Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura


(1Tm 1,1-2.12-14)


Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. 14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório


(Sl 15)


— O Senhor é a porção da minha herança!

— O Senhor é a porção da minha herança!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Evangelho


(Lc 6,39-42)


Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentário


São João Crisóstomo, criatura de Deus, amigo dos pobres e fiel ao Evangelho de Cristo, tem muito para nos ensinar. Levava uma vida simples e modesta. Aproximava-se dos humildes e dos pequenos, como fez Jesus. Tinha firmeza em suas decisões, foi mestre e pastor exemplar e grande orador. Deixou-nos muitas reflexões sobre a Eucaristia. Por causa de sua ação, sofreu as consequências de sua fidelidade ao Evangelho. Foi caluniado e exilado. Viveu entre os anos 350 e 407. Busquemos também a santidade, pois a ela somos todos chamados.

Oração


Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o bispo São João Crisóstomo por admirável eloquência e grande coragem nas provações, dai-nos seguir os seus ensinamentos, e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Santo do dia 

São João Crisóstomo

Doutor da Igreja, Boca de Ouro, Alma de Anjo e Coração de Pai. É o santo que celebramos neste dia: São João Crisóstomo. Nascido de família distinta, em Antioquia no ano 348. Depois da morte do pai, sua jovem mãe tratou de providenciar os melhores professores deste amado menino.

João nasceu com alma monástica, tanto que, por duas vezes passou anos no silêncio do deserto; por causa da precária saúde voltou da vivência religiosa mais retirada e em Antioquia foi ordenado sacerdote. Famoso devido ao seu dom de comunicar a Palavra de Deus, Crisóstomo não demorou a abraçar a cruz do governo pastoral da diocese de Constantinopla, já que o imperador fez de tudo para isto.

Ao perceber a má formação do clero, entregue à ambição e à avareza, o santo começou a exigir vida de pobreza e simplicidade evangélica daqueles que precisavam ser exemplo para o rebanho.

Devido aos naturais atritos com o clero e fervorosas pregações contra o luxo e imoralidades da vida social, São João teve problema com a imperatriz Eudóxia, que começou o movimento causador dos seus dois exílios, sendo que no último, os sofrimentos da longa viagem e os maus tratos foram mortais! Amado pelo povo e respeitado por todos, São João Crisóstomo morreu em 407 e deixou, além do belo testemunho dos dez anos de pontificado, suas últimas palavras as quais resumiram sua vida: “Glória seja dada a Deus em tudo!”.

São João Crisóstomo, rogai por nós!


terça-feira, 27 de agosto de 2019

Léctio Divina de 27 de Agosto de 2019

Terça-feira da 21a. Semana do Tempo Comum
1a. Semana do Saltério
Cor: Branca
Ss Mônica
Primeira Leitura (1Ts 2,1-8)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 1Bem sabeis, irmãos, que nossa vinda até vós não foi em vão. 2Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o Evangelho, em meio a grandes lutas. 3A nossa exortação não se baseia no erro, na ambiguidade ou no desejo de enganar. 4Ao contrário, uma vez que Deus nos achou dignos, a ponto de nos confiar o Evangelho, falamos não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações. 5Bem sabeis que nunca usamos palavras de adulação, nem procedemos movidos por disfarçada ganância. Deus é testemunha disso. 6E também não procuramos elogios humanos, nem da parte de vós, nem de outros, 7embora pudéssemos fazer valer a nossa autoridade de apóstolos de Cristo. Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. 8Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós. — Palavra do Senhor. — Graças a Deus.

Responsório (Sl 138)
— Senhor, vós me sondais e conheceis.
— Senhor, vós me sondais e conheceis.
— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. — A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.

