Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM
III SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS EUCARISTIA - SS ALEXANDRE SAULI -
9º DIA DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

LITURGIA DO DIA:


Primeira leitura (Gálatas 3,1-5)


Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012
27ª Semana Comum


A- A+


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão!
5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Lucas 1,69-75)


Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012
27ª Semana Comum


A- A+


— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.
— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho (Lucas 11,5-13)


Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012
27ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Não pare de rezar!

Postado por: homilia

outubro 11th, 2012
No Evangelho de ontem, Jesus responde ao pedido: “Senhor, ensina-nos a orar”, instruindo seus discípulos nos elementos da oração apropriada, pelo modelo de oração que Ele dá. Hoje, Jesus enfatiza a importância da fé na oração feita com persistência, conforme aparece claramente na parábola do amigo à meia-noite.
Nesta parábola, um homem é surpreendido na calada da noite por um hóspede inesperado e está embaraçado por não ter nada para alimentá-lo. Para cumprir esta exigência da hospitalidade do Oriente Médio, ele vai ao seu amigo vizinho, à meia-noite, pedindo três pães. A resposta é abrupta e insensível: “Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar”.
A reação do suplicante, contudo, é insistir, sem se acanhar, até que seu “amigo” veja que há menos inconveniência em honrar o pedido do que continuar uma discussão a essa hora da noite. A moral da história, indicada no versículo oito, é que a “persistência” ou a “falta de acanhamento” do hospedeiro embaraçado conseguiu seu objetivo numa situação em que os laços de amizade e de afinidade mostraram-se ineficazes. Portanto, a aplicação da parábola é para encorajar a persistência e a fé esperançosa na oração.
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”.
É importante reconhecer que esta parábola é simplesmente ilustrativa e não simbólica, pois Deus não é certamente um amigo insensível e de má vontade e Ele não nos vê como vizinhos importunos, desavergonhados. O argumento, então, raciocina do menor para o maior, do pior para o melhor. Se verdadeiramente somos amados de Deus em vez de desprezados, e se Ele está ansioso – antes que hesitante – para ouvir nossos pedidos, por que a fidelidade na oração não produziria não somente um ouvido atento, mas uma boa vontade em dar tudo o que pedimos que for consistente com sua sabedoria divina?
Jesus completa suas instruções em Lucas 11 sobre a fidelidade na oração indo além da certeza de que Deus ouve a oração de seu filho, a uma concentração no objeto da súplica. Enquanto há, certamente, exemplos de abusos cometidos contra crianças em volta de nós, a maioria das pessoas – não importa se são más – não dão intencionalmente aos seus filhos presentes perigosos: “Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
Novamente, o argumento é feito contrastando o pior com o melhor. Se podemos confiar nos humanos para fazerem a coisa certa pela razão errada ou por causa da “afeição natural” por seus filhos, não podemos ser absolutamente confiantes em que Deus, que é mais do que apenas um amigo e pai, tanto ouvirá como dará suas melhores dádivas (seu Filho e a influência de seu Espírito) àqueles que lhe imploram persistente e fielmente?
Esta mensagem de Lucas 11 deve fazer do seu coração o lugar da acolhida do projeto de Deus em sua vida. Com fé, esperança e confiança, bate à porta, suplique, chore apresentando todas as suas preocupações. Tenho a plena certeza de que o Senhor ouvirá, atenderá e responderá abundantemente de acordo com a qualidade da nossa oração.
O desafio se chama persistência, disciplina e fidelidade na oração. Portanto, como disse Paulo aos novos convertidos de Tessalônica também digo a você: “Reze sem cessar”, ou seja: “Não pare de rezar!”
Padre Bantu Mendonça

Santo Alexandre Sauli


11 de Outubro


A- A+

Santo Alexandre SauliSanto Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.

O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.

Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.

Santo Alexandre Sauli, rogai por nós!


Mensagem do dia
 
Quinta-Feira, 11 de outubro 2012
Você é chamado a ser profeta
Você é chamado a ser profeta, porque profeta é aquele por meio de quem Deus fala. Ele [Deus] quer que vivamos anunciando a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo. Escreva e recorde-se disso: “Antes de vir como Justo Juiz, Eu virei como Rei de Misericórdia” – é por isso que estamos no tempo da misericórdia. Não percamos mais tempo!

O Senhor quer que lutemos constantemente para adorá-Lo, para rezar e viver as virtudes cristãs, principalmente amando e servindo o próximo. Esse é o caminho que todo cristão deve percorrer, o caminho do bem. Assim, vamos nos preparando para segunda vinda gloriosa d'Ele.

Vamos apressar a vinda do Senhor com nossa santidade de vida?

Vem, Senhor Jesus!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ATENCIOSAMENTE.


FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012
27 SEMANA DO TEMPO COMUM
III SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS EUCARISTIA
9º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

MENSAGEM: GRAÇA E MISERICÓRDIA

SOMOS TODOS NECESSITADOS DE UMA GRAÇA. INDEPENDE A NOSSA POSIÇÃO, NOSSO GRAU DE INTELECTUALIDADE, NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA  MAS SEMPRE NECESSITAMOS DE UMA GRAÇA.  SIM A GRAÇA DEUS, É O QUE REALMENTE NOS SUSTENTA, POIS A SUA GRAÇA SENHOR É ESPLENDIDA DE SUA MISERICÓRDIA.  SOMENTE DEUS, PODE NOS CONCEDER TAMANHA PROEZA, DE VIVER, DE AMAR, ATRAVÉS DOS DONS DO SEU ESPÍRITO SANTO, QUE A NÓS FORA PROMETIDO POR OCASIÃO DA PROFECIA DO PRÓPRIO CRISTO JESUS. EM SÃO JOÃO 15, 26 ELE NOS FALA: -"26 QUANDO VIER O PARÁCLITO, QUE VOS ENVIAREI DA PARTE DO PAI, O ESPÍRITO DA VERDADE, QUE PROCEDE DO PAI, ELE DARÁ TESTEMUNHO DE MIM"..
ASSIM OS DONS E A GRAÇA DE DEUS, AQUI SÃO CONFIRMADOS PELO FILHO DE DEUS, QUE PROCEDEM DE DEUS. SOMENTE NO ESPÍRITO SANTO E AGINDO SOB A A SUA AÇÃO PODEMOS SER AGRACIADOS, TESTEMUNHARMOS A GRAÇA, EXPANDIR A GRAÇA EM FORMA DE MISERICÓRDIA PARA COM NOSSO PRÓXIMO. A OBRA QUE REALIZAMOS HOJE, É POR CISTO EM CRISTO, SIM... MAS PELA AÇÃO E VONTADE DO PAI QUE MANIFESTA EM NÓS ESTE DESEJO ATRAVÉS DO SEU ESPÍRITO SANTO.
PENSEMOS:
QUANDO VIER O PARÁCLITO, ESPÍRITO DA VERDADE!
PORTANTO O ESPÍRITO SANTO É ALGO QUE ABSOLUTAMENTE ESTA DENTRO DE NÓS, ATRAVÉS DOS DONS DE DEUS QUE RECEBEMOS EM NOSSO SANTO BATISMO, MAS QUE POR MUITAS VEZES PRECISAMOS RENOVÁ-LO, REACENDÊ-LO, REAVIVAR EM NÓS ESTA GRAÇA, PARA QUE ASSIM POSSAMOS SER MISERICÓRDIA, POIS TODA MISERICÓRDIA PROVÉM DE DEUS. LOGO É UM ESPÍRITO VERDADEIRO. O9 ESPÍRITO SANTO SANTO DE DEUS ATUA NA VERDADE E SOMENTE NA VERDADE, OPERA EM NOSSAS VIDAS A GRAÇA E A MISERICÓRDIA DE DEUS.
POIS SUA PROCEDÊNCIA É ORIGINAL, VEM DE DEUS!
EXISTE UM CÂNTICO QUE ASSIM CANTAMOS:
"NÃO, NÃO HÁ, NÃO NÃO HÁ... NÃO HÁ MAL QUE POSSA VENCER! - POIS TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, TUDO POSSO, EM JESUS CRISTO"!
QUE A GRAÇA DE DEUS, POSSA SER A CONDUÇÃO DE SUA VIDA A MISERICÓRDIA COM OS MAIS NECESSITADOS NO DIA HOJE.
LEMBREMOS-NOS! - ESTAMOS NO MÊS DAS MISSÕES, CONTEMOS COM O AUXÍLIO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE (SANTA TERESINHA DE LISIEUX). AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
AMADA E GLORIFICA SEJA A SAGRADA\ FACE DE NOSSO SENHOR JESUS JESUS CRISTO!
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRAMCA
SS SÃO FRANCISCO DE ASSIS-RLG-MEM-
2º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A LITURGIA DO DIA:


Primeira leitura (Jó 19,21-27)


Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2012
São Francisco de Assis


A- A+


Leitura do Livro de Jó. 

Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus.27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 26)


Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2012
São Francisco de Assis


A- A+


— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, e os meus olhos vos procuram.
— Senhor é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Lucas 10,1-12)


Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2012
São Francisco de Assis


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 
2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 
10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:11‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

