Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 31 de agosto de 2024

Liturgia Diária de 31 de agosto de 2024

Sábado, 31 de Agosto de 2024
21ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Leituras:
1Cor 1,26-31
Sl 32(33),12-13.18-19.20-21 (R. cf. 12b)
Mt 25,14-30
Cor Liturgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA

Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,26-31
26 Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios. de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres.
27 Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28 Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhum serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29 para que ninguém possa gloriar-se diante dele.
30 É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31 para que, como está escrito, "quem se gloria, glorie-se no Senhor". Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 32,12-13. 18-19. 20-21 (R. cf. 12b)
R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
12 Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, * e a nação que escolheu por sua herança!
13 Dos altos céus o Senhor olha e observa; * ele se inclina para olhar todos os homens. R.
18 Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, * e que confiam esperando em seu amor, 19 para da morte libertar as suas vidas * e alimentá-los quando é tempo de penúria. R.
20 No Senhor nós esperamos confiantes, * porque ele é nosso auxílio e proteção! 21 Por isso o nosso coração se alegra nele, * seu santo nome é nossa única esperança. R.
Aclamação ao Evangelho
Jo 13,34
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado.
EVANGELHO

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,14-30
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
14 "Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16 O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles,  e lucrou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18 Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão.
19 Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.
20 O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: 'Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei'. 21
O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 22 Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: 'Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei'.
23 O patrão lhe disse:  Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 24 Por fim, chegou aquele. que havia recebido um talento, e disse:  Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25 Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence'.
26 O patrão lhe respondeu:  Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27 Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.' 28
Em seguida, o patrão ordenou: 'Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29
Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem,  até o que tem lhe será tirado.
30 Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'" Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Estimado irmão em Cristo Jesus! Nesta liturgia de hoje encerramos ao mês Vocacional: -Celebramos nestes domingos de agosto dia: 04.08.24 a vocação aos Ministérios Ordenados 'Dia do Padre;'  dia: 11.08.24 a vocação da Família 'Dia dos Pais;' dia: 18.08.24 a vocação a Vida Religiosa; e no dia: 25.08.24 a vocação a vida Leiga e Consagrados e ainda Dia do Catequista. Para dizer o quanto a Santa Liturgia da Igreja é rica nos mistérios e na sua doutrina. Assim hoje na 1a. Leitura a exortação de S. Paulo à comunidade de Coríntios, é que nos mantemos firmes na sabedoria do Senhor, para isso fomos chamados, ao ponto de considerarmos perdas a sabedoria humana, do mundo e os fortes, pois é se considerando fraco que Deus nos faz fortes, mesmo se nos sentirmis sem serventia e ai que o Senhor nos garante a utilidade, enfim para àquele que se glorie assim o faça no Senhor. Como canta o Salmista: "Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!".
No Santo Evangelho o Senhor fala-nos através da Parábola dos Talentos. A um servo Ele deu 5 talentos, a outro 2 takentos e a um terceiro 1 talento, viajou para o estrangeiro e ao retornar pediu-lhes contas do que lhes havia distribuído. O que rebeu 5 talentos lhe rendeu outros 5, o mesmo.aconteceu com o que recebeu 2 talentos. Mas ao terceiro que lhe foi confiado apenas 1 talento este lhe devolveu por medo o mesmo talento devido a severidade do Senhor. A este o Senhor chamou-o de servo mau e preguiçoso. Dele foi-lhe tirado o talento e tudo que tinha e fora lançado fora na escuridão onde ha choro e ranger de dentes. Mais este exemplo para procurarmos colocar em prática na nossa vida.
LSNSJ - STMJSF - NSPS- STMJSF -  SJC - SJPII -

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Liturgia Diária de Sexta-feira: 30 de agosto de 2024

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024
21ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Leituras:
1Cor 1,17-25
Sl 32(33),1-2.4-5.10ab e 11 (R. 5b)
Mt 25,1-13
Cor Liturgica: Verde
PRIMEIRA LEITURA

Pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas para os que são chamados, sabedoria de Deus.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,17-25
Irmãos,
17 de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18 A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus. 19 Com efeito, está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes".
20 Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21 De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.
22 Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus. e insensatez para os pagãos. 24
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 32(33),1-2.4-5.10ab e 11 (R. 5b)
R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
1 Ó justos, alegrai-vos no Senhor! * aos retos fica bem glorificá-lo. 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, * na lira de dez cordas celebrai-o! R.
4 Pois reta é a palavra do Senhor, * e tudo o que ele faz merece fé. 5 Deus ama o direito e a justiça, * transborda em toda a terra a sua graça. R.
10 O Senhor desfaz os planos das nações *
b e os projetos que os povos se propõem.
11 Mas os desígnios do Senhor são para
sempre, † e os pensamentos que ele traz no coração, * de geração em geração, vão perdurar. R.
Aclamação ao Evangelho             Lc 21,36
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Vigiai e orai para ficardes de pé, ante o Filho do Homem!
EVANGELHO