Evangelho (Mt 23,23-26)
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.  24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Santa Mônica


A+A-



Comentário Santa Mônica deixou-nos grande exemplo de fé e de perseverança na oração. Sendo a mãe de Santo Agostinho, rezou durante quase trinta anos pela conversão de seu filho, que não tinha ideias e atitudes cristãs. Mas, Deus tem sua hora e seu momento. Depois de longo tempo de espera, Mônica viu Agostinho ser batizado e seu esforço de fé, recompensado. Ela morreu logo após o batismo de seu filho. Deus tem seus caminhos. Lembremo-nos hoje das mamães que se dedicam pelo bem de seus filhos e daquelas que sofrem com eles. Oração Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Minhas reflexões pessoal:
O exemplo de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, nos revela quão grande é a graça dos perseverantes durante 30 anos rezou pela conversão dele e alcançou e viu o batismo além de perseverar sempre pela fé.
A Santa Liturgia fala dos maltratos dos ultrajos sofridos pela comunidade de felipos, mas contudo Deus encontrou a dignidade entre todos para pregação da palavra.
— Senhor, vós me sondais e conheceis.
Por fim o Santo Evangelho, Jesus continua a sua exortação ensinando aos discípulos, sobre a conduta farisaica, que vivem os modos terrenos os prazeres do mundo e nada fazem para celebrar o reino de Deus.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lectio Divina de 21 de Agosto de 2019

Antífona de entrada
O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

Oração do dia
Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa são Pio 10º de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós,
quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.

Leitura do Livro dos Juízes 9,6-15

Naquele tempo:
Todos os habitantes de Siquém
e os de Bet-Melo
se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém
e proclamaram rei a Abimelec.
Informado disso,
Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim
e se pôs a gritar em alta voz, dizendo:
'Ouvi-me, moradores de Siquém,
e que Deus vos ouça.
Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei
para reinar sobre elas,
e disseram à oliveira: 'Reina sobre nós`.
Mas ela respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu azeite,
com que se honram os deuses e os homens,
para me balançar acima das árvores?'
Então as árvores disseram à figueira:
'Vem e reina sobre nós'.
E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar à minha doçura
e aos saborosos frutos'.
As árvores disseram então à videira:
'Vem e reina sobre nós'.
E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu vinho,
que alegra os deuses e os homens,
para me balançar acima das outras árvores?'
Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro:
'Vem tu reinar sobre nós'.
O espinheiro respondeu-lhes:
'Se deveras me constituís vosso rei,
vinde e repousai à minha sombra;
mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro
e devore os cedros do Líbano!'.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 20,2-3. 4-5. 6-7 (R. 2a)

R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
não recusastes os pedidos de seus lábios. R.

Com bênção generosa o preparastes; *
de ouro puro coroastes sua fronte.
A vida ele pediu e vós lhe destes, *
longos dias, vida longa pelos séculos. R.

É grande a sua glória em vosso auxílio; *
de esplendor e majestade o revestistes.
Transformastes o seu nome numa bênção, *
e o cobristes de alegria em vossa face. R.

Aclamação ao Evangelho
Hb 4,12

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A palavra do Senhor é viva e eficaz:
    ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

EVANGELHO

Estás com inveja porque eu estou sendo bom?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 20,1-16a

Naquele tempo:
Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
'O Reino dos Céus é como a história do patrão
que saiu de madrugada
para contratar trabalhadores para a sua vinha.
Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por
dia, e os mandou para a vinha.
Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo,
viu outros que estavam na praça, desocupados,
e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha!
E eu vos pagarei o que for justo'.
E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia
e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa.
Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde,
encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse:
'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?'
Eles responderam:
'Porque ninguém nos contratou'.
O patrão lhes disse:
'Ide vós também para a minha vinha'.
Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador:
'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos,
começando pelos últimos até os primeiros!'
Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde
e cada um recebeu uma moeda de prata.
Em seguida vieram os que foram contratados primeiro,
e pensavam que iam receber mais.
Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
Ao receberem o pagamento,
começaram a resmungar contra o patrão:
'Estes últimos trabalharam uma hora só,
e tu os igualaste a nós,
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'.
Então o patrão disse a um deles:
'Amigo, eu não fui injusto contigo.
Não combinamos uma moeda de prata?
Toma o que é teu e volta para casa!
Eu quero dar a este que foi contratado por último
o mesmo que dei a ti.
Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero
com aquilo que me pertence?
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?'
Assim, os últimos serão os primeiros,
e os primeiros serão os últimos.'
Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Ó Deus, acolhei com bondade as nossas oferendas e dai-nos seguir os ensinamentos de são Pio 10º, para celebrar dignamente estes divinos mistérios e recebê-los com fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoJo 10,11
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Depois da comunhão
Celebrando a memória do papa são Pio 10º, nós vos pedimos, ó Deus, que a participação na vossa mesa nos torne firmes na fé e unidos na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

SANTO DO DIA

São Pio X

Celebramos, hoje, um Papa que mereceu ser reconhecido por santo, embora na humildade típica das almas abençoadas, José Sarto respondia àqueles que o chamavam de santo: “Não santo, mas Sarto”.