A missão é mais forte do que o medo

Postado por: homilia

outubro 4th, 2012
Lucas narra que Jesus envia um novo grupo: o dos 72 discípulos. Eles são enviados “na frente” do Senhor, como precursores, como preparadores da chegada do Reino de Deus. O número 72 é simbólico e indica a universalidade da missão: o número 72 é múltiplo de 12 para representar a totalidade do povo de Deus.
A missão, portanto, não é uma tarefa somente de alguns, do grupo dos Doze, mas uma obra também dos leigos, ou seja, de todos os cristãos. Assim, a missão é universal desde a sua origem e compreende todos. O texto especifica que Jesus envia “dois a dois”, pois o anúncio do Evangelho não é uma tarefa pessoal, mas de uma comunidade. O fato de serem enviados “dois a dois” também quer mostrar a credibilidade do testemunho, além do fato do encorajamento que um pode dar ao outro no caso de desânimo diante das dificuldades.
Jesus, depois de ter falado em semente e em arado, fala agora de colheita. Esta última, por sua vez, é imensa. Mas os trabalhadores disponíveis são poucos. Ontem e hoje vivemos a mesma situação. É um trabalho gigantesco e nunca haverá trabalhadores suficientes; só o Pai pode chamá-los e enviá-los. Assim, é necessário rezar a Ele, pedindo que chame mais pessoas. É justamente por causa da extensão da missão que Jesus chama mais este grupo de ajudantes e, mesmo assim, são poucos diante da imensidão da missão que Ele tem pela frente e da qual nos torna participantes.
Jesus faz o envio: “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. É a imagem clássica da fraqueza diante da violência. A missão é uma obra difícil e perigosa. Aqueles que Ele enviou devem cumprir fielmente o seu trabalho, mas não devem exigir demasiado de si mesmos nem entrar em pânico diante da grandeza da missão. Devem, sim, ter consciência que não será uma tarefa fácil e que nem sempre serão recebidos “de braços abertos”. Devem fazer sua parte com competência e perseverança, pois, em último caso, a responsabilidade é de Deus; e Ele não deixará cair em ruínas a sua messe, mandando trabalhadores necessários para isto.
A mensagem a ser levada é o dom da paz – no sentido mais completo – às pessoas e às famílias e, sobretudo, a mensagem de que “o Reino de Deus está próximo de vós”. O Reino de Deus é, antes de tudo, uma pessoa: Jesus. Quem O acolhe encontra a vida, a alegria e a missão de anunciá-Lo.
O gesto de “bater, sacudir a poeira dos pés”, era um gesto simbólico dos israelitas que, ao ingressar de novo no próprio país, depois de terem estado em território pagão, não queriam ter nada em comum com o modo de vida deles. Libertar-se da poeira que se grudou aos pés enquanto estavam em território pagão significava ruptura total com aquele sistema de vida. Fazendo isso, os discípulos transferem toda a responsabilidade pela rejeição da Palavra àqueles que os acolheram mal e rejeitaram o anúncio do Evangelho. E a paz oferecida não se perde, mas volta a quem oferece.
O estilo da missão de Jesus e dos discípulos é o oposto daquele dos poderosos que o mundo de hoje idolatra. Não se baseia sobre a vontade de dominar, a arrogância ou a ambição, mas sobre a proposta humilde, respeitosa, atenta aos mais fracos, oferecida na gratuidade, sem buscar outras recompensas. O Evangelho de Jesus é uma mensagem de vida verdadeira para quem confia somente em Deus, que é Pai e também Mãe: “como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei” e em Cristo crucificado e ressuscitado.
Os 72 discípulos tinham uma tarefa nova e difícil. Mas estes voltam para Jesus muito contentes porque ficaram impressionados pelos prodígios que puderam ver. Jesus freia um pouco esta alegria e diz: “antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
Como podemos nós, discípulos de Jesus, seguir nossa missão em meio aos lobos do tempo atual? A missão é mais forte do que o medo. Às vezes, somos tomados por pensamentos negativos, tipo: “O que vão pensar?” ou “O que vão dizer?”. É humano sentir medo, mas a missão deve superar os nossos temores. Nenhum profissional tem medo de falar de sua profissão. Então, por que deveríamos nós, cristãos, ter medo de falar de Cristo, da Sua Pessoa, da Sua verdade, da Sua vida, do Seu amor, do Seu mistério?
A fé e a missão começam no coração e devem terminar nos lábios e nas ações. Não podemos deixar que o receio atrapalhe a nossa missão cristã.
Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher Seu Filho Jesus.
Padre Bantu Mendonça

São Francisco de Assis

4 de Outubro


A- A+

São Francisco de AssisFrancisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.


São Francisco de Assis, rogai por nós!







Mensagem do dia
 
Quinta-Feira, 04 de outubro 2012
Deus é misericórdia
Onde está a nossa salvação, o nosso acerto? Onde está a salvação dos nossos? Na fé e na obediência. Infelizmente, carregamos esta consequência do pecado original: a rebeldia contra Deus. É só observar a rebeldia das crianças, que, desde pequenas, fazem o contrário do que queremos.

A primeira Carta de São João nos diz: "Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós" (1 João 1,8). É uma coisa linda, porque Deus é misericórdia. Se reconhecermos os nossos pecados e os confessarmos, declararemos para nós mesmos e para os outros que pecamos; e Deus está no ato deste nosso reconhecimento.

