Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 6 de maio de 2020

LITURGIA DA PALAVRA: 06 DE MAIO 2020-4a. SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA-COR: BRANCO-Ss DOMINGOS SÁVIO-


06MAI2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

4ª Semana da Páscoa | Quarta-feira

Primeira Leitura (At 12,24-13,5a)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.

13,1Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.

2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus


Salmo Responsorial (Sl 66)

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!



Evangelho (Jo 12,44-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (João 12,46-47).

O nosso Mestre Jesus é a luz para a nossa vida e para o mundo. De uma forma bem direta, Ele é a luz para o nosso coração, pois são muitas as trevas que encobrem a nossa alma, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.

Quantas coisas escuras e obscuras tomam conta de nós; de quanta obscuridade vive a humanidade, a sociedade e o mundo em que estamos; Quantas coisas confusas se espalham, se disseminam em nosso meio. E precisamos permanecer em Jesus.

Jesus não está na confusão, na bagunça, na briga, nos desentendimentos provocativos, onde simplesmente as pessoas querem criar discórdias umas com as outras. Jesus, mais do que iluminar com conceitos, nos ilumina com a vida e com a graça, Ele tira de dentro de nós aqueles sentimentos que impulsionam a nossa forma de ser e de agir.

A luz de Jesus ilumina aquilo que, dentro de nós, está machucado e ferido. Até podemos ter razão em muitas coisas na vida, mas toda razão que é ferida pelo ressentimento, pela mágoa e pelo rancor perde a sua razão de ser. Não dá para viver com quem impõe na vida apenas os frutos da sua raiva, dos seus medos e temores.

Precisamos da luz de Jesus para entrar nas feridas da alma e do coração, para iluminar os poços obscuros que criamos dentro de nós. Somos poços de feridas que fomos assimilando ao longo da vida e desde o ventre de nossa mãe, mas aquele que crê em Jesus vem como luz.

O nosso Mestre Jesus é a luz para a nossa vida e para o mundo

Às vezes, olhamos para as pessoas e elas vivem das feridas passadas, vivem sempre carregando os mesmos traumas e as mesmas mágoas. Eu passaria aqui o dia inteiro fazendo ladainha dos meus dramas da vida, mas não posso parar nos meus dramas, tenho que caminhar na luz que Jesus trouxe para aquilo que obscureceu as estradas da minha vida. Se no passado eu fui atropelado, eu também atropelei, preciso agora caminhar na luz, na direção de Deus, preciso ouvir as Palavras de Jesus e ser guiado por Ele.

Não posso ficar ouvindo a voz dos meus ressentimentos, dos meus rancores, a voz do mundo, a voz daqueles que criam dessabores, não posso ficar ouvindo "tudo e quanto é coisa".

Abrimos o mundo em que estamos e, antigamente, era para abrir jornais; hoje, os jornais ficaram de lado, porque abrimos a internet, ligamos a televisão, ouvimos o rádio, tem tanta coisa entrando, são as pessoas o tempo inteiro falando no nosso ouvido.

Ouça Jesus, deixe que Ele seja a cura e a luz para todas as razões sem razões que há dentro de nós. Ele é a luz para a nossa vida e para a nossa existência.

Deus abençoe você!     

Padre Roger Araújo


SANTO DO DIA

São Domingos Sávio

O santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.

Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração apaixonou-se por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora.

Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração.

Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos.

São Domingos Sávio, rogai por nós.

 


MINHAS REFLEXÕES PESSOAL

Nesta quarta-feira da quarta semana pascal, nos deparamos com a realidade liturgica muito forte na atuação discipular e ainda no sentido da luz que veio para iluminar as trevas há no mundo e essa luz tem seu brilho forte e autêntico e Próprio porque se trata de Jesus Cristo.

Em Atos dos. Apostólos vamos observar como a a palavra do Senhor crescia e ainda se espalhava cada vez mais.