Nascido em 1835 ao norte da Itália e de família muito simples e religiosa, o pequeno José, com muito esforço e sacrifício conseguiu – com o apoio dos pais – estudar e entrar para o Seminário. Com sua permanente autodefinição: “um pobre vigário da roça”, José Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado.

Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua ideia-força: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno.

Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.

São Pio X, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:

A Santa Liturgia de hoje, revela que cada um de nós em nossa sociedade necessitamos saber fazer escolhas que não nos comprometam em nosso futuro, mas que possam ser escolhas maduras para o bem estar social e de toda a comunidade.

Na primeira leitura, vejam o que se sucede:

Os habitantes de Siquém e Bet-Melo, quando Joatão gritou dizendo:

As árvores escolhem entre sí uma que possa reinar sobre elas.

Oliveira reine sobre nós, e esta responde que não renunciará seu azeite fino.

Figueira reine sobre nós, e esta responde não posso renunciar meus belos e bons frutos.

Videira reine sobre nós, e esta responde não posso deixar de alegrar aos homens com meus bons vinhos.

Por fim o espinheiro que se propõe a medida que todas possam supottarem-se abrugar em sua sombra.

Assim é a comunidade. Precisamos todos nós suportar uns aos outros para que não caiamos nos espinhos que a vida comunitaria pode oferecer nas adversidades.

É neste sentido que o salmista proclama:

-"Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!"

Assim esta a parábola dos trabalhadores da vinha. O Patrão contratou empregados pela madrugada, depois as 9 hs outra vez as 12 hs e por fim as 15 e 17 hs, combinou uma moeda justa com cada um e ao pagar a todos do último ao primeiro pagou de forma igual. Os que iniciaram cedo resmugaram querendo ganhar mais mas o Senhor justificou que havia sido justo assim os últimos sâoos primeiros e os primeiros são os últimos no reino de Deus.

LSJNSJC (...).

STMJSF (...).

SFA (...).

NSM (...).

SPX (...).

SJPII(...)

QUE A FACE DE DEUS NOA ILUMINE!

AMÉM!


segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Léctio Divina: 12 de agosto de 2019

19a. Semena do tempo comum
3a. Semana do tempo comum
Cor: Verde
Ss Joana Francisca de Chantal


Antífona de entradaSl 73,20.19.22s
Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca.

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Abri, pois, o vosso coração. Amai os estrangeiros,
porque vós também fostes estrangeiros.

Leitura do Livro do Deuteronômio 10,12-22

Moisés falou ao povo, dizendo:
E agora, Israel,
o que é que o Senhor teu Deus te pede?
Apenas que o temas e andes em seus caminhos;
que ames e sirvas ao Senhor teu Deus,
com todo o teu coração e com toda a tua alma,
e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor,
que hoje te prescrevo para que sejas feliz.
Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus,
o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe.
No entanto, foi a teus pais
que o Senhor se afeiçoou e amou;
e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós,
que ele escolheu entre todos os povos,
como hoje está provado.
Abri, pois, o vosso coração,
e não endureçais mais vossa serviz,
porque o vosso Deus é o Deus dos deuses
e o Senhor dos senhores,
o Deus grande, poderoso e terrível,
que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno.
Ele faz justiça ao órfão e à viúva,
ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa.
Portanto, amai os estrangeiros,
porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito.
Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás;
a ele te apegarás e jurarás por seu nome.
Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus,
que fez por ti essas coisas grandes e terríveis
que viste com teus próprios olhos.
Ao descerem para o Egito,
teus pais eram apenas setenta pessoas,
e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso
como as estrelas do céu'.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

a paz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre veloz R.

Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos. R.