São Paulo diz sentir como se houvesse dois homens dentro dele. Um que quer fazer o bem; outro que quer fazer o mal. Que beleza quando reconhecemos essa nossa má inclinação e dizemos, diante de Deus, que pecamos! Pois o Senhor está ao nosso lado para perdoar os nossos pecados e nos libertar de toda a iniquidade.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

MEUS CONCEITOS PESSOAIS:


A LITURGIA DE HOJE ESTA RIQUÍSSIMA DE MUITAS BENÇÃO E DE MUITOS EXORTAÇÕES, NO SENTIDO DE NOS ORIENTAR, EM NOSSA BUSCA CONSTANTE PELA JUSTIÇA DE DEUS.
SÃO DOIS OS ENSINAMENTOS QUE NOS FAZEM DELICIAR EM LEITURA ORANTE, PRIMEIRO POR QUE JÓ, LEVA-NOS A ENTENDER QUE SOMENTE EM DEUS ESTA A VERDADE E A JUSTIÇA E SEGUIDAMENTE HOJE É O DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, AQUELE SANTO, QUE MAIS SE APROXIMOU DE JESUS CRISTO E UM SANTO MAIS PRÓXIMO DE NOSSOS TEMPOS, QUE VIU QUE O ABANDONO EM DEUS, E A BUSCA DA VIVENCIA DA JUSTIÇA PELOS POBRE E DOENTES SE FAZ NO AMOR E NA MISERICÓRDIA.
SOMENTE ESTANDO COMPROMETIDOS COM A VINHA DO SENHOR, PODEREMOS MESMO ENTENDER QUE ESTAREMOS FAZENDO JUSTIÇA DIVINA COM O MUNDO DE HOJE, QUE É TÃO AUSENTE DE DEUS, POIS SÓ PENSA EM COISAS MATÉRIAS E LUCROS EXORBITANTES QUE NÃO FAVORECEM O CRESCIMENTO EM IGUALDADE PARA TODOS OS CRISTÃOS.
NA PRIMEIRA LEITURA DESTACO QUATRO PONTOS:
1º PONTO: VERS. 21-22 - MARCA AQUI O CLAMOR, A PIEDADE DE JÓ, A MÃO QUE QUE O FERIU, DIZ JÓ É A MÃO DA MISERICÓRDIA, PORTANTO AOS AMIGOS, NÃO CABEM A PERSEGUIÇÃO. PODEMOS ATÉ RELATIVAR AS PERSEGUIÇÕES VIVENCIADAS POR FRANCISCO DE ASSIS, E COMO FORAM POR AMOR, DOAÇÃO A VIDA DO PRÓXIMO.
2º PONTO: VERS. 23-24 - AO ANÚNCIO QUE FAZ JÓ AGORA QUER QUE UAS PALAVRAS SEJAM ESCRITAS, PRONUNCIADAS COMO EM UMA PEDRA, COM PONTEIRO DE FERRO. SÃO FRANCISCO SEMPRE TAMBÉM QUIS DIVULGAR A DEUS, RELACIONANDO ASSIM O TESTEMUNHO.
3º PONTO: VERS. 25-26 - A CERTEZA DA MISERICÓRDIA, É PORQUE AMBOS OS TESTEMUNHOS, TANTO DE JÓ COMO DE JÓ, SÃO BASEADAS NA VIDA, E NO TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. QUE VIVE E QUIE REINA EM SUA PLENITUDE PASCAL.
4º PONTO: VERS. 27- ISTO É DITO, PORQUE A CERTEZA DE VER A DEUS, É MAIS QUE CERTA! É UMA CERTEZA QUE CONTEMPLARÁ COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS.

O SALMISTA LEVA-NOS A ESTA CONTEMPLAÇÃO:
- OUVI SENHOR, A VOZ DE MINHA ORAÇÃO, O MEU APELO, QUE VOS FALA É O MEU CORAÇÃO, COM CONFIANÇA, MEUS OLHOS TE PROCURAM, ASSIM NÃO ESCONDA-SE DE MIM, NEM MESMO EM VOSSA IRA, POIS SOU VOSSO SERVO E CONTO COM VOSSO AUXÍLIO, JAMAIS ME ABANDONES, POIS SEI QUE VEREI OS SEUS BENEFICIO NA TERRA DOS VIVENTES.

O SANTO EVANGELHO, CONTEMPLA EM NÓS, PRIMEIRAMENTE:
- CHAMADO DE DEUS E SUA ESCOLHA .
- O ENVIO PARA MESSE.
- A FORMA DE COMO OS TRABALHADORES PARA MISSÃO DEVEM SE COMPORTAR, NÃO LEVANDO EXCESSOS PARA SUA MISSÃO, COMO SACOLAS, MOCHILAS, BASTÕES ETC. MAS ESPERAR E CONFIAR NA PROVIDENCIA DE DEUS, E SEMPRE ANUNCIAR A PROXIMIDADE DO REINO DE DEUS. ANUNCIAR A PAZ, PARA QUE A PAZ POSSA SER ACOLHIDA EM CADA MORADIA E PARA AQUELA CASA QUE NÃO OS QUEIRAS RECEBER EM NOME DA PAZ QUE JESUS CRISTO, AO SAIR DALI SACUDI ATÉ A POEIRA DE VOSSOS PÉS, PARA NÃO LEVAR CONSIGO O SEU PECADO. O JUÍZO E A JUSTIÇA DE DEUS SERÁ IMPIEDOSO, COMO RELATA COMPARANDO A MISERICÓRDIA E O RIGOR NO CASO DE SODOMA.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, QUE HOJE CELEBRAMOS, SEMPRE BUSCOU ESTE ENCONTRO COM OS MENOS FAVORECIDOS, POBRES E DOENTES. ANUNCIOU A PROXIMIDADE DO REINO, REINO DE AMOR E DE JUSTIÇA, REINO DE PAZ E DE SAÚDE, SEM EXCLUSÕES, MAS DE PERTENÇA A TODOS E EM IGUALDADE.