O noivo está chegando: ide ao seu encontro!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
1 "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3 As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo.
6 No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando.  Ide ao seu encontro!'
7 Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'. 9 As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras jovens. e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' 12 Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo:  Não vos conheço!'
13 Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora". Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Graça e paz da parte de Deus por estarmos dentro desta 21a. Semana do Tempo Comum e em uma liturgia tão santa e cheia de ensinamentos do Senhor para nossas vidas.
De fato Deus nos escolheu para pregação da sua verdade que é a Cruz que por ela nos eleva a salvação. Toda insensatez, sabedoria será destruída para que seja plenificada no homem a salvação, o que outrora era escândalo agora se torna morivo de glória.
Salmista proclama: "Transborda em toda a terra a bondade do Senhor"! Por fim no Santo Evangelho Jesus nos fala da Prudência pelo camimho e ensinamento das 10 virgens. Dentre elas 5 eram prudentes e 5 imprudentes, aproximava-se a chegada do noivo e o óleo estava findando para as imprudentes que vieram pedir as prudentes, estas por vez disseram não terem suficiente a ponto das outras terem de ir comprar na cidade e ai retornarem o noivo havia chegado entrado com as prudentes e fechado a porta.  Mesmo insistindo para abrir a elas, não foi mais possível, devido o atraso imprudente pela busca do óleo nos últimos instantes. Precisamos ser ágeis. Que Deus nos encontre sempre vigilantes.
LSNSJC - STMJS - NSPS - SJC - SJPII -


quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Liturgia Diária de Quinta-feira 29 de agosto de 2024

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024
Martírio de São João Batista, Memória
21ª Semana do Tempo Comum
Leituras (próprias):
Jr 1,17-19
Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)
Mc 6,17-29
Cor Liturgica: Vermelho
PRIMEIRA LEITURA

Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo em sua presença.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19
Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17 "Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles. 18 Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19 eles farão guerra contra ti,  mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te", diz o Senhor. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)
R. Minha boca anunciará vossa justiça.
Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: * que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! * Escutai a minha voz, vinde salvar-me! R.
Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, † o meu refúgio, proteção e segurança! * 4a Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. R.
Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, * em vós confio desde a minha juventude! 6a Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, * 6b desde o seio maternal, o meu amparo. R. 15a Minha boca anunciará todos os dias * 15b vossa justiça e vossas graças incontáveis. 17 Vós me ensinastes desde a minha juventude, * e até hoje canto as vossas maravilhas. R.
Aclamação ao Evangelho
Mt 5,10
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Felizes os que são perseguidos, 
por causa da justiça do Senhor,  porque o Reino dos Céus há de ser deles!
EVANGELHO

"Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista".

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29
Naquele tempo,
17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23 E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". 24 Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29
Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Celebremos neste dia o mártirio de São João Batista, àquele que foi o precursor, quem batizou a Jesus Cristo e ainda disse: -"Eu não sou o Cordeiro de Deus, eu não sou digno de desatar as sandálias de seus pés". Na liturgia de hoje, Deus chama o seu profeta e põe em su boca Palavras sabias e santas e o envia em em seu nome, para anunciar da parte de Deus com ousadia. Este profeta é transformado em uma fortaleza, cheia de entendiendo para que ao nome do Senhor seja elevado e ai sim faça tremer a todos opositores. O sslmista proclama: -"Minha boca anunciará vossa justiça". (Sl 70). No Santo Evangelho João repudia severamente a Herodes porque ficara com a mulher de seu irmão. Este por sua vez havia dado a uma festa no Palácio e chamado a muitos convidados entre estes a filha de Herodiades entrou no salão, dançou e agradou ao rei que por sua vez lhe prometera atender a qualquer pedido seu, no caso Herodiadas ao saber disso pediu para filha pedir a própria cabeça de João em um prato. Depois de acontecido os discípulos de João foram ter com Herodes que cedeu o corpo para ser sepultado. 
LSNSC - STMJSF - NSPS - SJC - SJB - SJPII -

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Litutgia Diária de Quarta-feira 28 de agosto de 2024