Barnabé e Saulo acabara de xoncluirbse ministério e foram a Jerusalém e de lá trouxeram João Marcos para contribuir ainda mais no anúncio da palavra de Deus.

Na igreja de Antioquia ja haviam entre eles doutores e profetas, eram eles Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.

Ao celebrarem a liturgia o Espírito Santo lhes falou: -2b “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. (At 13, 2b).

Depois de rezarem e imporem as mãos sobres estes, foram para Selêucia, Chipre, Salamina enviados a pregar sob a ação do Espírito Santo de Deus, entravam nas sinagogas dos judeus e ainda contavam com a colaboração de João.

Assim o salmista proclama neste dia Santo:

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem. (Sl 66).

No Santo Evangelho Jesus no Evangelho de São João norteia a vida de discípulos nas palavra santas que devem ser anunciadas: -44b “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (Jo 12, 44b-46).

Agora para isto é necessário que a escutemos,  e não apenas escutemos mas que coloquemos em plena prática este querigma. Pois paravos que a rejetam a Própria Palavra de Jesus já tem seu juízo, pois Jesus falou pelo pai e não por Ele, mas por Àquele que o enviou, e o ordenou para que falasse palavras de vida eterna.

Portando também nós devemos dizer palavras que a nós foi ordenada nas Sagradas Escrituras, para que estas palavras anunciadas gerem luz diante das trevas muitas vezes tão assoladoras nas vidas. Jesus é esta Luz! Luz para que Nele sejamos nova luz e constante na vida.

LSNSJC.

STMJSF.

SDS.

NSM.

SFA.

SJPII.

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.

AMÉM!



Evangelho (Jo 12,44-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.


segunda-feira, 4 de maio de 2020

LITURGIA DA PALAVRA DE 04 DE MAIO DE 2020 - QUARTA SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA-COR: BRANCO-Ss

2ª-feira da 4ª Semana da Páscoa

4 de Maio de 2020
Cor: Branco

1ª Leitura - At 11,1-18

Também aos pagãos Deus concedeu a conversão
que leva para a vida!
Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18
Naqueles dias:1Os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia,souberam que também os pagãoshaviam acolhido a Palavra de Deus.2Quando Pedro subiu a Jerusalém,os fiéis de origem judaicacomeçaram a discutir com ele, dizendo:3'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!'4Então, Pedro começou a contar-lhes,ponto por ponto, o que havia acontecido:5'Eu estava na cidade de Jopee, ao fazer oração, entrei em êxtasee tive a seguinte visão:vi uma coisa parecida com uma grande toalhaque, sustentada pelas quatro pontas,descia do céu e chegava até junto de mim.6Olhei atentamente e vi dentro delaquadrúpedes da terra, animais selvagens,répteis e aves do céu.7Depois ouvi uma voz que me dizia:'Levanta-te, Pedro, mata e come.'8Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor!Porque jamais entrou coisa profana e impurana minha boca'.9A voz me disse pela segunda vez:'Não chames impuro o que Deus purificou'.10Isso repetiu-se por três vezes.Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.11Nesse momento, três homens se apresentaramna casa em que nos encontrávamos.Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura.12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar.Os seis irmãos que estão aqui me acompanharame nós entramos na casa daquele homem.13Então ele nos contou que tinha visto um anjoapresentar-se em sua casa e dizer:'Manda alguém a Jope para chamar Simão,conhecido como Pedro.14Ele te falará de acontecimentosque trazem a salvaçãopara ti e para toda a tua família'.15Logo que comecei a falar,o Espírito Santo desceu sobre eles,da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito:'João batizou com água,mas vós sereis batizados no Espírito Santo'.17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nósque acreditamos no Senhor Jesus Cristo.Quem seria eu para me opor à ação de Deus?'18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmarame glorificavam a Deus, dizendo:'Também aos pagãos Deus concedeu a conversãoque leva para a vida!'Palavra do Senhor