QUE SÃO FRANCISCO POSSA INTERCEDER POR NÓS.
AVE MARIA!

LSNSJC (...).
STMJSF (...).
BMTC (...).
BP JP II (...).
SFA (...).
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS VOS ILUMINE!
AMÉM
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
(FONTES DE PESQUISA (LITURGIA DEUS CONOSCO E CANÇAÕ NOVA).



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

QUARTA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO DE 2012
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS BVS ANDRÉ DE SOVERAL - AMBRÓSIO E COMPS-
PRESBS - MTS - MEM -

1º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A SANTA LITURGIA:


Primeira leitura (Jó 9,1-12.14-16)

Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2012
BVs. André de Soveral, Ambrósio e Comps.


A- A+


Leitura do Livro de Jó.

1Jó respondeu a seus amigos e disse: 2“Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: — ‘Que está fazendo?’ 14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos?15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz.16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 87)

Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2012
BVs. André de Soveral, Ambrósio e Comps.


A- A+


— Chegue a minha oração até a vossa presença!
— Chegue a minha oração até a vossa presença!

— Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?
— No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?
— Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?

Evangelho (Lucas 9,57-62)

Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2012
BVs. André de Soveral, Ambrósio e Comps.


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Protomártires do Brasil

3 de Outubro


A- A+

Protomártires do BrasilDentro da conturbada invasão dos holandeses no nordeste do Brasil, encontram-se os dois martírios coletivos: o de Cunhaú e o de Uruaçu. Estes martírios aconteceram no ano de 1645, sendo que o Pe. André de Soveral e Domingos de Carvalho foram mártires em Cunhaú e o Pe. Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira em Uruaçu; dentre outros.

No Engenho de Cunhaú, principal pólo econômico da Capitania do Rio Grande (atual estado do Rio Grande do Norte), existia uma pequena e fervorosa comunidade composta por 70 pessoas sob os cuidados do Pe. André de Soveral. No dia 15 de julho chegou em Cunhaú Jacó Rabe, trazendo consigo seus liderados, os ferozes tapuias, e, além deles, alguns potiguares com o chefe Jerera e soldados holandeses. Jacó Rabe era conhecido por seus saques e desmandos, feitos com a conivência dos holandeses, deixando um rastro de destruição por onde passava.

Dizendo-se em missão oficial pelo Supremo Conselho Holandês do Recife, convoca a população para ouvir as ordens do Conselho após a missa dominical no dia seguinte. Durante a Santa Missa, após a elevação da hóstia e do cálice, a um sinal de Jacó Rabe, foram fechadas todas as portas da igreja e se deu início à terrível carnificina: os fiéis em oração, tomados de surpresa e completamente indefesos, foram covardemente atacados e mortos pelos flamengos com a ajuda dos tapuias e dos potiguares.

A notícia do massacre de Cunhaú espalhou-se por todo o Rio Grande e capitanias vizinhas, mesmo suspeitando dessa conivência do governo holandês, alguns moradores influentes pediram asilo ao comandante da Fortaleza dos Reis Magos. Assim, foram recebidos como hóspedes o vigário Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Antônio Vilela, o Moço, Francisco de Bastos, Diogo Pereira e José do Porto. Os outros moradores, a grande maioria, não podendo ficar no Forte, assumiram a sua própria defesa, construindo uma fortificação na pequena cidade de Potengi, a 25 km de Fortaleza.

Enquanto isso, Jacó Rabe prosseguia com seus crimes. Após passar por várias localidades do Rio Grande e da Paraíba, Rabe foi então à Potengi, e encontrou heróica resistência armada dos fortificados. Como sabiam que ele mandara matar os inocentes de Cunhaú, resistiram o mais que puderam, por 16 dias, até que chegaram duas peças de artilharia vindas da Fortaleza dos Reis Magos. Não tinham como enfrentá-las. Depuseram as armas e entregaram-se nas mãos de Deus.

Cinco reféns foram levados à Fortaleza: Estêvão Machado de Miranda, Francisco Mendes Pereira, Vicente de Souza Pereira, João da Silveira e Simão Correia. Desse modo, os moradores do Rio Grande ficaram em dois grupos: 12 na Fortaleza e o restante sob custódia em Potengi.