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024
Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja, Memória
21ª Semana do Tempo Comum
2Ts 3,6-10.16-18
Sl 127(128),1-2.4-5 (R. 1a)
Mt 23,27-32
Cor Liturgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA

Quem não quer trabalhar, também não deve comer.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,6-10.16-18
6 Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7 Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8 De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9
Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10 Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: "Quem não quer trabalhar, também não deve comer". 16 Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. 17
Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 127(128),1-2.4-5 (R. 1a)
R. Felizes todos que respeitam o Senhor!
1 Feliz és tu se temes o Senhor* e trilhas seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem! R.
4 Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. 5 O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida. R.
Aclamação ao Evangelho  1Jo 2,5
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. O amor de Deus se realiza em todo aquele,     que guarda sua palavra fielmente.
EVANGELHO
Sois filhos daqueles que mataram os profetas.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,27-32
Naquele tempo, disse Jesus:
27 "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados:  por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28 Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro. estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30 e dizeis:  'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'.
31 Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32
Completai, pois, a medida de vossos pais!" Palavra da Salvação.
Minhas Reflexões:
A Igreja celebra a memória de Santo Agostinho. A Liturgia segue na sua exorção a boa conduta: -Paulo narra que fomos ordenados segundo a Cristo e que tudo fora a Ele é desordenação. Regra simples como esta: "Quem não quer trabalhar, também não deve comer". (2a. Tes 3,10). Conclama-nos o salmista: "Felizes todos que respeitam o Senhor"! (Sl 127/128). Por fim o Santo Evangelho e os ensinamentos que Jesus faz aos Mestres da Lei e fariseus: -atenção para beleza da vida que não sejam sepulcros caiados belos por fora mas por dentro podridão. Cuidado para que as nossas acões não nos denunciem como pecadores.
LSNSJC - STMJSF - NSPS - SJC - SA - SJPII -


terça-feira, 27 de agosto de 2024

Liturgia Diária: Terça-feira 27 de agosto de 2024


Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Santa Mônica, Memória
21ª Semana do Tempo Comum
2Ts 2,1-3a.14-17
Sl 95(96),10.11-12a.12b-13 (R. 13b)
Mt 23,23-26
Cor Liturgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA:  Conservai firmemente
as tradições que vos ensinamos.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2,1-3a.14-17
1 No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2 não deixeis tão
facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3a Que ninguém vos engane de modo algum. 14 Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso senhor Jesus Cristo. 15 Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16 Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna 
e feliz esperança, 17 animem os vossos corações e vos confirmem em toda a boa ação e palavra. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 95(96),10.11-12a.12b-13 (R. 13b)
R. O Senhor vem julgar nossa terra.
10 Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" † Ele firmou o universo inabalável, * e os povos ele julga com justiça. R.
11O céu se rejubile e exulte a terra, † aplauda o mar com o que vive em suas águas; *
12a os campos com seus frutos rejubilem R.
b E exultem as florestas e as matas †
13 na presença do Senhor, pois ele vem, * porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, * e os povos julgará com lealdade. R.
Aclamação ao Evangelho  Hb 4,12
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os
pensamentos e as intenções do coração.
EVANGELHO: Vós deveríeis praticar isto, sem
contudo deixar aquilo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,23-26
Naquele tempo, disse Jesus:
23 "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, 
da erva-doce e do cominho, e deixais de lado 
os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto,  sem contudo deixar aquilo. 24 Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26
Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo". Palavra da Salvação
MINHAS REFLEXÕES:
Neste dia dedicado a Santa Mônica asua perseverança na caminhada em 30 anos na conversão de seu filho Agostinho. A liturgia hoje  em Tessalonicensses Paulo nos alerta "que ninguém nos engane em modo algum." O salmista proclama: "O Senhor vem julgar nossa terra." E no Evangelho em nenhum instante Jesus quer o mal ou se distância dos fariseus e mestres da lei, ao contrário suas exortações e para buscar a transformação de seus corações. Que nós assim vivanciamos a nossa transformação interior. LSNSJC - SJSF - SJC - NSPS - SM - SJPII-


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Liturgia Diária de Segunda-feira: 26 de Agosto de 2024


Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024
21ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
2Ts 1,1-5.11b-12
Sl 95(96),1-2a.2b-3.4-5 (R. 3)
Mt 23,13-22
Cor Liturgica: Verde
PRIMEIRA LEITURA

O nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele.

Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5.11b-12 1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2 a vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Devemos agradecer sempre por vós, irmãos, com toda justiça, porque progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros.
4 Assim, nos gloriamos nas igrejas de Deus por causa da vossa perseverança e da vossa fé em todas as perseguições e sofrimentos que suportais. 5 Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus, pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus, pelo qual também estais sofrendo. 11b Que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.
12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
  
Sl 95(96),1-2a.2b-3.4-5 (R. 3)
R. Anunciai as maravilhas do Senhor 
   entre todas as nações!
1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2 aCantai e bendizei seu santo nome!
R. b Dia após dia anunciai sua salvação, †
3 manifestai a sua glória entre as nações, * e entre os povos do universo seus prodígios! R.
4 Pois Deus é grande e muito digno de louvor, * é mais terrível e maior que os outros deuses, 5 porque um nada são os deuses dos pagãos. * Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. R.
Aclamação ao Evangelho  Jo 10,27
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Minhas ovelhas escutam minha voz eu as conheço e elas me seguem.
EVANGELHO

Ai de vós, guias cegos!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,13-22
Naquele tempo, disse Jesus:
13 "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. [14]. 15 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' 17 Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18 Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'
19 Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado". Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Paulo exorta a comunidade de Tessalôni que mesmo duantes as perseguições e provações, mantendem-se firmes na vocação ao qual foram escolhidos. O Salmista canta: "Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!" ( Sl 94/95). E o Santo Evangelho Jesus exorta com exatidão o exemplo de vida que levavam os fariseus em busca de transformação e mudança. Ainda não se deve jurar. Pois que jura pelo Templo jura contra Deus que Nele habita.
LSNSJ (...) - STMJSF (...) - NSPS (...) - SJC (...) - SJPII (...).



domingo, 25 de agosto de 2024

Liturgia Diária de Domingo: 25 de agosto de 2024


Domingo, 25 de Agosto de 2024
21º Domingo do Tempo Comum, Ano B
Leituras:
Js 24,1-2a.15-17.18b
Sl 33(34),2-3.16-17.18-19.20-21.22-23 (R. 9a)
Ef 5,21-32
Jo 6,60-69
Cor Liturgica: Verde
PRIMEIRA LEITURA

Serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus.

Leitura do Livro de Josué 24,1-2a.15-17.18b
Naqueles dias,
1 Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2a Então Josué falou a todo o povo:
15 "Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: 
se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor". 16 E o povo respondeu, dizendo: "Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17 Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 
18b Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus". Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
  
Sl 33(34),2-3.16-17.18-19.20-21.22-23 (R.9a)
R. Provai e vede quão suave é o Senhor!
2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,* seu louvor estará sempre em minha boca.
3 Minha alma se gloria no Senhor;* que ouçam os humildes e se alegrem! R.
16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos,* e seu ouvido está atento ao seu chamado;
17 mas ele volta a sua face contra os maus,* para da terra apagar sua lembrança. R.
18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta* e de todas as angústias os liberta.
19 Do coração atribulado ele está perto* e conforta os de espírito abatido. R.
20 Muitos males se abatem sobre os justos,* mas o Senhor de todos eles os liberta.
21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege,* e nenhum deles haverá de se quebrar. R.
22 A malícia do iníquo leva à morte,* e quem odeia o justo é castigado.
23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,* e castigado não será quem nele espera. R.
SEGUNDA LEITURA

Este mistério é grande, em relação a Cristo e à Igreja.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 5,21-32

Irmãos,
21 vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22 As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor.
23 Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo.
24 Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25 Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26 Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27 Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28 Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29 Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30 e nós somos membros do seu corpo! 31 Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32 Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. Palavra do Senhor.
Aclamação ao Evangelho  Jo 6,63c.68c
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida;     as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida.
EVANGELHO

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69
Naquele tempo,
60 muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" 61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?63 O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não creem". Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai".
66 A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?"
68 Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.
69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus". Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
A Santa Liturgia deste 21o. Domingo do tempo Comum, nos leva a meditar na importância da Vocação dos Catequistas. Josué fala ao povo sobre o servir a Deus pois quanto a ele sua casa serviremos ao Senhor.
Quanto ao Salmo: "Provai e vede quão suave é o Senhor!" (Sl 33).  Na segunda leitura Paulo exorta à comumidade dos Efésios para que assim coml Cristo é o cabeça da sua Igreja os maridos sejam solicitos em amar suas esposas. O Santo  Evangelho mesmo.sendo dura a Palavra do Senhor, é Ele que é o Pão que dá a vida e alimenta ao homem no mundo. Assim Pedro após ouvir que muitos iam embora responde: "A quem iremos nós Senhor, só tu tens palavra de vida eterna.
LSNSC (...) - STMJSF(...) - NSC (...)- SJC (...)- SJPII (...).