Salmo - Sl 41, 2-3; 42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

41,2Assim como a corça suspira*pelas águas correntes,suspira igualmente minh'almapor vós, ó meu Deus!R.
3A minh' alma tem sede de Deus,*e deseja o Deus vivo.Quando terei a alegria de ver*a face de Deus?R.
42.3Enviai vossa luz, vossa verdade:*elas serão o meu guia;que me levem ao vosso Monte santo,*até a vossa morada!R.
4Então irei aos altares do Senhor,*Deus da minha alegria.Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,*
RR Senhor meu Senhor e meu Deus


Evangelho - Jo 10,1-10

Eu sou a porta das ovelhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10
Naquele tempo, disse Jesus:1'Em verdade, em verdade vos digo,quem não entra no redil das ovelhas pela porta,mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.3A esse o porteiro abre,e as ovelhas escutam a sua voz;ele chama as ovelhas pelo nomee as conduz para fora.4E, depois de fazer sair todas as que são suas,caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem,porque conhecem a sua voz.5Mas não seguem um estranho,antes fogem dele,porque não conhecem a voz dos estranhos.'6Jesus contou-lhes esta parábola,mas eles não entenderam o que ele queria dizer.7Então Jesus continuou:'Em verdade, em verdade vos digo,eu sou a porta das ovelhas.8Todos aqueles que vieram antes de mimsão ladrões e assaltantes,mas as ovelhas não os escutaram.9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;entrará e sairá e encontrará pastagem.10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.Palavra da Salvação














Assinado: Erlanio Pinheiro-CFFA-PSJPII-

Hoje assim como no dia ontem não postei Santo do dia e nem Homília do Padre Roger, assim como meus comentários pessoais, na busca que vivamos a nossa própria reflexão pessoal.




sábado, 2 de maio de 2020

LITURGIA DA PALAVRA SÁBADO 02 DE MAIO DE 2020 -4a. SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA-COR: BRANCO-Ss ANTANÁSIO-SEGUNDO DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-PSJPII-ACARACUZINHO-


02MAI2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | Sábado


Primeira Leitura (At 9,31-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.

36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”

39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 115,12-17)

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.

— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão! Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.


Evangelho (Jo 6,60-69)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA


“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,68).

A linguagem, a vida e as palavras de Jesus não são fáceis, são duras para a nossa humanidade, sobretudo, se a nossa humanidade é revestida por um sentimento mundano. Se vivemos na carne e, como a Palavra diz e Jesus está afirmando: "O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada".

A carne passa, não permanece; a carne ou o corpo caminham conosco nesta vida terrena. Não estamos desprezando a nossa vida terrena, estamos dando sentido a nossa vida na Terra. Mas como vamos dar sentido a nossa vida, na Terra, se não vivemos uma espiritualidade de eternidade? Paramos no que é provisório, superficial e não nos voltamos para o essencial.

Precisamos cultivar a vida no Espírito, porque, se não a cultivarmos, estaremos somente servindo à carne, alimentando-nos, comendo as nossas refeições, todos os dias, atrás do pão somente para a vida humana; estaremos nas nossas brigas, atrás do dinheiro, de construir a nossa casa terrena, mas não nos alimentaremos da eternidade.

Eu sei que é importante as pessoas fazerem as suas poupanças, economizarem para situações futuras, mas até as economias que fazemos passam, por mais necessárias que sejam para cuidarmos, articularmos e planejarmos a nossa vida presente.    

Precisamos investir, e não só na nossa vida futura, mas na nossa vida aqui e agora, cuidando do nosso espírito. E cuidar do espírito não é ser uma pessoa “espiritualoide”, como se estivéssemos o tempo inteiro rezando e olhando para o Céu.

Cuidar do espírito é cuidar para que a nossa vida presente seja dirigida por Deus e esteja n'Ele, para que, eternamente, estejamos n’Ele, pois a eternidade começa aqui e agora, quando começamos a viver a vida em Deus.