Dia 2 de outubro chegaram ordens de Recife mandando matar todos os moradores, o que foi feito no dia seguinte, 3 de outubro. Os holandeses decidiram eliminar primeiro os 12 da Fortaleza, por serem pessoas influentes, servindo de exemplo: o vigário, um escabino, um rico proprietário.

Foram embarcados e levados rio acima para o porto de Uruaçu. Lá os esperava o chefe indígena potiguar Antônio Paraopaba e um pelotão armado de duzentos índios seus comandados. Repetiram-se então as piores atrocidades e barbáries, que os próprios cronistas da época sentiam pejo em contá-las, porque atentavam às leis da moral e modéstia.

Um deles, Mateus Moreira, estando ainda vivo, foi-lhe arrancado o coração das costas, mas ele ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia, dizendo: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento".

A 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa João Paulo II beatificou os 30 protomártires brasileiros, sendo 2 sacerdotes e 28 leigos beatificados.


Protomártires do Brasil, rogai por nós!










O exigente caminho do discípulo que segue a Cristo

Postado por: homilia

outubro 3rd, 2012
A caminhada que Jesus aqui inicia com os discípulos é mais teológica do que geográfica. Lucas não tem a pretensão de nos descrever os lugares por onde Jesus vai passar até chegar a Jerusalém. Seu objetivo é apresentar um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino e os vai presenteando com a plenitude da revelação de Deus. É o caminho que terá o seu fim na Paixão, Morte e Ressurreição do Mestre. Portanto, trata-se do caminho no qual se vai irromper a Salvação definitiva. Como discípulos, somos exortados a seguir este caminho para nos identificarmos plenamente com Jesus.
Este caminho é penoso e exigente. Aliás, como se costuma dizer: “A rapadura é doce, mas não é mole não!”
Lucas apresenta – através do diálogo entre Jesus e três candidatos a discípulos – algumas das condições para percorrer, com Cristo, esse caminho que leva a Jerusalém, isto é, que leva ao acontecer pleno da Salvação.
O primeiro diálogo sugere que o discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais. Para o discípulo, o Reino tem de ser infinitamente mais importante do que as comodidades e o bem-estar material: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
O segundo diálogo sugere que o discípulo deve desapegar-se desses deveres e obrigações que, apesar da sua relativa importância, impedem uma resposta imediata e radical ao Reino: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.
O terceiro diálogo sugere que o discípulo deve desapegar-se de tudo, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental. Nada – nem a própria família – deve adiar e demorar o compromisso com o Reino: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
Não podemos ver estas exigências como normativas. Noutras circunstâncias, Ele mandou cuidar dos pais (cf. Mt 15,3-9); e os discípulos – nomeadamente Pedro – fizeram-se acompanhar das esposas durante as viagens missionárias (cf. 1 Cor 9,5). O que estes ensinamentos pretendem dizer é que o discípulo é convidado a eliminar da sua vida tudo aquilo que possa ser um obstáculo no seu testemunho cotidiano do Reino.
À nós, discípulos de Jesus, é proposto que O sigamos no caminho de Jerusalém. Pois é por ele que chegaremos à Salvação e à vida plena. Trata-se de um caminho que implica a renúncia de si mesmo, dos próprios interesses e orgulho; e um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o dom de si e com o amor até às últimas consequências.
Padre Bantu Mendonça



Mensagem do dia
 
Quarta-Feira, 03 de outubro 2012
Deus nos usa como luz
Deus nos usa como luz. Por isso incomodamos os que não são d'Ele. E por incomodarmos, eles vêm contra nós. E assim, somos motivo de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus.

Uma pessoa muito próxima contou-me que aqueles que viviam na sua casa lhe diziam: "Você é como a nossa 'consciência': vive nos acusando. Sua presença, seu jeito, suas palavras nos acusam". Na realidade, ela não fazia nada disso, mas os outros se sentiam acusados e agredidos só porque ela lutava para ser de Deus e testemunhar isso com a vida.

Portanto, não se iluda! Se somos de Deus, se vivemos de modo cristão, acabamos por incomodar. E é esse incômodo que pode salvar. Na verdade, não somos nós que incomodamos: é o Evangelho que vivemos, a luz de Deus que está em nós. Nossas famílias precisam ser inteiramente do Senhor. E assim como Jesus escolheu Zaqueu, Ele nos escolheu – apesar de nossas limitações – para levá-Lo para nossas casas. Não tenham medo, pois em Cristo somos vencedores.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova



MEUS CONCEITOS:


DOU A GRAÇAS AO SENHOR POIS EM TODO INSTANTE, ELE ENCONTRA FORMAS E MANEIRA QUE POSSAMOS BENDIZER O SEU SANTO NOME.
JESUS EM DIVINA MISERICÓRDIA, TEM NOS CHAMADO CADA VEZ MAIS AINDA AO AMOR.
E A SANTA LITURGIA MOSTRA A CLAREZA QUE DEUS USA EM SUAS LEITURAS, PARA EXPRESSAR A NÓS ESSE AMOR. JÓ DIANTE DAS MAIS HORRENDAS PROVAÇÕES PROVA ANTES DO SOFRIMENTO E VÊ ANTES DESSE SOFRIMENTO AS MARCA DO AMOR DE DEUS.
COMO PODERIA SER UM JUSTO DIANTE DE DEUS E DISPUTAR COM ELE UMA VEZ QUE O DOMINIO E A GLÓRIA LHE PERTENCE.
AINDA QUE TIVESSE A RAZÃO MESMO ASSIM A MISERICÓRDIA DE DEUS É QUEM AGIRIA.
CANTA O SALMISTA: CHE A MINHA ORAÇÃO EM SUA PRESENÇA.
SEGUIR AO SENHOR POR ONDE ELE FOR, NO EVANGELHO SIGNIFICA: - ESTAR A DISPPOSIÇÃO DA SUA VONTADE!
AMÉM

STMJSF.
BMTC.
SFA.
BPJPII.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
ATT.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-




terça-feira, 2 de outubro de 2012

TERÇA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2012
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SANTOS ANJOS DA GUARDA

LITURGIA DE HOJE:


Primeira leitura (Êxodo 23,20-23)

Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012
Santos Anjos da Guarda


A- A+


Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 90)

Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012
Santos Anjos da Guarda


A- A+


— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.
— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.
— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.


Evangelho (Mateus 18,1-5.10)

Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012
Santos Anjos da Guarda


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Quem é o maior no Reino dos Céus?

Postado por: homilia

outubro 2nd, 2012
Pelo texto entendemos que Jesus teria estado entre a multidão e que haveria muita agitação para se aproximar d’Ele. Talvez para O tocar a fim de obter cura. E, então, os discípulos observando o movimento das pessoas, algumas crianças acompanhando os pais, algumas sentadas, outras inquietas, e todos esperando o momento em que Jesus começasse a falar. Temendo que ficassem para trás, aproximam-se do Mestre para arrumarem um esquema. Jesus percebeu que alguns discípulos já vinham, há algum tempo, conversando entre si sobre como deveria ser o Reino dos Céus.
Jesus já havia contado várias parábolas sobre o Reino dos Céus, e já havia incutido neles uma enorme vontade de entrar neste lugar maravilhoso, onde eles poderiam ficar face a face com Deus. Agora, o lado humano desses discípulos queria saber qual deles teria maior lugar de destaque no Reino, qual deles seria o maior de todos. E antes de fazer a pergunta a Jesus, eles mesmos devem ter discutido bastante sobre isso, e talvez chegassem até a brigar, antes de chegarem ao ponto de perguntar ao Mestre.
Devemos observar que a pergunta que eles fazem a Jesus é: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” O evangelista Mateus não chega nem a dizer qual deles fez a pergunta e, além disso, tem o cuidado de melhorar a pergunta, pois em outras passagens da Bíblia, a pergunta é até mais direta: “Quem de nós sentará ao teu lado no Reino?” O que se pode deduzir disso é que Jesus falava tanto e tão bem do Reino dos Céus, que os discípulos fariam qualquer coisa para entrar nele, e com o maior destaque possível!
A imagem de Reino que eles tinham é a de um reino da terra, então era nessa linguagem que Jesus poderia explicar. Com toda a hierarquia de um reino terreno.
Quando o discípulo fez essa pergunta, Jesus deve ter levado em consideração tudo isso, deve ter percebido os olhares ao Seu redor, e visto que todos esperavam ansiosos por uma resposta que exaltasse o mais forte ou o mais inteligente, ou o mais religioso, ou alguma virtude que eles pudessem discutir sobre quem seria o mais virtuoso ou qualificado entre eles. O raciocínio rápido e inteligente de Jesus tinha que encontrar uma saída que fizesse com que eles parassem de brigar para ver quem era o maior entre eles. E foi uma “saída de mestre” a que Ele encontrou. Chamou uma criança e disse exatamente o oposto do que seus discípulos estavam preparados para ouvir: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”.
Com isso, Jesus acabou com a discussão dos discípulos para saber quem seria o maior entre eles, pois agora eles deveriam buscar serem pequeninos como uma criança. E Jesus ainda arrematou: “E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe”.
Jesus sabia que seus discípulos O tinham como Filho de Deus e, portanto, como presença garantida no Reino. Então agora eles teriam que buscar as qualidades de uma criança e tratar as crianças como se fossem o próprio Jesus. Mas poderíamos interpretar “criança” com outra conotação: as pessoas simples e humildes, de pouca formação religiosa e acadêmica, os excluídos e marginalizados da sociedade.
Padre Bantu Mendonça

Santos Anjos da Guarda

2 de Outubro


A- A+

Santos Anjos da GuardaNeste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: "Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!"

A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos".

Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus: "Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10)

Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: "Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?" (Hb 1,14)

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: "Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém."

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!



Mensagem do dia
 
Terça-Feira, 02 de outubro 2012
Precisamos ter ouvidos atentos para ouvir Deus
"Fala-me, Senhor, que o teu servo escuta" (1 Samuel 3,10). Nesse mesmo livro, vemos que Ana concebeu e deu à luz Samuel. No ano seguinte, ela o levou ao sacerdote Heli a fim de oferecê-lo a Deus, entregando-o para que ele servisse ao Senhor desde sua primeira infância.