sábado, 24 de agosto de 2024

Liturgia da Palavra de: Sábado 24 de agosto de 2024

Sábado, 24 de Agosto de 2024
São Bartolomeu, Apóstolo, Festa, Ano B
20ª Semana do Tempo Comum
Leituras:
Ap 21,9b-14
Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a)
Jo 1,45-51
Cor Liturgica: Vermelho
PRIMEIRA LEITURA

A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 21,9b-14
9b Um anjo falou comigo e disse: 
"Vem! Vou mostrar-te a noiva, 
a esposa do Cordeiro".10 Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11 brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12 Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13 Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14 A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a)
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso pReino glorioso!
10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, * e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino * e saibam proclamar vosso poder! R. 12 Para espalhar vossos prodígios entre os homens * e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13a
O vosso reino é um reino para sempre, *
13b vosso poder, de geração em geração. R.
17 É justo o Senhor em seus caminhos, * é santo em toda obra que ele faz.
18 Ele está perto da pessoa que o invoca, * de todo aquele que o invoca lealmente. R.
Aclamação ao Evangelho
Jo 1,49b
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel!
EVANGELHO

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,45-51
45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José".
46 Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: 
"Vem ver!" 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48 Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49 Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50 Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!"
51 E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Na festa de São Bartolomeu, dentro da 20a. Semana do tempo comum, um anjo do Senhor diz: -"Vem, vou mostrar-te a noiva a esposa do Cordeiro!". É esta a Igreja que fez nascer dela seus Apóstolos, que nos faz surgir radiantes pelo Espírito, para anunciar ao Evangelho da Paz. Assim cantamos no salmo: "Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!"
No Santo Evangelho, Felipe ao encontrar Natanael o afirma ter encontrado o Mestre sobre quem Moisés descrevera na lei. Jesus comenta ao ver Natanael, que nele encontrou um israelita verdadeiro e sem falsidade, ao dizer que crêr no que afirmou Jesus ele mesmo escuta a exortação: "Crês porque disse ter visto embaixo da figueira." Mas em verdade verás o céu aberto e os anjos subindo e descendo por meio do Filho do homem.
LSNSJ (...) - STMJSF (...) - NSPW (...) - SJC (...) - SB (...) - 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Liturgia Diária de Sexta-feira: 23 de Agosto de 2024

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024
Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina, Festa, Ano B
20ª Semana do Tempo Comum
2Cor 10,17-11,2
Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. cf. 12a.13a)
Mt 13,44-46
Cor Liturgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA

Eu vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10,17-11,2

Irmãos,
17 quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1 Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. Aleluia, ou cf. 12a.13a)
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ou: Vós jovens, vós moças e rapazes,
       louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, * louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, * louvai-o, legiões celestiais! R.
11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, * e vós, príncipes e todos os juízes;
12 e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, † anciãos e criancinhas, bendizei-o! *
13aLouvem o nome do Senhor, louvem-no todos. R.
13 A majestade e esplendor de sua glória * ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
14 Ele exaltou seu povo eleito em poderio * ele é o motivo de louvor para os seus Santos. É um hino para os filhos de Israel, * este povo que ele ama e lhe pertence. R.
Aclamação ao Evangelho
Jo 15,9b.5b
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Ficai em meu amor, assim fala o Senhor;  quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto!
EVANGELHO

Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
44 "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".  Palavra da Salvação.
MINHAS REFLEXÕES:
Nesta festa de de Santa Rosa de Lima, Virgem e Padroeira da América Latina louvemos ao Bom Deus por nos conceder Santa Rosa de Lima que se deu por completa a Deus se tornando para nós na América Latina Vírgem, Mártir e modelo de fé. Paulo apóstolo afirma à Comunidade de Coríntios ter por todos um amor ciumento semelhente ao amor de Deus que ao nos aprovar nos quer para sí sem bos dividir com a situação de pecado. Assim podemos cantar com o salmista: "Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor"!(Sl148).
No Santo Evangelho é feliz o homem que entre os tesouros que possa buscar na vida, este encontre o tesouro do reino dos céus, pois assim se desprende de todos.os bens materiais e posses para neste Reino de Deus, permanecer.
LSNSJC (...) - STMJF (...) - SFA (...) - SJC (...) - SRL (...) - SJPII (...).


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Liturgia Diária Quinta-feira 22 de Agosto de 2024