Foi difícil para muitos judeus e discípulos de Jesus entenderem a espiritualidade e permanecerem n'Ele pelo Seu corpo e pelo Seu sangue, ter a vida de Jesus neles, como ter a vida de Jesus em nós e no espírito. Muitos O abandonaram, como muitos abandonam a vida espiritual, mas Jesus não vai mudar por causa do nosso abandono, somos nós que temos de mudar.

Assim como Jesus perguntou aos discípulos, está perguntando a nós também se nós O abandonaremos e se também voltaremos atrás.

Para quem nós iremos? A quem iremos recorrer? Quem nos dará a vida? Porque só Jesus tem palavras de vida eterna, só Ele tem palavras para a nossa vida. Só Jesus tem palavras que dão sentido ao nosso viver e à nossa existência. A quem iremos longe do Senhor?

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo


SANTO DO DIA

Santo Atanásio

Atanásio nasceu em Alexandria, no Egito, em 296. No ano de 325, deu-se o I Concílio Ecumênico, em Niceia, para definir a doutrina autêntica contra a heresia tão capciosa dos arianos, a qual fazia de Jesus uma criatura inferior a Deus Pai. Atanásio participou do Concílio na qualidade de assessor do seu bispo, embora fosse somente diácono na época.

O Arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do Credo, o qual nós rezamos até hoje. A atuação de Atanásio foi primorosa tanto pela lucidez de sua doutrina quanto pela argumentação bíblica apresentada. Os erros dos arianos foram por ele refutados com tanto brilho, clareza e evidência, que causou admiração a todos.

Atanásio foi o sucessor do bispo de Alexandria, embora tivesse apenas 31 anos, e dirigiu a Igreja de Alexandria por 46 anos, período de muito sofrimento e perseguição. Os arianos não lhe deram descanso e, com o apoio do imperador, espalharam muitas calúnias contra Atanásio que, por cinco vezes, teve de fugir de sua sede episcopal.

Refugiava-se no deserto onde conheceu e conviveu com o grande Santo Antão. Durante cinco anos, ficou lá escondido, saindo somente à noite para dirigir sua Igreja e consolar seus fiéis. Atanásio foi firme e inquebrantável com seus numerosos escritos. Manteve viva a fé no Verbo Encarnado.

Faleceu reconhecido por toda a Igreja, com 77 anos. E como reconhecimento de seu trabalho, fidelidade e fundamentais obras escritas para a Santa Igreja foi declarado Doutor da Igreja.

Santo Atanásio, rogai por nós!

 

MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Neste sábado rezamos a Santa Liturgia com a graça de podermos contar com ações e evangelizasções dos apostólos.

Pedro percorrendo os lugares chega a Lídia e lase depara com a realidade de Enéias que parálitico escuta a palavra de profecia 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou.(At 9, 34).

Depois Pedro vai até reagiões de Jope e de Saron e em Jope é intervido por alguém que lhe fala sobrr Tábita, Pedro vai ao seu encontro e no andar de cima pede que se afastem e proclama proféticamente: 40b “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. (At 9, 40 b).

O fato fica conhecido e logo se espalha por toda a região.

O Salmista assim proclama:

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? (Sl 115).

Aqui ressalto que este salmo faz parte interinamente de meu lema vocacional pessoal.

O Santo Evangelho Jesus ensina e de maneira exortativa com palavtas mais duras ais seus discípulos. 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6, 60).

61 bJesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? (Jo 6, 61b - 62).

Por isso Jesus d8z que quem dá a vida é onEspírito. Mas mesmo assim entre eles há os que não acreditavam. E seguindo um a um alguns se retiravam ao ouvirem de Jesus que ninguém iria ao Pai se não àqueles que o enviasse.

 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-Lo. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. (Jo 6, 67- 69).

LSNSJC(...).

STMJSF (...)

SFA (...).

SA (...).

NSPS (...).

SDP (...).

