos descendentes da realeza!/ Com justiça ele governe o vosso povo,/ com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Nos seus dias a justiça florirá/ e grande paz, até que a lua perca o brilho!/ De mar a mar estenderá o seu domínio,/ e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Libertará o indigente que suplica,/ e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ Terá pena do indigente e do infeliz,/ e a vida dos humildes salvará.
— Seja bendito o seu nome para sempre!/ E que dure como o sol sua memória!/ Todos os povos serão nele abençoados,/ todas as gentes cantarão o seu louvor!

Confira: sugestão de melodia do salmo deste dia

Evangelho (Mateus 3,1-12)
Domingo, 5 de Dezembro de 2010
2º Domingo do Advento

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”
4João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.
5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar?8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.
11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Martinho de Dume
5 de Dezembro

A- A+

Oriundo da Panônia, atual Hungria, dirigiu-se ainda jovem para ao Oriente, onde professou vida regular: estudou o grego e outras ciências eclesiásticas em que muito cedo se distinguiu, até ser classificado, pelo eminente Doutor Santo Isidoro, como ilustre na fé e na ciência. Também Gregório de Tours o considerou entre os homens insuperáveis do seu tempo. Regressando do Oriente, dirigiu-se depois a Roma e França, onde travou conhecimento com as personagens por então mais insignes em saber e santidade. Sobretudo, quis visitar o túmulo do seu homônimo e compatriota, S. Martinho de Tours, que desde então ficará considerando como seu patrono e modelo. Foi também por essa altura que Martinho se encontrou com o rei dos Suevos, Charrarico, ao qual acompanhou para o noroeste da Península Ibérica, em 550, onde, com restos do gentilismo e bastante ignorância religiosa, se espalhara o Arianismo.

Para acorrer a tantos males, não tardou Martinho em planejar e colocar em andamento seu vigoroso apostolado. Num mosteiro, edificado pelo mesmo rei, em Dume, ao lado de Braga, assenta o grande apóstolo dos suevos suas instalações como escola de monaquismo e base de irradiação catequética e missionária. A igreja do mosteiro é dedicada a S. Martinho de Tours, e foi sagrada em 558. O seu abade foi elevado ao episcopado pelo Bispo de Braga já em 556, em atenção ao seu exímio saber e extraordinário zelo e santidade. Com a subida ao trono do rei Teodomiro (em 559), consumava-se o regresso dos Suevos ao Catolicismo, deixando o Arianismo. Ilustre por tão preclaras prerrogativas, passa Martinho para a Sé de Braga, em 569, quando o Catolicismo nesta região gozava já de alto esplendor, o que tornou possível o 1° Concílio de Braga, em 561, no pontificado de João III. Em 572, foi Martinho a alma do 2° Concílio de Braga. Nesta altura escreveu ele: "Com a ajuda da graça de Deus, nenhuma dúvida há sobre a unidade e retidão da fé nesta província".

S. Martinho de Dume não esqueceu da importância e eficácia do apostolado da pena. Deixou assim várias obras sobre as virtudes monásticas, bem como matérias teológicas e canônicas, pelas quais foi depois reputado e celebrado como Doutor. Faleceu a 20 de março de 579 e foi sepultado na catedral de Dume; mas desde 1606 estão depositadas as suas relíquias na Sé de Braga. Compusera para si, em latim, o seguinte epitáfio sepulcral, em que mostra a veneração que dedicava ao santo Bispo de Tours: "Nascido na Panônia, atravessando vastos mares, impelido por sinais divinos para o seio da Galiza, sagrado Bispo nesta tua igreja, ó Martinho confessor, nela instituí o culto e a celebração da Missa. Tendo-te seguido, ó Patrono, eu, o teu servo Martinho, igual em nome que não em mérito, repouso agora aqui na paz de Cristo".

São Martinho de Dume, rogai por nós!

MINAS PALAVRAS DE REFLEXÃO:

IRMÃOS (ÃS), ESTAMOS CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DO TEMPO DO NATAL, E SABEMOS QUE ESTE MÊS, É TOTALMENTE VOLTADO PARA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, COMO O MÊS, QUE NOS FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, COM O NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR E SENHOR!
PARA O COMÉRCIO TUDO JÁ ESTA PREPARADO!
A FESTA DO CONSUMISMO, DO CAPITALISMO, AS VITRINES DAS LOJAS E SUAS LOJAS JÁ ESTÃO PRONTAS DESDE TANTO TEMPO PARA RECEBER OS CLIENTES E VIVER A FARTURA CAPITALISTA.
NÃO ESTOU AQUI A ENFATIZAR QUE NÃO NESCESSITAMOS DO COMÉRCIO, MAS QUE NÃO QUEREMOS COMUNGAR É COM SEUS EXAGEROS.
É PRECISO QUE DESPERTEMOS, NESTE TEMPO TÃO PROPICIO QUE É O ADVENTO, TEMPO DA ESPERA, TEMPO DA PREPARAÇÃO, TEMPO EM AGUARDAMOS A CHEGADA DE JESUS CRISTO, QUE VEM COM UMA PROPOSTA TOTALMENTE DIFERENCIADA PARA NÓS.
A PROPOSTA QUE JESUS CRISTO, VEM NOS FAZER HOJE É SEM DÚVIDA A DE UMA IMPLATAÇÃO DE UM REINO JUSTO E DE AMOR ATRAVÉS DA CONVERSÃO DOS NOSSOS CORAÇÕES E DE NOSSAS MENTE.
JESUS QUER QUE MUIDEMOS DE VIDA, ATRAVÉS DA SUA VINDA!
POR ISSO INICIEI ESTA REFLEXÃO FALANDO QUE DEVEMOS MESMO É DEIXAR OS CONSUMISMO E MERGULHARMOS MAIS AINDA NESTE TEMPO DE ARREPENDIMENTO E PERDÃO, QUE GERA REINO DE CONCÓRDIA E PAZ E DE JUSTIÇA PARA TODOS.
VEJAMOS:
NA PRIMEIRA LEITURA QUE ACABAMOS DE LER, O PROFETA ISAIAS, VEM FALAR DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, COMO GERADOR DE QUALIDADES PARA NÓS OU SEJA OS DONS ESPIRITUAIS:
• SABEDORIA;
• DISCERNIMENTO;
• CONSELHO;
• FORTALEZA;
• CIÊNCIA;
• TEMOR;
• PIEDADE;
ISSO REVELA O QUANTO CRISTO NOS AMA, E QUER QUE TENHAMOS VIDA E VIDA EM QUALIDADE,, POIS TUDO ISSO GERA PARA NOS OS FRUTOS DA PAZ, DO AMOR, DA SOLIDARIEDADE, ENTRE TODOS EM IGUAL.
PRECISAMOS DEIXAR NOSSO EGOCENTRISMOS DE ACHARMOS QUE SOMOS OS TAIS DA SITUAÇÃO, OU O ÚLTIMO BISCOITINHO DO PACOTE, QUE ABRIMOS COMEÇAMOS A COMER O PRIMEIRO SEMLEMBRAR QUE VAMOS CHEGAR NO ÚLTIMO, MAS QUE AO CHEGARMOS NELE PENSAMOS, PODERIA TER SIDO DIFERENTE, PRINCIPALMENTE QUANDO É UM BISCOITINHO GOSTOSO.
MAS PORQUE FALO ASSIM HOJE:
DEVIDO A NÃO PERCEPÇÃO NOSSA NAQUIÇO QUE CONSTRÓI EM A VERADEIRA PAZ: -JESUS CRISTO!
ELE É O ANIVERSARIANTE, 3ELE É QUE DEVEMOS ADORAR POR HORAS E NÃO MAIS AS LOJAS OU SUAS VITRINES.
A PROPOSTA DE CONVERSÃO DE JESUS CRISTO HOJE, É PRECISA QUANDO APLICA A PACIFICAÇÃO ENTRE TODOS OS SERES:
JÁ PENSAMOS EM UMA CRIANÇA BINSCANDO E COMENDO COM UM LOBO, COM A VACA, COM A VIBORA VENOSA?
ENTÃO:
PARA ISSO APLICAMOS NESTA PALAVRA UMA CHAVEZINHA DE ENTENDIMENTO:
PARA QUE NOS CONVERTAMOS E SAIBAMOS QUE O REINO DE DEUS ESTA EM NOSSO MEIO, COMO ANUNCIA OS PROFETAS DE HOJE, DEVEMOS COMPREENDER AINDA:
EXISTE NO DICIONÁRIO DUAS PALAVRINHAS:
UMA É METAMORFOSE QUET EM SEU PREFIXO META = MUDANÇA DE FORMA ;
OUTRA É METANÓIA QUE NO FINAL DELA TEMOS NÓIAQUE VEM DE PARANÓIA REFRE-SE A CABEÇA = MUDANÇA DE CABEÇA;
ASSIM LOGO ENTENDO QUE ADVENTO É ESTE TEMPO DE MUDARMOS A NOSSA FORMA DE PENSAR, MUDARMOS A NOSSA MENTE, MUDARMOS A NOSSA CABEÇAS, MUDARMOS A NOSSA VIDA.
SIM SEI QUE SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS, MAS PRECISAMOS MOSTRAR A NOSSA CONSTÂNCIA PELA FÉ A DEUS, POIS É NA FIRMEZA QUE CONSEGUIMOS REVELAR A CRISTO A NOSSA TRANSFORMAÇÃO, DE CORAÇÃO CONTRITO.
A VOZ CLAMA NO DESERTO!
ENDEREITAI AS VEREDAS, OS CAMINHOS, ISTO É, OS CORAÇÕES!
COFESSEMOS AO SENHOR POR MEIO DO SACERDOTE NOSSO ORIGEM PECADORA!
CARREGUEMOS UNS COM OUTROS A SANDÁLIA DA MISSÃO.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS
SS-SÃO SAIBAS.
SMD-SÃO MARTINHO DUME.
SFNSJC-SAGRAD FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Um comentário:

Break Point Brasil disse...

MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me liste :-)

Obrigado !