Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 15 de maio de 2013

QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2013
7ª SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA
III SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS Santo Isidoro
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE UNIDADE DOS CRISTÃOS

LITURGIA DA PALAVRA:

 7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira 15/05/2013

Primeira Leitura (At 20,28-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastore­ar a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.
29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.
32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”.
36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

15MAI2013

7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira 15/05/2013

Salmo 67

— Reinos da terra cantai ao Senhor.
— Reinos da terra cantai ao Senhor.
— Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós ma­nifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!
— Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.
— Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!

15MAI2013

7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira 15/05/2013

Evangelho (Jo 17,11b-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

15MAI2013

O escândalo da divisão


O maior escândalo que os cristãos vivem é a divisão, é a separação do corpo do Senhor.
“Jesus, então, ergueu os olhos para o céu, dizendo: ‘Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me destes, para que eles sejam um, assim como nós somos um’” (Jo 17,11b).

Jesus, hoje, está orando pela união, pela unidade, pela comunhão profunda daqueles que são Seus seguidores, Seus discípulos, daqueles que pregam, anunciam o Seu Santo Nome.
O maior escândalo que os cristãos vivem é a divisão, é a separação do corpo do Senhor. Quando os cristãos não se entendem, não são mais capazes de se sentar na mesma mesa, não são capazes mais de ler o mesmo Evangelho e partilhar a vida, isso demonstra a ponto de um escândalo, ao qual chegou a Palavra de Deus.
Jesus, conhecendo nossa humanidade tão tendenciosa ao orgulho, ao egoísmo, à autossuficiência, ao partidarismo, está nos convocando à unidade no Seu nome, à unidade no Espírito, na Palavra, na comunhão.
É verdade que nós não somos iguais nem precisamos sê-lo. É verdade que nós não precisamos pensar igual, fazer tudo igual, pregar tudo igual. Não! O mundo, graças a Deus, vive uma diversidade que traz riqueza ao mundo, mas os filhos de Deus e aqueles que seguem Jesus como Senhor e Salvador, precisam n’Ele encontrar o seu ponto de unidade.
Hoje, quero abraçar, no meu coração, toda a Igreja que vive a semana de oração pela unidade dos cristãos, o meu empenho de lutar pela unidade daqueles que creem em Cristo. Suplicando ao Pai a força do Espírito, suplicando o poderoso nome de Jesus e desejoso de que essa unidade, de fato, aconteça no meio de nós, na unidade no Corpo Místico de Cristo.
Que Deus nos faça um. Assim seja!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova


15MAI2013

Santo Isidoro


Santo IsidoroO santo de hoje nasceu em Madri (Espanha), no ano de 1030.
Ele era lavrador, um camponês. Vocacionado ao matrimônio casou-se com Maria Turíbia e tiveram um filho, o qual perderam ainda cedo.
Vida difícil e sacrificante, Isidoro santificou-se ao aprender a mística de aceitar e oferecer a Deus suas dores. Participava diariamente da Santa Missa e trabalhava para um patrão injusto e impaciente.
Santo Isidoro: um homem fiel, de perdão, que numa tremenda enfermidade não se revoltou. Consumiu-se por amor a Deus. Morreu aos 60 anos.
Santo Isidoro, rogai por nós!