NSM(...)

SJPII (...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE. AMÉM! ALELUIA! ALELUIA!


sexta-feira, 1 de maio de 2020

LITURGIA DA PALAVRA: SEXTA-FEIRA 01 DE MAIO DE 2020 -TERCEIRA SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA - COR: BRANCA - Ss. SÃO JOSÉ OPERÁRIO -

01MAI2020

COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana da Páscoa | São José Operário | Sexta-feira

Primeira Leitura (Gn 1,26–2,3)

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.

27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Cl 3,14-15.17.23-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

14Irmãos, acima de tudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. 24Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 89)

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor e exultaremos de alegria todo dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!


Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMÍLIA DO DIA


“Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,55-56).

Queremos permanecer em Jesus! Precisamos permanecer n’Ele, porque, se permanecermos, produziremos os frutos do Reino. O mais bonito é que Ele quer permanecer em nós, Ele desejou ardentemente permanecer conosco e está no meio de nós.

A beleza é que Ele está no meio de nós de forma real, visível e concreta, pois Ele nos deixou o Seu corpo e o Seu sangue. Voltamo-nos para o mistério da cruz de Jesus e ali vemos o Seu sangue ser derramado e a Sua carne ser pregada na cruz. Ele deu o Seu corpo e o Seu sangue para nos salvar e nos libertar dos nossos pecados, mas Ele também nos dá o Seu corpo e o Seu sangue para que tenhamos a vida em Deus e para que a vida d’Ele esteja em nós.

Não podemos permanecer distantes de Jesus; precisamos permanecer em Deus. E a maneira de permanecermos n’Ele é termos comunhão com Ele. Talvez, alguns pensem que comunhão é ter um pensamento igual, é estar pensando em Deus; essa comunhão também passa pelos pensamentos e pelos sentimentos, mas é muito mais do que isso: é ter a vida de Deus em nós e a nossa vida estar n’Ele, porque o sangue e a carne representam a totalidade da vida.

Precisamos permanecer em Jesus, porque, se permanecermos n'Ele, produziremos os frutos do Reino

Deus não quer estar conosco de forma aparente, superficial ou virtual. Deus quer estar conosco em tudo aquilo que realizamos, Ele quer que a vida d’Ele esteja em nós. Por isso, precisamos encarnar Jesus como Ele se encarnou no meio de nós. Assim como o Filho de Deus assumiu a natureza humana, a carne humana, a vida humana, o sangue humano, a natureza divina, também precisam estar em nós. Precisamos encarnar Jesus em nós, ter os sentimentos, os pensamentos e a vida d’Ele em nós.

Não se desvie do sacramento da graça e da Eucaristia. Onde quer que você esteja, na sua casa, trabalhando, mesmo distante, olhe para as Igrejas que estão no mundo inteiro e proclame: “Nós O adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo aqui, ali, em todas as nossas Igrejas que estão no mundo inteiro e Vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”. Assim rezava Francisco, é assim que precisamos também orar! E não só orar, mas ter uma vida eucarística, ter uma vida na comunhão com o Senhor, adorando e permitindo que Ele permaneça em nós.

No meio de tantas agitações, inquietações, preocupações e tensões é preciso acalmar a alma, o coração, os afetos, os sentimentos, porque, se não o fizermos, seremos tomados pela raiva, pelo medo, pelo rancor, pelos ressentimentos e tensões próprias da vida.

É preciso voltar-se para Jesus porque Ele está voltando-Se para nós. É preciso encarnar os sentimentos de Jesus e comungar do Seu corpo, da Sua carne, do Seu sangue e da Sua vida em nós.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo


SANTO DO DIA


Nesta data civil, marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas, a Igreja, providencialmente, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – não esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.

A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer as obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres."

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).

São José Operário, rogai por nós!


MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Estamos no mês de maio!