Aclamação ao Evangelho
2Ts 2,14

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo

EVANGELHO

Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.
Os filhos estão isentos dos impostos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,22-27

Naquele tempo:
Quando Jesus e os seus discípulos
estavam reunidos na Galiléia,
ele lhes disse:
'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.'
E os discípulos ficaram muito tristes.
Quando chegaram a Cafarnaum,
os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro
e perguntaram:
'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?'
Pedro respondeu: 'Sim, paga.'
Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou:
'Simão, que te parece:
Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem:
dos filhos ou dos estranhos?'
Pedro respondeu: 'Dos estranhos!'
Então Jesus disse:
'Logo os filhos são livres.
Mas, para não escandalizar essa gente,
vai ao mar, lança o anzol,
e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares.
Ali tu encontrarás uma moeda;
pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti.'
Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoJo 6,52
O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor.

Depois da comunhão
Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.

SANTO DO DIA:

Santa Joana Francisca de Chantal

Neste dia queremos lembrar a vida da santa Joana Francisca de Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e, por fim, de religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.

A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana, que recebeu da família a riqueza da fé, deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso”.

Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um Barão (Barão de Chantal), tiveram quatro filhos, e juntos começaram a educar os filhos, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados; amava e muito amada.

Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante uma caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar os filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de uma Ordem religiosa. Isto no ano de 1604. A partir disso, começou e se desenvolveu uma das mais belas amizades que se têm conhecido entre os santos da Igreja.

Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados, encontrou resistência dos seus familiares, porém, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas irmãs fizeram um grande bem à sociedade e à toda Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa época, já existiam na França noventa casas da sua Ordem.

São Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual; sobreviveu-lhe ela dezenove anos e repousa a seu lado na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora).

No dia 12 de agosto de 1767, santa Joana Francisca de Chantal, foi canonizada para ser venerada como modelo de perfeição evangélica em todos os estados de vida.

Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós!

MIMHAS REFLEXÕES:

A belíssima história de testemunho e vida de nosso Santo do dia, faz com que nesta semana da família possamos usar o modêlo e testemunho dela Santa Joana de Chantal, que soube vivenciar e aprender a fé no seio de sua família.

A santa liturgia, orienta-nos a vivermos ainda em comunhão e a seguir juntos a graça dos mandamentos ou preceitos que o Senhor nos deu, por meio de Moisés.

Finaliza o Senhor dizendo:  "teus pais eram apenas setenta, mas hoje o Senhor os fez tão numerosos quantos as estrelas do céu",

Assim cantamos como o salmista:

Glorifica o Senhor, Senhor Jerusalém!

O Santo Evangelho: Jesus descreve como será o Filho do Homem, entregue e deverã sofrer muito da parte dos homens e dos anciãos até a morte e morte de cruz.

Pedro é indagado pelos cobradores de impostos sobre o pagamento ou não dos impostos de Nosso Senhor.

Ao retornarem para casa Jesus, antecipando-se a Pedro pergunta sobre o que eles queriam ao falarem com Pedro e este por sua vez recebe a missão de ir ao mar, lançar o anjol e da bica do primeiro peixe, tirar a moeda, pagando assim o imposto dele e de Nosso Senhor Jesus Crisro.

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

SFA (...).

MTC(...).

NSM (...).

STC(...).

SJPII(...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

AMÉM!



sábado, 10 de agosto de 2019

Léctio Divina 10.08.19

Léctio Divina: 10 de agosto de 2019
18a. Semana do Tempo Comum
2a. Semana do Saltério
Cor: Vermelha
Ss São Lourenço

Antífona de entrada
São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.

Oração do dia
Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Deus ama quem dá com alegria.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-10

Irmãos:
"Quem semeia pouco colherá também pouco
e quem semeia com largueza
colherá também com largueza".
Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração,
sem pesar nem constrangimento;
pois Deus "ama quem dá com alegria".
Deus é poderoso para vos cumular
de toda sorte de graças,
para que, em tudo, tenhais sempre o necessário
e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
como está escrito:
"Distribuiu generosamente, deu aos pobres;
a sua justiça permanece para sempre".
Aquele que dá a semente ao semeador
e lhe dará o pão como alimento,
ele mesmo multiplicará as vossas sementes
e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9(R.5a)

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

Feliz o homem que respeita o Senhor *
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra, *
abençoada a geração dos homens retos! R.

Feliz o homem caridoso e prestativo, *
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto, *
sua lembrança permanece eternamente! R.

Ele não teme receber notícias más: *
confiando em Deus, seu coração está seguro.
Seu coração está tranqüilo e nada teme, *
e confusos há de ver seus inimigos. R.