No entanto, os olhos de Heli já não conseguiam enxergar, não apenas porque ele estava ficando velho, mas porque seus dois filhos se aproveitavam da situação dele para administrar o templo para o próprio prazer e vantagem. Heli via tudo aquilo, mas não tinha coragem de repreendê-los, de mudar a situação deles e dos outros que rodeavam o altar. Por isso, a expressão: "Os olhos de Heli estavam se apagando".

Meus irmãos, temos aqui um retrato do mundo atual, da situação religiosa do povo de hoje. O que está escrito a respeito dos filhos do sacerdote Heli está acontecendo também na Igreja. Veja quantos estão aproveitando-se do Evangelho, criando “igrejas” por aí, não com o objetivo de evangelizar, mas para as próprias vantagens. Essa Palavra é mais do que nunca atual.

Precisamos ter ouvidos abertos, atentos para ouvir Deus, porque as coisas não vão mudar se nós não tivermos coragem de enfrentar as situações e mudá-las. Não que o Senhor fale com uma voz audível, mas o faz em nosso interior, no nosso coração. Só assim teremos a coragem de mudar as coisas, primeiro neste templo que somos nós.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


MEUS CONCEITOS:

Anjo da Guarda (Santo Anjo) 
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade Divina, Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém 

TOMO A MINHA ORAÇÃO NESTA MANHÃ, COM A ORAÇÃO AO SANTO ANJO DA GUARDA, POIS VEJO NELE, A MINHA PLENA PROTEÇÃO, MINHA PLENA AFEIÇÃO, NO SENHOR. SÃOS OS SANTOS ANJOS DO SENHOR, QUE A MIM ESTÃO A GUARDAR, QUE ESTÃO A MIM ZELAR E A MIM A GOVERNAR, DIANTE A TANTAS POTESTADES, QUE SÃO SOLTAS NOS ARES E NO MUNDO. JESUS SABENDO BEM QUE NO MUNDO TERÍAMOS MUITAS PERSEGUIÇÕES PENSOU EM TUDO, INCLUSIVE NESTE TEMPO DE LUTAS E DE PROVAÇÕES EM NOSSAS VIDAS NOS OFERECENDO UM GUIA E PROTETOR, A QUEM PRECISAMOS INSTANTEMENTE  SEM CESSAR,  BUSCARMOS A SUA INTERCESSÃO. A SANTA LITURGIA HOJE É MUITO EVIDENTE, QUANDO NO SANTO EVANGELHO DE HOJE, O SENHOR DIZ:
"ÀQUELE QUE QUISER SER O MAIOR NO REINOS DE DEUS, DEVE SER OU RECEBER EM SÍ COMO QUE UMA CRIANÇA, DEVE SER SEMELHANTE A UMA CRIANÇA, QUE É PURA, MEIGA, NÃO TEM MALDADES EM SEUS  CORAÇÕES EM SEU PENSAMENTO. POIS QUEM RECEBE UMA CRIANÇA EM NOME DE JESUS, E A ELE MESMO QUE RECEBEMOS." -SÃO OS ANJOS, QUEM VERDADEIRAMENTE CONTEMPLAM SEM CESSAR A FACE GLORIOSA DE DEUS NO CÉU, A TODO INSTANTE. A LITURGIA CONTINUA LEVANDO-NOS A FÉ E A CRENÇA. NO LIVRO DO EXÔDO, O SENHOR DIZ: -"ENVIAREI O MEU ANJO, QUE POSSA ESTAR A FRENTE NOSSA, QUE NOS GUARDE E NOS ZELE EM NOSSO CAMINHO. DEUS GARANTE SE O ESCUTAMOS, SE OBSERVAMOS OS SEU ENSINAMENTOS, E FIZERMOS O QUE ELE NOS MANDA FAZER, GANHAMOS UM ALIADO CONTRA OS N OSSO INIMIGOS. ONDE COMBATÊ-LOS? - O SALMISTA NO SALMO 90 RELACIONA: - "O SENHOR DEU UMA ORDEM AOS SEUS ANJOS, PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM!" - POR ISSO MESMO FAÇO-ME AGORA HABITAR NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, SUAS ASAS SÃO A MINHA SEGURANÇA, NEM UM MAL HAVERÁ DE CHEGAR PERTO DE MIM.
AVE MARIA!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. ROGAI POR NÓS!
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ. ROGAI POR NÓS!
BETO PAPA JOÃO PAULO II. ROGAI POR NÓS!
SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ROGAI POR NÓS!
AMADA E GLORIFICADA SEJA, A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!
ATENCIOSAMENTE: 
FRANCSICO ERLÂNIO PÍNHEIRO MACHADO-CFFA-
(FONTES DE PESQUISAS: LITURGIA DEUS CONOSCO E COMUNIDADE CANÇÃO NOVA).