Iniciamos o mês dedicado a Nossa Senhora, a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, também celebramos em nossa pároquia aqui em São João Paulo II, na comunidade de Nossa Senhora de Fátima. a abertura do mês mariano, além claro de celebramos em especial o dia do Trabalho e o seu padroeiro São José Operário.

Uma liturgia composta de uma riqueza espiritual bastante satisfatória, para nós que gostamos de estarmos na presença de Deus, através de nossa oração.

A oração é sempre o caminho mais curto para nos encontrarmos com o Senhor.

Motivo este que chamo também nossa atenção pelas orações e seus modeloa de orações que Ss Pp Francisco deixa-nos para este mês dedicado a Nossa Senhora.

A santa liturgia de hoje para a primeira leitura trás duas opções de acompanhamento, a primeira tirada do livro do (Gn 1, 26 - 2, 3), narra que na História da Criação. Deus fez o homem a sua imagwm e semelhança e homem e mulher Deus os criou. Deus ainda fez os animais, os répteis, no céu e na terra, criou os peixes do mar e tudo que há vida e submeteu tudo a autoridade do homem. Acabando a sua obra descansou no sétimo dia.

Para a segunda opção de leitura no livro de (Cl 3, 14-15. 17. 23-24), a narrativa ja segue o acompanhamento do amor, do vínculo da paz e da perfeição. Para que possamos ser membros de um só corpo e em um só Espírito, mantendo o serviço da caridade e desse amor, para que tudo que façamos seja em nome de Cristo. Pois aos que servem a Cristo já tem a garantia da sua herança.

O salmista proclama com a citára um cântico suave e agrável ao Senhor:

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

Eis a prosposta de um louvor novo que Deus quer que tenhamos, que o fruto ou reaultado de nossos trabalhos seja a nossa oferta agradável a Ele.

O Santo Evangelho traz em seu contexto a ação salvífíca de Jesus Cristo.

Dirigindo-se para sua terra, passando nos povoados, entrando nas sinagogas, Jesus ensinava a todos com seu amor e com sua piedade, despertando interesses e cutiosidades, fazendo com que os povos, doutores das leis e chefes da sinagoga indagassem entre eles de onde viria tanta sabedoria uma vez que Jesus, havia nascido de Maria e São José que eram simples e que desenvolvia a função de carpiteiro. Jesus porém disse diante da surpreza que eles provocaram de Si:

57b Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. (Mt 13, 57b)

AGORA SEGUE ANEXO DO PEDIDO DE Ss Pp FRANCISCO PARA ESTE MÊS MARIANO:

Intensificar a reza do Terço em maio: Papa propõe duas orações

O Papa Francisco reforça a tradição de rezar o Terço em família no mês de maio, revelando um "segredo": sozinho ou em companhia, o importante é rezar com simplicidade.

Bianca Fraccalvieri - Cidade do Vaticano

Duas orações a serem rezadas no final do Terço em maio: esta é a proposta do Papa Francisco a todos os fiéis com a chegada do mês mariano.

É tradição, escreve o Pontífice, rezar o Terço em casa, em família, no mês de maio. “Uma dimensão que as restrições da pandemia nos obrigaram’ a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual.”

Ouça e compartilhe

A simplicidade

Por isso, Francisco propõe a todos redescobrir no mês de maio a beleza de rezar o Terço em casa: juntos ou sozinhos, o importante é levar em consideração “um segredo”: a simplicidade.

O Papa recorda que é fácil encontrar, inclusive na internet, bons esquemas de oração a seguir, mas oferece dois textos que ele mesmo rezará ao final do Terço, espiritualmente unido a nós.

“Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração.”

Eis as orações propostas pelo Santo Padre:

ORAÇÃO A MARIA (I)

Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
como um sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.
Vós, Salvação do Povo Romano,
sabeis do que precisamos
e temos a certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores
para nos levar, através da cruz,
à alegria da ressurreição. Amen.
À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova
mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.


ORAÇÃO A MARIA (II)

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.

Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amen.