MEUS CONCEITOS PESSOAIS:
CAROS IRMÃOS, VIVEMOS NESTE DIA UMA NOVA NOTÍCIA. "SOMOS NÓS, OS NOVOS DISCÍPULOS, OS NOVOS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO"!
SIM! - RECEBA ESTA NOTÍCIA COMO UMA PALAVRA PROFÉTICA EM SUA VIDA.
ASSUMA ESSA CONDIÇÃO QUE JESUS CRISTO ESTA QUERENDO DOAR PARA TODOS NÓS E DE FORMA ESPECIAL PARA SUA VIDA NESTA MANHÃ.
NA LITURGIA VAMOS OBSERVANDO QUE OS DISCÍPULOS ACOLHEM AO ENSINAMENTO DE JESUS CRISTO, POR ACOLHEREM TORNAM-SE PRONTOS PARA A MISSÃO QUE O PRÓPRIO CRISTO ORDENOU-LHES.
O ALERTA DE JESUS CRISTO, HOJE É PARA QUE PERCEBAMOS, QUE AO ESTARMOS NO MUNDO, ESTAMOS PARA TRANSFORMAMOS O MUNDO, ESTAMOS PARA FAZER A DIFERENÇA E DEIXARMOS A MARCA DE CRISTO, POR MEIO DE SUA VERDADE, QUE UM DIA MARCOU-NOS EM PRIMEIRO LUGAR.
POR ISSO SÃO PAULO EXORTA-NOS EM ATOS DOS APÓSTOLOS NESTA PRIMEIRA LEITURA: -"CUIDAI DE VÓS MESMOS"! - SIM DEVEMOS TER UM CUIDADO MUITO REDOBRADO EM NOSSAS ATITUDES E NOSSOS ATOS SIM, POIS O SENHOR NOS DEU UM ESPÍRITO SANTO PARA GUARDARMOS O REBANHO DE DEUS. CUIDADO COM OS LOBOS FEROZES ASSIM NARRA A PALAVRA, CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS, POIS ESTES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM O REBANHO E MUITO MENOS CONOSCO, JESUS CRISTO SIM SE PREOCUPA E REZA NA ORAÇÃO SACERDOTAL POR CADA UM DE NÓS COMO ACOMPANHAMOS NO SANTO EVANGELHO.
DIFERENTE DE APÓSTOLOS OS LOBOS E FALSOS PASTORES SE PREOCUPAM SOMENTE EM ADQUIRIR E JUNTAR CADA VEZ MAIS TESOUROS, OURO, PRATA, BRONZE, ENRIQUECIMENTOS DAS MAIS VARIADAS NATUREZAS, PARA BUSCAREM TIRAR DE NÓS AQUILO QUE É O MAIOR TESOURO QUE PODEMOS TER CONQUISTADO EM NOSSAS VIDAS PARA JESUS CRISTO, O REBANHO, O POVO DE DEUS E A NOSSA SALVAÇÃO. 
DEUS É A NOSSA PROVIDENCIA EM JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR. AFINAL COMO PAULO UM SANTO MODERNO DE NOSSA ÉPOCA ENSINA COMO NESTA LEITURA HOJE: -"HÁ MAIS ALEGRIA EM SE DAR DO QUE EM RECEBER". (PAULO APÓSTOLO E SÃO FRANCISCO DE ASSIS).
POR ISSO NÃO TENHAMOS MEDO EM CANTAR:
"REINOS DA TERRA CANTAI AO SENHOR"! (SL 67).
NO SANTO EVANGELHO JESUS CRISTO REZA EM SUA ORAÇÃO SACERDOTAL PELA UNIDADE, PARA QUE SEJAMOS GUARDADOS DE QUAISQUER PERDIÇÃO, PARA QUE SEJA CUMPRIDO EM NOSSAS VIDAS A SANTA ESCRITURA, PARA QUE A NOSSA PERMANÊNCIA NESTE MUNDO SEJA PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI, SEJAMOS UM COM ELE EM DEUS PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
ESTA É A RAZÃO DE NOSSA CONSAGRAÇÃO. QUE SEJAMOS CONSAGRADOS NA VERDADE!
ASSIM SEJA.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATO PP JOÃO PAULO II.
SANTO ISIDORO.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


terça-feira, 14 de maio de 2013

TERÇA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2013
7ª SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA
III SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS SÃO MATIAS -APÓSTOLO E MÁRTIR-

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

LITURGIA DA PALAVRA:


14MAI2013

São Matias, Apóstolo – Terça-feira 14/05/2013

Primeira Leitura (At 1,15-17.20-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”.
26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

14MAI2013

São Matias, Apóstolo – Terça-feira 14/05/2013

Salmo 122


— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

14MAI2013

São Matias, Apóstolo – Terça-feira 14/05/2013

Evangelho (Jo 15,9-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es¬colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

14MAI2013

Que o Senhor suscite o dom do apostolado no seu coração

A maneira de sermos apóstolos é o nosso apostolado, ou seja, produzir frutos para que outras pessoas se convertam.
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).
Celebramos, hoje, o apóstolo São Matias, o escolhido para completar o número dos apóstolos no lugar de Judas Escariotes, aquele que havia traído o Senhor. O livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 1, versículos 21 a 26, relata-nos como foi o deferimento que a comunidade primitiva fez para escolher Matias como o novo apóstolo do Senhor.
O discípulo já conhecia a graça, a pregação evangélica e, então, foi escolhido para ser um apóstolo. E como a Palavra disse, Matias foi escolhido e designado para produzir muitos frutos e para que o seu fruto permanecesse.
O dever do apostolado cabe a todos nós. Há uma hierarquia apostólica, e aqueles que foram designados a exercer ministérios, no Reino de Deus, hoje, são sucessores dos apóstolos: são os bispos, os padres, discípulos do Senhor, e, enfim, o Papa e toda a hierarquia da Igreja. O mais importante, que é o apostolado da pregação do Evangelho, este é confiado a todos os batizados. A todos eles é confiada essa nobre missão de ser apóstolo de Jesus, testemunha do amor d’Ele a todos os homens.
A maneira de sermos apóstolos é o nosso apostolado, ou seja, produzir frutos para que outras pessoas se convertam, mudem de vida, sejam transformadas pela mensagem do Evangelho.
O apóstolo tem de ser íntimo de Jesus, próximo d’Ele. Tem de conhecer Sua Palavra, Seus mandamentos e ensinamentos. O apóstolo tem de ter vida de oração; depois, pregar, anunciar de todas as formas e maneiras, usar os meios que Deus nos coloca à disposição para que outros possam conhecer a mensagem do Evangelho.
Que, no dia de hoje, assim como o Senhor suscitou Matias para ser seu apóstolo, Ele suscite, no seu coração, o dom do apostolado para que você leve a muitos a mensagem do Evangelho de Jesus.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

14MAI2013

São Matias

São MatiasNós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!


MEUS CONCEITOS:
VIVER A PRÁTICA DA CARIDADE E DA MANSIDÃO NESTE DIA E NOITE, E PERSEVERAR NO AMOR E NO TESTEMUNHO PROPOSTAS CENTRAIS DE NOSSA SANTA LITURGIA.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATO PP JOÃO PAULO II.
SÃO MATIAS.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO  ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-