Ele reparte com os pobres os seus bens, †
permanece para sempre o bem que fez, *
e crescerão a sua glória e seu poder. R.

Aclamação ao Evangelho
Jo 8,12

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida

EVANGELHO

Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,24-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
Em verdade, em verdade vos digo:
Se o grão de trigo que cai na terra
não morre,
ele continua só um grão de trigo;
mas se morre,
então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida,
perde-a;
mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo
conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir,
siga-me,
e onde eu estou
estará também o meu servo.
Se alguém me serve,
meu Pai o honrará".
Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Acolhei, ó Pai, com bondade, as oferendas que vos apresentamos com alegria na festa do diácono Lourenço e fazei que elas possam servir para a salvação do vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoJo 12,26
Aquele que me serve, diz o Senhor, deve seguir-me. E onde eu estiver estará o meu servido.

Depois da comunhão
Ó Deus, saciados por vossos dons, concedei-nos, ao vos prestar o devido culto na festa de são Lourenço, a graça de crescer na salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

A VIDA DO SANTO:

São Lourenço

 Festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.

A Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.

São Lourenço, rogai por nós!


MINHAS REFLEXÃO PESSOAL

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Léctio Divina de 08.08.2019

Quinta-feira, 08 de Agisto de 2019

18a. Semana do Tempo Comum

2a. Semana do Saltério

Cor: Branca

Ss Sãp Domingos de Gusmão


Antífona de entradaSl 23,5s

Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus.

Oração do dia
Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de são Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA

Jorrou água em abundância.

Leitura do Livro dos Números 20,1-13

Naqueles dias:
toda a comunidade dos filhos de Israel
chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês,
e o povo permaneceu em Cades.
Ali morreu Maria e ali mesmo foi sepultada.
Como não havia água para o povo,
este juntou-se contra Moisés e Aarão,
e, levantando-se em motim, disseram:
Antes tivéssemos morrido,
quando morreram nossos irmãos diante do Senhor!
Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto,
a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais?
Por que nos fizestes sair do Egito
e nos trouxestes a este lugar detestável, em que não se pode semear,
e que não produz figueiras,
nem vinhas nem romãzeiras,
e, além disso, não tem água para beber?"
Deixando a comunidade,
Moisés e Aarão foram até a entrada da Tenda da Reunião,
e prostraram-se com a face em terra.
E a glória do Senhor apareceu sobre eles.
O Senhor falou, então,' a Moisés, dizendo:
"Torna a tua vara e reúne o povo,
tu e teu irmão Aarão;
na presença deles ordenai à pedra e ela dará água.
Quando fizeres sair água da pedra,
dá de beber à comunidade e aos seus animais".
Moisés tomou, então, a vara
que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado.
Depois, Moisés e Aarão
reuniram a assembléia diante do rochedo,
e Moisés lhes disse:
Ouvi, rebeldes!
Podemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?"
E, levantando a mão,
Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara,
e jorrou água em abundância,
de modo que o povo e os animais puderam beber.
Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão:
"Visto que não acreditastes em mim,
para manifestar a minha santidade
aos olhos dos filhos de Israel,
não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar".
Estas são as águas de Meriba,
onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor,
e ele lhes manifestou a sua santidade.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R. 8ab)

R. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
Não fecheis os corações como em Meriba.

Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva!
Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos! R.

Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão. R.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
"Não fecheis os corações como em Meriba, *
como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras" R.

Aclamação ao Evangelho
Mt 16,18

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Tu és Pedro e sobre esta pedra
    eu irei construir minha Igreja.
    E as portas do inferno não irão derrota-la!

EVANGELHO

Tu és Pedro.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-23

Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
e ali perguntou aos seus discípulos:
'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam:
'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;
Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.'
Então Jesus lhes perguntou:
'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu:
'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.'
Respondendo, Jesus lhe disse:
'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.'
Jesus, então, ordenou aos discípulos
que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
Jesus começou a mostrar aos seus discípulos
que devia ir à Jerusalém
e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,
e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo, dizendo:
'Deus não permita tal coisa, Senhor!
Que isto nunca te aconteça!'
Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:
'Vai para longe, Satanás!
Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensas as coisas de Deus
mas sim as coisas dos homens!'
Palavra da Salvação.
Sobre as oferendas
Ó Deus, atendeu com bondade, pela intercessão de são Domingos, as preces que vos apresentamos e, pela força deste sacrifício, confirmai com a graça da vossa proteção aqueles que lutam em defesa da fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhãoSl 33,9
Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio.

