06MAI2020
COR LITÚRGICA: BRANCO
4ª Semana da Páscoa | Quarta-feira
Primeira Leitura (At 12,24-13,5a)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus
Salmo Responsorial (Sl 66)
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
Evangelho (Jo 12,44-50)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (João 12,46-47).
O nosso Mestre Jesus é a luz para a nossa vida e para o mundo. De uma forma bem direta, Ele é a luz para o nosso coração, pois são muitas as trevas que encobrem a nossa alma, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.
Quantas coisas escuras e obscuras tomam conta de nós; de quanta obscuridade vive a humanidade, a sociedade e o mundo em que estamos; Quantas coisas confusas se espalham, se disseminam em nosso meio. E precisamos permanecer em Jesus.
Jesus não está na confusão, na bagunça, na briga, nos desentendimentos provocativos, onde simplesmente as pessoas querem criar discórdias umas com as outras. Jesus, mais do que iluminar com conceitos, nos ilumina com a vida e com a graça, Ele tira de dentro de nós aqueles sentimentos que impulsionam a nossa forma de ser e de agir.
A luz de Jesus ilumina aquilo que, dentro de nós, está machucado e ferido. Até podemos ter razão em muitas coisas na vida, mas toda razão que é ferida pelo ressentimento, pela mágoa e pelo rancor perde a sua razão de ser. Não dá para viver com quem impõe na vida apenas os frutos da sua raiva, dos seus medos e temores.
Precisamos da luz de Jesus para entrar nas feridas da alma e do coração, para iluminar os poços obscuros que criamos dentro de nós. Somos poços de feridas que fomos assimilando ao longo da vida e desde o ventre de nossa mãe, mas aquele que crê em Jesus vem como luz.
O nosso Mestre Jesus é a luz para a nossa vida e para o mundo
Às vezes, olhamos para as pessoas e elas vivem das feridas passadas, vivem sempre carregando os mesmos traumas e as mesmas mágoas. Eu passaria aqui o dia inteiro fazendo ladainha dos meus dramas da vida, mas não posso parar nos meus dramas, tenho que caminhar na luz que Jesus trouxe para aquilo que obscureceu as estradas da minha vida. Se no passado eu fui atropelado, eu também atropelei, preciso agora caminhar na luz, na direção de Deus, preciso ouvir as Palavras de Jesus e ser guiado por Ele.
Não posso ficar ouvindo a voz dos meus ressentimentos, dos meus rancores, a voz do mundo, a voz daqueles que criam dessabores, não posso ficar ouvindo "tudo e quanto é coisa".
Abrimos o mundo em que estamos e, antigamente, era para abrir jornais; hoje, os jornais ficaram de lado, porque abrimos a internet, ligamos a televisão, ouvimos o rádio, tem tanta coisa entrando, são as pessoas o tempo inteiro falando no nosso ouvido.
Ouça Jesus, deixe que Ele seja a cura e a luz para todas as razões sem razões que há dentro de nós. Ele é a luz para a nossa vida e para a nossa existência.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
SANTO DO DIA
São Domingos Sávio
O santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.
Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração apaixonou-se por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora.
Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração.
Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos.
São Domingos Sávio, rogai por nós.
MINHAS REFLEXÕES PESSOAL
Nesta quarta-feira da quarta semana pascal, nos deparamos com a realidade liturgica muito forte na atuação discipular e ainda no sentido da luz que veio para iluminar as trevas há no mundo e essa luz tem seu brilho forte e autêntico e Próprio porque se trata de Jesus Cristo.
Em Atos dos. Apostólos vamos observar como a a palavra do Senhor crescia e ainda se espalhava cada vez mais.
Barnabé e Saulo acabara de xoncluirbse ministério e foram a Jerusalém e de lá trouxeram João Marcos para contribuir ainda mais no anúncio da palavra de Deus.
Na igreja de Antioquia ja haviam entre eles doutores e profetas, eram eles Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
Ao celebrarem a liturgia o Espírito Santo lhes falou: -2b “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. (At 13, 2b).
Depois de rezarem e imporem as mãos sobres estes, foram para Selêucia, Chipre, Salamina enviados a pregar sob a ação do Espírito Santo de Deus, entravam nas sinagogas dos judeus e ainda contavam com a colaboração de João.
Assim o salmista proclama neste dia Santo:
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem. (Sl 66).
No Santo Evangelho Jesus no Evangelho de São João norteia a vida de discípulos nas palavra santas que devem ser anunciadas: -44b “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (Jo 12, 44b-46).
Agora para isto é necessário que a escutemos, e não apenas escutemos mas que coloquemos em plena prática este querigma. Pois paravos que a rejetam a Própria Palavra de Jesus já tem seu juízo, pois Jesus falou pelo pai e não por Ele, mas por Àquele que o enviou, e o ordenou para que falasse palavras de vida eterna.
Portando também nós devemos dizer palavras que a nós foi ordenada nas Sagradas Escrituras, para que estas palavras anunciadas gerem luz diante das trevas muitas vezes tão assoladoras nas vidas. Jesus é esta Luz! Luz para que Nele sejamos nova luz e constante na vida.
LSNSJC.
STMJSF.
SDS.
NSM.
SFA.
SJPII.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Evangelho (Jo 12,44-50)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.