Depois da comunhão
Ó Deus, concedei à vossa Igreja o vigor do sacramento que nos alimentou na festa de hoje, para que ela se dedique inteiramente ao vosso serviço pela intercessão de são Domingos, que a fez florescer com a sua pregação. Por Cristo, nosso Senhor.

SANTO DO DIA:

São Domingos de Gusmão

Neste dia lembramos aquele que, ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material.

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha em 1170, Espanha, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. O pai, Félix de Gusmão, queria entusiasmá-lo pelas armas; o menino preferia porém andar com a mãe, Joana de Aza, grande esmoler, e com clérigos e monges. Interessante é que antes de Domingos nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho foi uma profecia, pois Domingos de Gusmão, de estatura mediana, corpo esguio, rosto bonito e levemente corado, cabelos e barba levemente vermelhos, belos olhos luminosos, não fez outra coisa senão iluminar todo o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho, isso depois de se desapegar a tal ponto de si e das coisas, que chegou a vender todos os seus ricos livros, a fim de comprar comida aos famintos.

Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e ao ser ordenado (no ano de 1203 em Osma, onde foi nomeado cônego). No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de obter do Papa licença para evangelizar os bárbaros na Germânia.

No entanto, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. Desta forma, Domingos fez do sul da França, o seu principal campo de ação. Quando os hereges depararam com a verdadeira pobreza evangélica de São Domingos de Gusmão, muitos aderiram à Verdade, pois nesta altura já nascia, no ano de 1215 em Tolosa, a primeira casa dos Irmãos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos (cães do Senhor) que na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria, rígida formação teológica e apologética, levavam em comunidade a Véritas, ou seja, a verdade libertadora.

São Domingos de Gusmão entrou no Céu com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

São Domingos de Gusmão, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:

Com a belissima história de São Domingos de Gusmão, que ao lado de São Francisco de Assis, souberam com seus testemunhos de desapego, souberam fazer da opção pela pobreza espiritual seu fio condutor para uma nova evangelização no século XIII.

Ao nascer sempre acompanhou os passos de sua mãe que deferia do pai que o queria servindo as armas, sua mãe sonhou antes dele nascer com um cão que trazia em sua boca uma chama acesa. Gusmão sempre foi um homem a iluminar o mundo com a luz do Evangelho. Viveu bem a vida de oração e de Penitência.

Para a Santa Liturgia de hoje nos deparamos novamente com a incasabilidade de Moisés, que mesmo vendo a murmuração do seu povo contra Deus no deserto de Sin, onde morrerá Maria, pois povo revoltado reclama a sede e que todos vão morrer naquele local miserável, Moisés toma Aarão e se prostam diante de Deus, que ao ouvir o clamor de Moisés a favor do povo, o Senhor manda que ele tome o seu cajado, e faça ferir a rocha e de lá, saiam as águas vivas de Meribá, uma vez que o povo desafiou a santidade do Senhor.

Assim proclama o salmista:

-"Oxalá, ouvisseis hoje a sua voz, e não fecheis os corações como em Meribá!"

O Santo Evangelho neste dia Jesus indo ao encontro dos discípulos pergunta:

- No dizer dos homens, quem.dizem ser o Filho de Deus?

Diante da resoosta dos discípulos que agormaram ser Elias, João, ou um dos profetas que pudessem ter ressucitado, diz o Senhor:

E vós, quem ser ser o Filho do Homem?

Simão Pedro levanta-se e diz que és o Cristo o Filho de Deus vivo.

Assim o Senhor o declara bem aventurado, mas Pedro, ao ouvir de Jesus que falara sobre os planos de Deus, revelanso que seria Ele entregue as mãos dos homens e que deveria sofrer muito, quer intercalar dizendo que isso não aconteça ao Senhor.

Jesus ainda o diz:

-Afaste-se de mim Satanás. Pois o que ele pensava não era as coisas de Deus. Mas sim as coisas e planos do mundo.

Pensemos nós tambêm nas coisas de Deus.

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

STC (...).

SFA (...)

SG (...).

SJPII (...).

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! 

AMÉM!